quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Adriana Novis no ECE RJ: Etiqueta não é frescura

No dia 29 de setembro, no horário da aula de cidadania da Profa Norma Reis, recebemos para uma aula de Etiqueta a Adriana Novis sub-chefe do Cerimonial do Palácio da Guanabara como palestrante, e o Raphael Lombardy que estava acompanhado-a.

Cerca de 11 jovens participaram da palestra cujo tema foi: “Etiqueta não é frescura”, foi falado sobre comportamento na escola e em restaurantes, Adriana nos trouxe várias dicas para se ter uma postura adequada em cada situação que enfrentamos.

Nossa monitora Andreza Barros pediu que Adriana falasse um pouco sobre como se comportar em uma entrevista, e os outros monitores também ficaram bem atentos a todas as informações passadas.

Nossa palestrante está combinando de vir mais vezes e atender um número maior de jovens do Espaço Criança Esperança RJ, em breve mais notícias dessa aula tão importante e essencial para que nossos jovens possam obter um presente e um futuro brilhante.



Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Intel Aprender no ECE RJ



Quarta-feira, dia 29/09/2010, recebemos Michele Damasco da Fundação Bradesco, responsável pelo programa Intel Aprender e Ronaldo Farias oficial de projetos da UNESCO.

Eles fizeram uma visita completa, e conheceram todas as nossas diversas atividades, fomos no Centro de Capacitação Gas Natural, no Ginásio Esportivo, na Horta Orgânica, no Cyber Jovem, no Laboratório de Informática, na Biblioteca, no Reforço Escolar, no Teatro e também na Piscina.

Vieram ver a aplicação da metodologia Intel Aprender nas oficinas de informática para os monintores e estagiários do ECE RJ.

Ronaldo já trabalha com o Projeto de Educação Integral em escolas de Brasília, e, acha muito interessante aplicar esse sistema nos Espaços Criança Esperança.

Estarão em permanente contato com Márcio Santos, coordenador de TI do ECE RJ, e Jean Vieira e Ellen Maia que atuam como educadores nas oficinas de informática


EU@REPÓRTERECE RJ –Bráulio da Silva – 18 anos – 2° ano Nível Médio.


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Festival do Rio no Espaço do Rio


O Festival do Rio, é um evento que acontece anualmente e transforma o Rio de Janeiro na capital mundial do cinema.

O Festival do Rio começou no dia 23 de setembro e vai até o dia 07 de outubro, e é composto por 300 filmes.

Hoje, dia 28 de setembro, foi a nossa vez, o Festival veio até aqui, e está fazendo a exibição de dois grandes filmes no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.
Pela manhã exibiu o filme "A Casa Verde" onde recebemos uma atriz do elenco, a Ingra Liberato, e pela tarde foi a vez de Hight School Brasil.

As crianças adoraram os filmes!

Até o próximo Festival do Rio!



EU@REPORTERECERJ - Taynara Agapito - 15 Anos - 9º Ano Ensino Fundamental.


Atriz Ingra Liberato visita Espaço do Rio



Filha de cineastas, Ingra de Souza Liberato, estreou no cinema aos 7 anos de idade, fazendo o papel de uma sereia no curta Emantário (1973), dirigido por seu pai Chico Liberato com roteiro de sua mãe Alba Liberato.

E hoje, dia 28 de setembro, ela compareceu ao Espaço Criança Esperança do Rio de JAneiro para recepcionar as crianças com o filme "A Casa Verde". Ingra Liberato, tem sua participação no elenco, onde fez o papel da Gigi que junto com o Jordão, cobram para fazer a coleta do lixo.

O filme foi exibido no teatro, ela aproveitou o momento para visitar as oficinas do Espaço e conhecer as nossas atividades, e, ficou encantado com a vista da piscina ‘que não tinha visto algo igual’.

Com a chegada ao cinema ela foi bem recebida pelas crianças e no final fez uma sessão de fotos e autógrafos.



EU@REPORTERECERJ – Helber de Lima – 18 anos – 3º Ano Nível Médio.

