quarta-feira, 30 de junho de 2010

'Barbie e as três mosqueteiras'




Ontem, dia 29/06/2010, à tarde de cinema do Espaço Criança Esperança do Rio exibiu o filme ‘ Barbie e as Três Mosqueteiras’. As crianças, que entram em acordo entre si e escolham o filme para ser passado nas sessões. Cerca de 81 alunos assistiram ao filme. Na terça-feira passada, dia 22-06, as crianças assistiram ao filme ‘Ta Chovendo Hambúrguer’, escolhido por todos eles. A votação agora vai ser de maneira diferente, antes o educador Adaílton de Carvalho davam as opções e a criançada votava. Agora é selecionada uma criança para conversar com os coleguinhas e escolher um filme.

Vamos aguardar e conferir o filme escolhido!




EU@REPORTERECERJ – Thais Cavalcante – 13 anos – 9° Ano do Ensino Fundamental.




terça-feira, 29 de junho de 2010

Um passo para o Futuro






Nossa jovem Taynara Aguiar que fez parte do Programa de Monitoria e Estágios, foi indicada pelo Balcão de Oportunidades aqui do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiroà uma entrevista para ser jovem aprendiz na loja Renner. Com a experiência obtida aqui no Espaço Criança Esperança, ela e mais dois jovens: Andressa de Souza e Marcelo Galvão conseguiram passar na entrevista e já começaram a trabalhar lá.





Eu comecei junto com eles aqui no Espaço Criança Esperança e desejo a ela, muita sorte nessa nova fase.



EU@REPÓRTERECE RJ – Francisco Bruno – 15 anos – 1° ano do Nível Médio.




Biodiversidade no Espaço Criança Esperança do Rio


Hoje no Aprendendo a Aprender que é um setor que faz parte da Biblioteca do Espaço Criança Especa do Rio de Janeiro, as crianças trabalharam a Biodiversidade realizando uma maquete comparando os nossos rios. Confeccionaram um rio sujo e poluído e um rio limpo mostrando que a Água é uma fonte de vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. A poluição da água trás conseqüências desastrosas para a fauna e flora, além de inúmeros riscos a saúde para os seres vivos.
As crianças pedem a todos que não joguem lixo no chão não poluam o mar não destruam a natureza, se todos fizerem isso o mundo ficará melhor.



EU@REPORTERECERJ – Helber de Lima – 18 anos – 3º Ano do Nível Médio.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Workshop dos Blogs: uma oportunidade maravilhosa






No dia 22 de junho de 2010, eu, Camila Cardoso, fui ao “Workshop”, na Rede Globo do Rio, que reuniu alguns adolescentes e jovens dos Projetos, com objetivo de dar dicas para que o nosso blog fique cada vez melhor!

Chegando lá, todos tiveram a oportunidade de se apresentar e se conhecer um pouco mais. Pela Rede Globo, as primeiras que se apresentaram foram as coordenadoras, Glauce Cerqueira, do Departamento de RH, e Mônica Pantoja, de Projetos Sociais. Os professores e jovens dos Espaços Criança Esperança do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte se apresentaram em seguida.

Tivemos palestras com os jornalistas da Globo Rio, Vandrey Pereira e Marcio Gomes; Fabio Gusmão, Fernando Torres e Aloy Jupiara, do Jornal Extra.

Cada um deles falou sobre internet e, também, sobre o que fazem no dia-a-dia da profissão de jornalista.

Eles deram dicas sobre como falar, como agir, como melhorar o texto, pensar em títulos das matérias. Também nos deram informações sobre internet e jornalismo.

O Workshop foi muito interessante, sem falar nos 5 vídeos que os repórteres e apresentadores da Globo, Zeca Camargo, Renata Ceribelli, Eduardo Tchao, Sandra Moreira, Mônica Sanches e Willian Bonner, gravaram com mensagens para todos nós dos Espaços!

Adorei as palestras e queria ter outras oportunidades iguais a essa na Globo!





EU@REPORTERECERJ – Camila Cardoso – 15 anos – 9° Ano do Ensino Fundamental.




