quarta-feira, 31 de março de 2010

Páscoa na Biblioteca do ECE RJ


Hoje, 31/03, pela tarde tivemos uma comemoração da Páscoa na Biblioteca do Espaço Criança Esperança com as crianças da comunidade, funcionários, monitores e estagiárias do ECE RJ. Essa comemoração foi uma continuação do turno da manhã, que deram início a esses preparativos da Páscoa. Para representar essa data, as crianças realizaram pintura no rosto, fizeram desenhos com os personagens da Páscoa.

EU@REPÓRTERECE RJ –Ingrid Marques – 15 anos – 1° ano Nível Médio.

Making Off da Páscoa ECE RJ



Hoje dia, 31/03, na Biblioteca do Espaço Criança Esperança começamos os preparativos para a Páscoa. Os Monitores, Estagiários e Funcionários do Espaço, juntamente com as crianças estão organizando um cenário com desenhos, pinturas e brincadeiras que representam o significado da páscoa. A equipe do ECE RJ deseja a todos uma Feliz Páscoa!


EU@REPÓRTERECE RJ – Antonia Carla – 17 anos – 1° ano Nível Médio.

terça-feira, 30 de março de 2010

Tarde no cinema do ECE RJ



Hoje, dia 30/03, no teatro do Espaço Criança Esperança tivemos uma sessão de cinema. Duas turmas do CIEP João Goulart assistiram ao filme Procurando Nemo.

As crianças ficaram muito entusiasmadas com o filme. “Gostei muito do filme, a pior parte foi quando o Nemo foi levado pelos mergulhadores, Brenda, 9 anos”.
Carlos Bruno de 8 anos, disse que “o único lugar que tem pra vê filme com a tela grande é aqui” no ECE RJ.


EU@REPÓRTER ECE RJ –Paulo Roberto – 16 anos – 1° ano Nível Médio.

Reforço Escolar ECE RJ



As crianças do CIEP, da turma 1502 recebem um reforço escolar no ECE RJ com a professora Marli Martins. A aula de hoje, dia 30/03, foi sobre adjetivo. Os alunos ficaram muito empolgados com a aula. Depois da explicação sobre o que é adjetivo, a professora Marli fez uma brincadeira com um presente que tinha, com objetivo de mostrar os adjetivos e distribuir um bombom em comemoração à Páscoa. As crianças não sabiam o que era e nem pra quem seria entregue, com isso a professora apresentava um adjetivo e o aluno tinha que escolher um outro aluno referente aquele adjetivo e passar o presente. Palavras simples e esclarecidas como: bonito(a), extrovertido(a), inteligente, engraçado(a), meigo(a), dinâmico(a), etc.
Ao final da aula a professora passou exercícios para que os alunos falassem quais são os seus adjetivos.



EU@REPÓRTERECERJ –André Luiz Napoleão – 17 anos – 1° ano Nível Médio.


segunda-feira, 29 de março de 2010

Novas Oportunidades


Hoje, dia 29/03, nosso Governador Sérgio Cabral, esteve no Hall do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, para lançar a Internet gratuita nos morros: Cantagalo, Pavão/Pavãozinho e Rocinha. Com o objetivo de melhoria das comunidades, através da Internet e de cursos profissionalizantes que o Governo do Estado oferece aos moradores.
Essa proposta do governador, já vem crescendo em outras comunidades como: Dona Marta e Cidade de Deus, onde os moradores já estão usufruindo dessas oportunidades.
No morro do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho se inicia hoje e já está causando boas expectativas aos moradores que esperavam por essa chance.



EU@REPÓRTERECE RJ – Bráulio da Silva – 18 anos – 2° ano Nível Médio.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Semana do circo


O Espaço Brincando e Aprendendo, da Biblioteca do ECE RJ, está realizando nesta semana, diversas atividades e oficinas sobre o dia do circo com a estagiária normalista Gabriella Neto.
O objetivo dessas oficinas é parabenizar o dia do circo, que é comemorado no dia 27 de março.
As crianças confeccionaram palhaços de materiais recicláveis, pinturas de rosto, fizeram gravatas e realizaram diversas brincadeiras relacionadas ao dia do circo.

EU@REPÓRTERECERJ – Andreza Barros – 15 anos – 1° ano Nível Médio.

Inclusão Digital ECE RJ

O Cyber Espaço é destinado para dolescentes e jovens, maiores de 12 anos, os jovens realizam pesquisas, trabalhos escolares, acessam sites de entretenimentos e páginas socias. Cada pessoa tem direito a 20 minutos por acesso, quando é uma pesquisa escolar aumenta-se seu tempo até que concluaa pesquisa. Não são permitidos jogos violentos e sites pornográfico, temos no momento cinco mil e dezenove cadastrados. O Cyber funciona de segunda à sexta-feira, pela manhã de 8hs à 12hs e à tarde de 13:30hs às 17:00hs, o atendimento do Cyber é feito por jovens do Programa de Monitoria, que com a auxilio da Ellen Miguel organizam este setor.

EU@REPÓRTER ECE RJ – Antonia Carla – 17 anos – 1° ano Nível Médio.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Mutirão de cadastramento



O cadastramento para inserção de dados, no programa de monitoramento da Unesco tem como objetivo manter todas as visualizações de dados em tempo real. Esse programa dá acesso direto às oficinas, Biblioteca, eventos diários, Balcão de Oportunidade e ao cadastramento de alunos do Espaço. A professora Ana Paula está responsável por essa ação no ECE RJ e conta com uma equipe para realização do mesmo.

EU@REPÓRTER ECE RJ – Taynara Aguiar – 16 anos – 1° ano Nível Médio.

Boas Vindas aos monitores


No dia 01 de março, começaram as inscrições para a monitoria no ECE RJ na comunidade do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho. Nesta terça-feira, 23/03, os jovens fizeram uma redação com o tema “Por que eu quero fazer parte da monitoria do Espaço Criança Esperança”. O resultado dos monitores saiu no dia 25/03 e 20 jovens foram aprovados para a monitoria de 2010, que se unirão aos antigos monitores. A primeira reunião já está marcada, será no dia 29/03 às 18hs com a participação dos responsáveis. O Início da Monitoria será no dia 05/04.

EU@REPÓRTERECERJ- Daniela Costa, 16 anos, 2º ano Nível Médio.