Foto e Vídeo no ECE RJ



Na última sexta-feira, dia 24 de setembro, na aula de foto e vídeo com a educadora Rafaela Feliciano, os alunos tiveram que produzir no Word, um exercício sobre os tipos de fotografia.

Eles aproveitaram as fotos que tiraram na última aula, para elaborar a atividade. A professora também fez algumas perguntas a eles sobre a importância de estudar, e isso eu achei muito interessante, porque muitos não querem mais estudar, acham que sem estudo vão se dar bem, e isso é um grande erro.

E assim terminou a aula, todos com suas atividades prontas e sabendo que é importante dar valor aos estudos.



EU@REPORTER - Wickey Sales - 16 anos - 9º Ano do Ensino Fundamental.

NBA no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro





Na última sexta-feira, dia 24 de setembro, o Consulado Geral dos EUA no Rio e a National Basketball Association (NBA) realizou um evento aqui no Espaço Criança Esperança, divulgando os programas de responsabilidade social do Americas Team Camp da NBA no Brasil: a clínica de basquete, contou com a participação das lendas da NBA Bruce Bowen e Ron Harper, e, nos presentearam com a pintura do nosso Ginásio Esportivo.





Os jogadores Bruce Bowen e Ron Harper fizeram diversas atividades com as crianças do Espaço Criança Esperança. Ensinaram a dar arremessos, dribles, passes, etc, tiraram fotos com as crianças e distribuíram autógrafos, tudo com muita sensibilidade.

As crianças ficaram super contentes em receber e interagir com esses grandes jogadores, não somente as crianças, mas alguns jovens que estavam no local e admiram esse esporte também ficaram super inspirados com essa atividade realizada.



EU@REPÓRTER ECE RJ – Andreza Barros – 15 anos – 1° ano Nível Médio.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Informática auxilia a profissão no ECE RJ


No curso de formação de pedreiro e pintor, oferecido para os moradores das comunidades do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho e circunvizinhanças, a informática serve como instrumento profissional.


Esse período o curso está sendo de técnicas de ladrilheiro, e é fruto de uma parceria da Fundacion Gás Natural, CEG-RJ e o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.

De segunda a quinta o curso é dividido em duas etapas, parte prática e parte teórica, o professor do Senai RJ que faz essa preparação, já as sextas feiras o Espaço Criança Esperança com sua equipe de informática, disponibiliza aos alunos uma aula de informática básica, onde eles aprendem a utilizar alguns programas que servirão para sua futura profissão.

E assim o Espaço Criança Esperança RJ aproveita para inserir essa ferramenta tão prática e acessível a todos.


EU@REPÓRTERECE RJ –Bráulio da Silva – 18 anos – 2° ano Nível Médio.



quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Jovens fazem suas primeiras matérias



No dia, 22 de setembro, a oficina de foto e vídeo foi bem legal. A educadora Rafaela Feliciano comandou um grupo de 12 alunos, ela os dividiu em dois grupos para realizar uma atividade.

A atividade do dia era escolher uma atividade ou um setor daqui do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, e, fotografar.

Depois que eles fotografaram com as dicas que a Rafaela passou para eles, seguiram para o laboratório de informática e tiveram que montar uma pequena matéria respondendo as seguintes questões: o que, quem, porque, onde, como, quando, e assim eles começaram o texto.

Alguns conseguiram acabar, outros não, pois a hora passou rapidinho, mas na próxima aula eles terão tempo para terminar.



EU@REPORTERECERJ – Raimundo de Sousa -15 anos – 9º Ano do Ensino Fundamental.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pais e filhos no Espaço Infantil


No Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, todos os setores são abertos aos familiares dos alunos e freqüentantes do Projeto.
No futsal temos as mamães e os papais corujas, que estão sempre lá dando aquela moral aos seus filhos e fazendo aquela torcida calorosa.