A revanche: Brasil x Flamengo





Na última quinta-feira, dia 24/06, as meninas da turma 1701 do CIEP João Goulart se reuniram novamente na quadra esportiva do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro. O jogo foi mais empolgante do que o primeiro, a torcida estava lotada e muito vibrante. As jogadoras do Brasil: Luana, Camila, Paloma, Juliana, Jéssica e Camila se compararam as Panteras, já as jogadoras do Flamengo, Talita, Renata, Karen e Jhéssica se igualaram as Titas. O jogo começou tenso, pois o Brasil buscava a vitória, no último jogo o Flamengo deu uma goleada de 3x1, o time do Brasil não ficou satisfeito e pediu revanche. Confiante o Brasil teve várias tentativas de gol, mas novamente após 40 minutos de partida o Flamengo foi o vencedor. Talita marcou dois gols e assim garantiu a vitória de seu time.





EU@REPORTERECERJ – Vinicius Lopes – 14 anos – 9º Ano do Ensino Fundamental.



quarta-feira, 23 de junho de 2010

Workshop Tv Globo








No dia 22/06, os Espaços Criança Esperança do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e de São Paulo participaram do Workshop na Tv Globo, o primeiro Workshop foi realizado aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, em 2009, palestrada pelo apresentador do Fantástico Zeca Camargo. Essa é a segunda vez que nos encontramos para falar sobre Blog.

Começamos nos apresentando e nos conhecendo, logo após tivemos a dinâmica do ‘Livro Vivo’, já estávamos entrando no clima. Ficamos super lisonjeados em ter o repórter Vandrey Pereira contando um pouco de sua carreira e nos dando várias dicas de como fazer um bom texto e manter nossas redes sociais especificamente o blog, bem elaborado e com matérias interessantes. ‘ Quando vocês vão cobrir alguma coisa lá no Projeto pra contar no blog, tem que olhar o redor antes mesmo de chegar no local da notícia, sempre tem alguma coisa acontecendo que servirá para pincelar a matéria, sempre fazer além da notícia, colocar um molho na matéria’- esclarece Vandrey Pereira.







O jornalista, repórter e apresentador da Tv Globo Márcio Gomes também esteve presente falando sobre o que devemos fazer para ter uma boa notícia, frisou várias vezes que devemos perguntar tudo, não deixar nenhuma notícia se perder, ser imparcial, se colocar no lugar do leitor, não usar siglas, deixar a matéria mais clara possível com todas as informações necessárias pra que o leitor ache a matéria interessante e informativa assim ele sempre irá voltar a navegar nas páginas do blog do Espaço Criança Esperança.






Também foram mostrados vários vídeos com os jornalistas da Tv Globo nos dando os ingredientes de uma boa matéria. ‘Leiam bastante’ conselho de Zeca Camargo, Renata Ceribelli, Eduardo Tchao, Sandra Moreira, Mônica Sanches e Willian Bonner.

No intervalo da reunião fomos até a redação da Tv Globo.

Quando voltamos à palestra conhecemos as diversas áreas que um repórter pode atuar, com a presença do Fernando Torres, que é o repórter 3D do Jornal Extra, onde foi dado ao nosso jovem do Programa de Monitoria e Estágios, aqui do Espaço Criança Esperança do Rio, Caio Souza, um celular para que ele fotografasse a palestra de profissionais do jornal Extra, e assim ele desabrochou o desejo de ser um jornalista.


Esses momentos foram muito importantes para todos presentes, eu particularmente fiquei muito feliz em poder aprender mais sobre minha profissão, futuramente serei uma jornalista e tudo o que ouvi será sempre lembrado e praticado em toda a minha carreira.




Rafaela Feliciano – Núcleo de Comunicação - Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.