No Espaço Infantil, com a recreadora Andreia Correa, não é diferente, como é um ambiente direcionado a crianças menores, de até seis anos, os pais sempre acompanham seus filhos, uns só ficam observando, mas, o senhor João Batista faz questão de brincar com a sua filhinha Tassiane, de apenas 4 aninhos em todos os brinquedos, e, também a dona Vanusa dos Santos, professora de boxe, não desperdiça a oportunidade de dividir com seu filho Kaike de 6 anos, esse momento único.
Com a correria do dia-a-dia muitos pais infelizmente não têm o tempo devido para ficar mais a sós com seus filhos.

E o Espaço Infantil faz com que esses momentos sejam mais freqüentes e realizados com muita regozijo.


Rafaela Feliciano – Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança do Rio.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

‘ Xuxa e o tesouro da cidade perdida’




Hoje, terça-feira, dia 21 de setembro de 2010, cerca de 84 crianças participaram da sessão de cinema do Espaço Criança Esperança do Rio.

O filme escolhido pelas crianças foi ‘ Xuxa e o tesouro da cidade perdida’.

Todas as terças-feiras, a partir das 13:30, o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro oferece para crianças e adolescentes uma sessão super divertida.

Não faltem!

EU@REPÓRTERECE RJ – Ana Karina – 16 anos – 9°ano Ensino Médio.

Cidadania também é falada no Espaço do Rio


As oficinas de Cidadania com a professora Norma Reis são bem interessantes, pois discutimos temas atuais e muito relevantes a nossa realidade.

Na aula de segunda-feira, dia 20 de setembro, só deu tempo de falarmos de dois temas, pois eram muito polêmicos e ocupou grande parte da aula.

Abordamos o tema sobre adolescentes que têm suas juventudes mal vividas, jovens que não estão sabendo aproveitar sua mocidade e estão se acabando nas coisas ruins que o mundo oferece.

Com esse tema tão ligado a nós, levamos grande parte da aula debatendo e dizendo nossas sugestões, opiniões, idéias para vermos como fazer para ajudar de alguma forma essas atitudes, pelo menos dos mais próximos a nós.

Dentro deste tema entrou outros diversos assuntos que de alguma forma tem algum tipo de ligação a esse.

Falamos sobre o “Neymar” e também sobre a “dança da perereca!”, e, realmente estamos percebendo as “loucuras” que os adolescentes e jovens andam aprontando por aí.

Dentro dessa questão tão extensa, não tivemos tempo para continuarmos, mas, na próxima segunda voltamos a prosseguir com a nossa aula.


EU@REPÓRTERECERJ – Raphaela Costa – 18 anos – 2º Ano do Curso de Formação de Professores.

Oficina de Foto e Vídeo no Espaço do Rio de Janeiro


Na última quarta-feira, dia 15 de setembro, iniciou-se uma turma para Oficina de Foto e Vídeo, com alunos do Ciep João Goulart.

Para melhorar o desempenho escolar dos alunos do sexto ano em diante do CIEP Pres João Goulart, o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro criou esta nova oficina por solicitação da escola.

A Oficina de Foto e Vídeo é dado pelo professor Antonio Fernandes e pela educadora Rafaela Feliciano, e, tem por objetivo fazer com que esses jovens desenvolvam a escrita, a fala, a comunicação, o comportamento, a auto-estima e entre outros aspectos úteis para o mercado de trabalho e sua escolaridade. Utilizamos meios diferentes de uma sala de aula formal, para que eles tenham uma postura educacional diferenciada.

A turma prevista para ser composta por no máximo 10 alunos, já está completa, as aulas serão as quartas e sextas feiras de 13:30 as 15:00 h.

Os alunos estão muito interessados pelo conteúdo da aula, e aproveitam para tirar todas as suas dúvidas.

Na aula do dia 17 de setembro, a educadora Rafaela, realizou uma atividade diferente e interessante, ela colou figuras de diversos temas no quadro, e pediu que os alunos usassem a percepção para saber do que seria a matéria.

Eles se saíram muito bem!

Eu estou adorando contribuir para o futuro desses adolescentes, eles podem achar que estão fazendo por fazer, ou só para tirarem uma foto boa, mas, futuramente terão belos frutos do que estão aprendendo.



Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pesquisadoras da Universidade de Washington no ECE RJ



Nesta, sexta-feira, dia 17 de setembro de 2010, recebemos a visita da superintendente da Fundação Pensamento Digital, dona Marta Volcker, e, das pesquisadoras Beth Kolko e Judith Yaagoub da Universidade de Washington Seattle.

Elas vieram no aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro (ECE-RJ) para realizar uma pesquisa sobre, a influência dos jogos na internet e sobre sites de relacionamentos.

E como aqui no Projeto temos dois cybers com internet destinada a crianças e jovens e uma computoteca que é para crianças de até seis anos, para nós essa pesquisa irá ajudar muito essas pesquisadoras e ao Espaço.

Espero que elas tenham conseguido fazer uma boa análise, com base nos nossos setores de internet.



EU@REPORTERECERJ – Alessandra Correa – 15 Anos – 1º Ano Ensino Médio.

Início da Primavera




No dia 23 de setembro inicia-se a primavera. Mas aqui no Espaço Criança Esperança do Rio De Janeiro, já começamos a propor atividades relacionadas ao tema para as crianças.

Durante essa semana, começamos a falar sobre a “Estação das Flores“. Junto às crianças confeccionamos flores de papel crepom e cada criança pintou uma pomba, assim formamos um lindo cartaz da Primavera.


Também explicamos as crianças que umas das características mais marcante dessa estação é o reflorescimento da flora e da fauna, e, que muitos animais aproveitam a temperatura da estação para se reproduzir.


No Brasil, a chegada da primavera ocasiona uma mudança no regime de chuvas e temperaturas.

Tudo isso foi passado para as crianças com muitas ilustrações, e assim elas puderam compreender melhor o que estávamos falando.


Todas fizeram um lindo desenho, parabéns crianças!





EU@REPÓRTERECERJ – Milena Azevedo – 15 anos – 1º ano do Curso de Formação de Professores.




“Tainá 2 a aventura continua"



Na última terça – feira, na sessão de cinema do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, 72 crianças assistiram ao filme “Tainá 2 a aventura continua”.

Filme escolhido pelas próprias crianças, o filme conta à história de uma pré - adolescente chamada Tainá, ela enfrenta uma perigosa quadrilha que comercializa animais da Amazônia.

A indiazinha se divide entre o enfrentamento dos bandidos e a atenção com sua irmãzinha, à pequena Catiti, de seis anos, que foge da aldeia querendo imitar sua irmã mais velha protegendo o meio ambiente.

Tainá com toda a sua agilidade faz com que todos se unam para vencer a agressividade dos malfeitores. A liderança, a coragem e a astúcia de Tainá triunfam novamente.

As crianças adoraram assistir essa tão famosa aventura.

Até a próxima semana!


EU@REPÓRTERECE RJ – Alef Filipe – 16 anos – 9° Ano Ensino Fundamental.



quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Atividades realizadas para a princesa da Dinamarca



No dia quinze deste mês, a princesa da Dinamarca, Marie Cavallier, veio visitar o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.

Ela Conheceu tudo, foi em todos os setores de aulas, as crianças na Biblioteca estavam fazendo uma pintura com a bandeira da Dinamarca, e as crianças maiores estavam lendo e pintado as históerias de Hans Christian Anderson, autor dinamarques.

No teatro os monitores, os alunos e as crianças apresentaram uma peça muito legal que fala do nosso país tropical.

Ela também visitou a piscina e adorou ver as crianças nadando.

A princesa foi muito simpática, falava com todas as crianças que acenavam para ela.

No teatro, quando estávamos dançando, percebemos que a princesa se emocionou, e, isso deu a certeza que mostramos o que realmente o Espaço Criança Esperança proporciona para as crianças, adolescentes, jovens, adultos, familiares e por aí vai.



EU@REPÓRTERECE RJ –Ilayna Kelly -14 anos – 9° Ano Ensino fundamental.