Avaliação Somativa no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro




Na última segunda-feira, dia 21/06, a Coordenadora Pedagógica Norma Reis aplicou uma Avaliação Somativa para os componentes do Programa de Monitoria e Estágios do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro com o intuito de obter e comparar dados de desempenho, com um conjunto de metas estabelecidas pelo Projeto. Todos escreveram e falaram sobre o que achavam das oficinas que complementam o Programa, essas oficinas são praticadas por todos os monitores, estagiário de nível médio e normalistas do Espaço Criança Esperança uma vez por semana, cada modalidade tem um professor específico para dar aula, temos: Estudo Dirigido aplicado pela professora Roberta Silva, Artes Cênicas com os professores Nelson Reis e José Geraldo, Esporte para trabalhabilidade professor Adejair Bento e Informática com o educador Jean Vieira. Também temos oficinas diárias como a Oficina de texto para o Blog com a educadora Rafaela Feliciano, Oficina de foto e vídeo com o professor Antônio Fernandes e Vivência prática, onde tem o rodízio de monitores para cada setor do Projeto.
Somente a Tv Espaço não tem dia e nem hora, basta aparecer uma visita ou um evento no Projeto que a Tv Espaço entra em ação. Todas as visitas ficam registradas em fotografias ou em dvds.


Essa avaliação pra mim foi muito importante porque eu pude escrever e dar a minha opinião sobre as oficinas que eu faço.

EU@REPORTERECERJ –Taynara Agapito – 15 anos – 9° Ano do Ensino Fundamental.


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Futebol Feminino no ECE RJ




Na última sexta-feira, dia 19/06, como este mês começou a Copa, Talita Mendes teve a idéia de montar duas equipes, Brasil e Flamengo. Talita reuniu as meninas da turma e expôs sua idéia, todas adoraram, elas mesmas montaram a arbitragem e escolheram os goleiros, únicos homens do jogo. Foram até o responsável pelos horários da quadra e viram que esse horário estava vago. A quadra estava livre e a turma delas 1701 do CIEP saiu mais cedo tudo contribui pra que a idéia delas fossem colocadas em prática. Sem nenhuma habilidade, elas iniciaram a partida, pediram ajuda ao Educador Adailton Carvalho somente para mostrar algumas regras do jogo. Toda a estrutura do jogo ficou nas mãos delas, e se saíram super bem, a equipe do ECE RJ ficou muito satisfeita em saber que os alunos em geral estão tendo a sensibilidade de se organizar e assim desenvolvendo seus saberes.





Melhores momentos!






O Placar ficou da seguinte forma:

Flamengo 3 X 1 Brasil


Futebol Feminino da TURMA 1701 CIEP João Goulart



BRASIL

GOLS

FLAMENGO

GOLS

GOLEIROS

JUÍZ



LUANA


TALITA

2

GLEISON

PEDRO



CAMILA


RENATA

1

LUIS FELIPE




PALOMA


KAREN






JULIANA

1

JHÉSSICA






JÉSSICA








CAMILA









Na próxima quinta-feira teremos revanche.


Vamos ver quem vai ser o time ganhador.


Até quinta!


Rafaela Feliciano – Núcleo de Comunicação ECE RJ.



sexta-feira, 18 de junho de 2010

Copa do Mundo ECE RJ


Nesta quarta-feira, dia 16/06 demos início à nossa Copa do Mundo aqui no Espaço Criança Esperança do Rio, os alunos foram divididos em sete equipes, cada equipe representava um país da copa do mundo:

Brasil, Argentina, Inglaterra, Estados Unidos, África do Sul, Espanha e Alemanha.

Na 1ª

Rodada teve os jogos entre Brasil x Inglaterra com vitória da Inglaterra, Alemanha x Argentina com vitória da Argentina e Espanha x Estados Unidos com vitória dos Estados Unidos.





Vamos acompanhar nossa Copa.




Imagens:


EU@REPORTERECERJ – Lucas Vicente – 14 anos – 9° Ano Ensino Fundamental.




Texto:

EU@REPORTERECERJ – Bráulio da Silva – 18 anos – 2° ano Nível Médio.



O inverno vem ai!





Dia 21 de junho começa o inverno e a Biblioteca aqui do Espaço Criança Esperança do Rio já esta se preparando para ele, as crianças estão enfeitando gorros, pitando bonecos de neve e produzindo cartazes com imagens do inverno, vamos tirar nossos casacos do armário que o inverno vem ai.