EU@REPORTERECERJ – Vinicius Lopes – 14 anos – 9º Ano Ensino Fundamental.




quarta-feira, 15 de setembro de 2010

"Ecochefs" no Espaço do Rio de Janeiro



Nesta terça-feira, dia 14 de setembro, tivemos a visita das‘ecochefs’ Margarida Nogueira e Teresa Corção acompanhada pela Adriana Novis do Palácio Guanabara aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.

Margarida e Teresa fazem parte do Instituto Maniva que é uma associação sem fins lucrativos, idealizada pela chef Teresa Corção, que utiliza a gastronomia brasileira como ferramenta de transformação social e ambiental. O Instituto Maniva atua em três áreas: cultura, educação e agricultura, e assim elas vão fazendo com que as pessoas tenham percepção e respeito da alimentação.

Elas vieram conhecer o nosso Projeto e as nossas atividade e apresentar o Projeto delas a nossa equipe.

Margarida e Teresa realizam uma oficina com crianças de 07 a 12 anos e com adolescentes de 15 a 20 anos de uma escola próxima ao restaurante onde são chefes.

O maior objetivo delas é fazer com que esses alunos das oficinas aprendam a comer bem e saibam valorizar as comidas típicas brasileiras, que às vezes são pouco conhecidas, como alimentos feitos com mandioca.

Elas gostaram muito das nossas atividades e quem sabe para frente elas possam vir realizar as oficinas aqui com os nossos alunos, são oficinas de tapioca, onde se aprendem os diversos jeitos de se fazer com a mandioca alimentos diferentes e saborosos.



EU@REPORTERECERJ – Thais Cavalcante – 13 anos – 9° Ano do Ensino Fundamental.


Princesa Marie da Dinamarca no Espaço do Rio


Nesta quarta-feira, dia 15 de setembro, recebemos a visita da Princesa Marie Cavallier, a Princesa da Dinamarca, nascida em 5 de Fevereiro de 1972.

Sua Alteza Real veio conhecer as nossas atividades realizadas com as crianças, jovens e adultos no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.

Começamos pela frente do Projeto, onde temos a sede da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), depois seguimos para o Ginásio Esportivo, a Princesa deu de presente uma bola de futebol e fez questão de ‘bater uma bolinha’ com os nossos alunos.

Seguimos para o hall, onde foi falado sobre o Balcão de Oportunidades do Projeto e a Recepção, onde são feitos os cadastros de alunos, fomos para a Biblioteca do Futuro, as crianças estavam desenhando e pintando a bandeira da Dinamarca e desenhos de história infantil de autor dinamarques como, "A Pequena Sereia". Foi dado a ela uma blusa do Criança Esperança e ela nos deixou uma bandeira da Dinamarca, foi também, no Espaço Infantil onde as crianças foram cumprimenta-lá, na piscina ela posou para a foto com as alunas da natação, e pra finalizar fomos para o Teatro, onde os grupos de dança e de teatro realizaram uma apresentação muito especial para a Princesa Marie, ela gostou de tudo o que presenciou e ficou muito emocionada.

Volte Sempre Princesa!



Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


terça-feira, 14 de setembro de 2010

Agentes de saúde no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro


Nesta terça-feira, dia 14 de setembro, dois agentes de saúde, Millena e Mauricio, vieram realizar uma pesquisa aqui no Espaço, o primeiro Projeto a ser realizada essa pesquisa foi o nosso.
Essa pesquisa tem como objetivo ver detalhadamente o território da comunidade e conscientizar os moradores e os Projetos, que é preciso de cuidados com a saúde, e não só com ela mais outros cuidados que deveríamos ter e não temos, e esses cuidados não tem que ser só em comunidades não, tem que ser em todo o país.

Eles ainda vão fazer essa pesquisa em outras Ongs e Projetos Sociais daqui da comunidade do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho.
A dengue é uma doença que a muito tempo faz com que o povo sofra com doenças e perdas de entes queridos.

Mas ainda tem pessoas que não se previnem contra ela, e acabam sendo contaminadas com a doença.

Essa pesquisa tem como título:
A percepção da sociedade civil organizada e do setor sobre as condições de vida e a situação de saúde da população no território.


EU@REPÓRTERECE RJ –Taynara Agapito – 16 anos – 9° Ano Ensino Fundamental.