EU@REPORTERECERJ – Érika Soares – 18 anos - 4º ano do Curso de Formação de Professores.




quinta-feira, 17 de junho de 2010

Nova tecnologia






Hoje as pessoas que fazem parte da equipe do Espaço Criança Esperança do Rio, estão fazendo a sua digital para utilizar o banheiro, que agora irá possuir uma nova tecnologia, a fechadura biométrica. Essa porta irá fazer com que os funcionários tenham mais privacidade, como dividimos o prédio com outras organizações fica mais fácil para manter o banheiro limpo. Com a tecnologia tudo fica mais viável.



EU@REPÓRTERECERJ – Raphaela Costa – 18 anos – 2º Ano do Curso de Formação de Professores.




quarta-feira, 16 de junho de 2010

Consultório Médico diferenciado





Em uma sala antes da quadra esportiva do Espaço Criança Esperança, há um Consultório Médico, lugar específico para as crianças, jovens e adultos que precisam de atestado para praticar esportes aqui no Projeto como: natação, hidroginástica e ginástica. O consultório médico é uma parceria do Espaço com a Fundación gás natural. Funciona somente as quartas-feiras de 8h as 12h e de 13h a 17h, a doutora só realiza atestados. Os alunos devem se dirigir a recepção onde se matriculam em uma das atividades que necessitam do atestado e pegar seu encaminhamento.






EU@REPÓRTERECERJ – Milena Azevedo – 15 anos – 1º ano do Curso de Formação de Professores.




terça-feira, 15 de junho de 2010

Nova metodologia para aulas de informática




Na semana de 15 a 20 de março de 2010, os professores Márcio Santos e Jean Silva, participaram em Campinas, na Fundação Bradesco, de uma apresentação do novo programa e capacitação promovida pela UNESCO em parceria com o Programa Intel®Aprender.

Depois dos dois apresentarem a metodologia na reunião do Centro de Estudos na segunda feira, 22 de março e assim sendo ela aprovada para ser exercida no espaço com jovens e adultos em oficinas de informática, nesta segunda feira 14 de junho o professor Jean Silva apresentou para os alunos da oficina de informática dos monitores/estagiários a apostila que irá utilizar em suas próximas aulas.

Agora é só esperar para ver, pois as expectativas são grandes.




EU@REPORTERECERJ – Juliana de Carvalho – 16 anos – 2º ano do Curso de Formação de Professores.





Surpresa para o professor




No ultimo domingo, dia 13/06/10, o professor de dança Nelson Reis fez aniversário, os alunos monitores/estagiários resolveram prestigiá-lo com a realização de uma festa surpresa, com direito a bolo, docinho, salgadinho e refrigerante e o melhor de tudo com muito amor e carinho. Ele se emocionou, e aproveitou para fazer um mini discurso para incentivar os alunos.



EU@REPORTERECERJ – Juliana de Carvalho – 16 anos – 2º ano do Curso de Formação de Professores.






segunda-feira, 14 de junho de 2010

Copa do mundo com massinhas




Como estamos em ritmo de Copa, durante a semana anterior foram realizadas atividades sobre a Copa do Mundo na Biblioteca do ECE RJ. As crianças pintaram e conheceram o mascote Zakumi, e no dia 11/06/2010, eles fizeram modelagens de taças e de jogadores com massinhas e também um cartaz relacionando o nome e a foto dos jogadores da nossa seleção que estão na Copa.




EU@REPÓRTERECERJ – Andreza Barros – 15 anos – 1° ano Nível Médio





sexta-feira, 11 de junho de 2010

Natação e Frio são parceiros aqui no ECE RJ




Muitas pessoas só fazem natação ou caem na piscina no verão, quando o céu está com aquele sol rachando, mas hoje no Rio, tempinho frio, na meteorologia mostra mínima de 16º e máxima 22°, os alunos da oficina de natação do Espaço Criança Esperança não desistiram de nadar.Tem crianças que mesmo com esse tempo mais fresco não perdem o interesse e a vontade de fazer natação, inclusive é um esporte muito bom porque na natação é onde as crianças se encontram para brincar dentro da água, e muitos que têm problemas de bronquite e outras alergias, na prática de exercícios têm uma melhora.