Preparando-se para receber a Princesa da Dinamarca



Ontem, dia 13 de setembro, segunda-feira, os professores Nelson e Geraldo ensaiaram com os Monitores e alunos das oficinas de Dança e Teatro uma dança para apresentar para a Princesa da Dinamarca, que virá na próxima quarta-feira, dia 15 de setembro, aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.
A apresentação será no teatro.
A Princesa irá assistir uma apresentação feita com muito carinho para ela, essa apresentação é uma dança, onde todos vão participar, vai começar com todos andando pelo palco e depois vai formando casais para dançar juntos, aí no final acaba com todos juntos.
Essa apresentação vai ser muito boa porque, todos prepararam com muito carinho para que a Princesa saia daqui muito contente com tudo que fizemos para ela.



EU@REPÓRTERECE RJ –Taynara Agapito – 16 anos – 9° Ano Ensino Fundamental.





People to People no Espaço do Rio


No dia 10 de setembro, um grupo de estrangeiros nomeado People to People, vieram no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro. Eles vieram conhecer o nosso Projeto, foi uma tarde muito agradável.

Eles foram à Biblioteca, ao Centro de Capacitação, ao Ginásio Esportivo, e adoraram a vista da lagoa Rodrigo de Freitas.

Percebi que eles gostaram muito de tudo o que viram, para finalizar a visita, teve até uma feira de quadros com trabalhos lindíssimos confeccionados pelos próprios moradores da comunidade do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho.

EU@REPÓRTERECERJ – Naiara Pinheiro – 15 anos – 1° ano Nível Médio.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"Livro da vez"



Nesta quinta-feira, dia 09/09/2010, as Estagiárias Normalistas realizaram uma atividade chamada: "Livro da vez", que faz parte do planejamento mensal delas. Elas lêem um livro e depois desenvolvem alguma atividade do tema que leram.

E nesta quinta-feira, o livro da vez foi “Socorro! Eu sou uma árvore”. Após lerem para as crianças, elas tiveram que fazer desenhos sobre a história onde elas utilizaram tinta guache e depois elas se imaginaram uma árvore, e colocaram no papel o que pode ser feito para a árvore ficar bem bonita.

E assim elas já estão aprendendo e comemorando o Dia da Árvore, que é dia 21 deste mês de setembro.




EU@REPÓRTERECE RJ – Francisco Bruno – 15 anos – 1° ano Nível Médio.


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Matheus e Everton doam livros para a Biblioteca do Futuro



Hoje, quinta-feira, dia nove de setembro, dois meninos da comunidade e que freqüentam o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, doaram livros para o acervo da nossa Biblioteca do Futuro.

Matheus Silva de Carvalho, de 10 dez anos, e Everton Rocha Carvalho, de 9 anos, estão começando desde pequenos a doar livros que já foram lidos ou que estão guardados no armário para outras crianças, jovens e adultos poderem ler, e isso que eles estão fazendo sirva de exemplo para outras crianças fazerem o mesmo.

Nossa Biblioteca tem espaço para todos os livros, e, é sempre bom atualizarmos o nosso grande acervo.

Parabéns Matheus e Everton, vocês fizeram uma coisa muito boa e bonita, continuem assim!




EU@REPORTERECERJ – Vinicius Lopes – 14 anos – 9º Ano Ensino Fundamental.


Alunos do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti visitam ECE RJ


Nesta quarta-feira, dia 08-09, recebemos a visita de seis alunos do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, ao Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.

Passaram por todas as nossas atividades e ficaram muito satisfeitos em conhecer o nosso Projeto, eles vieram especialmente para realizar um trabalho escolar de sociologia.

Foram no Centro de Capacitação, no Ginásio Esportivo, na Horta Orgânica onde receberam uma muda de Pau Brasil, entraram no Cyber Jovem, na Biblioteca, na Sala de Formação e por último na nossa Piscina.

Voltem Sempre!




EU@REPÓRTERECE RJ – Ana Karina – 16 anos – 9°ano Ensino Fundamental.