EU@REPORTERECERJ – Antonia Carla – 17 anos – 1° ano Nível Médio.





quinta-feira, 10 de junho de 2010

Encerramento do Curso de Capacitação





O curso de capacitação de Pedreiro e Pintor que se iniciou no dia 03/05 se encerrou hoje, dia 10/6, pela manhã. Esse curso é fruto de uma parceria do ECE RJ com a Fundación Gás Natural. Os cursos eram divididos por turnos, Técnicas de revestimento em argamassa pela manhã e à tarde, Técnicas de Pintura em Alvenaria. Nove alunos se formaram no curso de revestimento em argamassa e 8 no curso de Pintura em Alvenaria.

Cada aluno podia fazer os dois cursos, por isso alguns alunos se formaram nos dois simultaneamente.





EU@REPORTERECERJ – Paulo Roberto – 16 anos – 1° ano Nível Médio.




quarta-feira, 9 de junho de 2010

Nosso Mascote





Hoje na Biblioteca, as crianças desenharam e pintaram o nosso Mascote da Copa do Mundo. O boneco mascote foi pendurado em nosso mural para trazer boas energias para o nosso país.

Vocês conhecem o nosso Mascote?

Seu nome é Zakumi - nesta 19º Copa do Mundo, Zakumi é a mascote oficial da Copa do Mundo deste ano, que será realizada na África do Sul. As cores verde e amarelo do Mascote Zakumi representam o uniforme da seleção Sul-africana.

Você sabe a origem da palavra mascote?

Na década de 1860 a palavra provençal "masco" foi utilizada para o que é definido hoje como mascote. As mascotes se tornaram no século XX um poderoso instrumento para impulsionar as vendas de produtos relativas aos eventos e para caracterizá-los.
A primeira mascote da Copa do Mundo foi o leão Willie. Willie é considerado a mascote mais famosa de todas as Copas do Mundo.

Boa Sorte Brasil!

É o que todos os nossos baixinhos desejam.

EU@REPÓRTERECERJ – Taynara Aguiar – 16 anos – 1° ano Nível Médio.

Microsoft visita ECE RJ





Hoje, 09/05, recebemos a visita dos representantes da Microsoft, do Governo Federal, da TV Globo e o chefe de gabinete do vice-governador Pezão, eles conheceram o nosso Espaço Criança Esperança aqui do Rio e suas finalidades. Ao final da visita se reuniram com o pessoal que cuida da parte Tecnológica aqui do Espaço, com a Coordenadora pedagógica Norma Reis, e com a Responsável do Programa de monitoria Roberta Silva, para tratar de uma parceria que irá beneficiar o ECE RJ, e como o nosso Projeto atente o CIEP João Goulart auxiliando na aprendizagem com o Reforço Escolar, eles também serão beneficiados.

Com o avanço das tecnologias, o Governo Federal vem desenvolvendo o Projeto chamado Um computador por aluno, que visa disponibilizar laptops para os estudantes de escolas públicas, trazendo as possibilidades do universo da informática ao ensino, e assim contribuir com a inclusão digital dessas crianças e jovens. E por isso vieram aqui, para iniciar as negociações, a fim de inserirem os nossos alunos nesse Projeto.

A Microsoft irá trazer fabricantes para inovar nossas máquinas e disponibilizar a capacitação dos professores que irão utilizar os softwares.
Essa nova metodologia irá trazer vantagens como: melhora na comunicação, no desenvolvimento, no comportamento, na auto-estima dos alunos e dos professores.
O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro está muito esperançoso com essa nova oportunidade que nos surgiu.

Que dê tudo certo!


Rafaela Feliciano – Núcleo de Comunicação ECE RJ.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Planeta 51



Hoje, 08/06, a sessão de cinema do Espaço Criança Esperança exibiu o filme ‘Planeta 51’. Recebemos 64 crianças, todos gostaram e se divertiram assistindo o filme. A votação ficou da seguinte maneira: "Barbie e as três mosqueteiras" com 23 votos, "Tinger Bell e o tesouro perdido" com quatro votos e o ganhador com 37 votos: " Tá chovendo hambúrguer. "
Até a próxima terça-feira.



EU@REPORTERECERJ –Andressa dos Santos – 1° ano Nível Médio.