terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ciep João Goulart realiza torneio no ECE RJ



Alunos do 7°, 8° e 9° ano, do CIEP João Goulart, realizaram um torneio de futsal aqui no Ginásio Esportivo do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro na última segunda-feira, 29 de novembro.

A professora Rita de Cássia organizou com os alunos a divisão dos times e dos horários das partidas, e, assim através de uma confraternização todos os alunos participaram e receberam suas notas para este bimestre.


Neste campeonato, todos saíram ganhando!


EU@REPÓRTERECE RJ – Alef Filipe – 16 anos – 9° Ano Ensino Fundamental.

Espaço do Rio recebe doações da Loja Simões


No dia 25 de novembro, o educador Adailton de Carvalho, a responsável pela Biblioteca Roberta Silva e eu, Helber de Lima, que sou estagiário do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro, nos dirigimos até o Centro da cidade, na Rua da Alfândega, para recebermos doações.

A SAARA, Sociedade de Amigos da Rua da Alfândega e Adjacências, é o maior shopping popular, de céu aberto do Brasil.

A loja de brinquedos Simões, com o apoio do Presidente da SAARA, Ênio Bittencourt, nos doou cerca de 300 brinquedos, esses brinquedos serão distribuídos no dia 02 de dezembro, onde será comemorado o natal aqui do Espaço que contará com a presença dos alunos e do símbolo do natal, o Papai Noel.

Na loja quem nos recepcionou super bem e nos ajudou a escolher os brinquedos foi a vendedora Viviane, o nosso colaborador Daniel Plá, Presidente do Conselho de Varejo da Associação Comercial do Rio de Janeiro, que realiza oficinas fotográficas com os monitores aqui do Projeto, é dirigente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, ele entrou em contato com as pessoas necessárias, e conseguiu essa doação para o Espaço.

As crianças e a equipe do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, vêm através deste post agradecer a todos que colaboraram para que essa doação fosse realizada, as crianças com certeza ficarão muito agradecidas!



EU@REPORTERECERJ – Helber de Lima – 18 anos – 3º Ano Nível Médio.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Avaliação para o Programa de Monitoria e Estágio




Os Monitores e os Estagiários do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, realizaram em novembro, nos dias 22 pela manhã e pela tarde e no dia 24 pela tarde uma avaliação diferenciada.

A avaliação teve por objetivo recolher informações, opiniões e sugestões para a melhoria do funcionamento do Programa de Monitoria e Estágio e também do aprendizado dos participantes.





Na avaliação continham questões que avaliavam nossa postura, nossa participação no Programa de Monitoria, os temas discutidos em aulas, e outras experiências trocadas durante o ano.

Essa avaliação serviu para que todos pudessem expressar um pouco de suas experiências vividas durante esse semestre.


EU@REPÓRTER ECE RJ –Ingrid Marques – 15 anos – 1° ano Nível Médio.


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Montagem de cartazes a todo o vapor!


Na oficina de foto e vídeo, do dia 24 de novembro, os alunos realizaram a montagem dos cartazes que irão ficar expostos na primeira semana de dezembro.
A exposição será realizada com fotos dos alunos e dos monitores que participam da Oficina de Foto, Vídeo e Blog.

Todos estão bem animados com esse evento, que acontecerá aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, e, nesta aula, os alunos coloram as fotos na cartolina, e as organizaram no aramado de forma que fique bem visivel, para que todos possam ver suas produções, realizadas em 2010.


E assim os alunos terminaram a aula colocando as legendas das fotos e finalizando as fotografias.



Vamos esperar a próxima semana para prestigiá-los!





EU@REPORTERECERJ – Lucas Vicente – 14 anos – 9° Ano Ensino Fundamental.







“Super campeões”



Nesta terça-feira, dia 23 de novembro, alunos do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, assistiram a sessão de cinema que acontece todas as terças-feiras, a partir das 13:30.

As crianças assistiram ao filme "Supercampeões", que conta à história de Oliver Tsubasa que quer se tornar um jogador de futebol, e isso não vai demorar, por que Oliver tem muita habilidade com a bola e é fanático por futebol. Oliver consegue e vai jogar em Nankatsu que é o pior time da região, mais isso muda quando Oliver chega e faz o time Nankatsu ser respeitado por todos, então chega até a Seleção Juvenil do Japão e faz ela ser uma campeã do mundo.

Oliver tem um amigo que é o Carlos eles dois têm o sonho de conquistar a copa do mundo, e mais para frente Oliver torna-se amigo de Benje, que também tem o sonho de ser campeão do mundo.

Antes Benje era inimigo de Oliver. Até que Oliver contratado pelo São Paulo Futebol Clube vem para o Brasil, se tratando de futebol o Brasil é 10 e por isso Oliver veio jogar aqui.

Oliver e seus companheiros ganham o campeonato brasileiro em cima do Flamengo, e Oliver volta ao Japão para defender as cores de seu país. Captain Tsubasa esse grande anime fez sucesso na antiga Manchete, esse anime diferente dos outros marcou no Brasil.

Tomara que todas as crianças consigam alcançar seus sonhos!




EU@REPÓRTER ECE RJ –Larissa da Rocha -14 anos – 9° Ano Ensino Fundamental.


terça-feira, 23 de novembro de 2010

Espaço do Rio participa do Esporte e Cidadania


No último sábado, dia 20 de novembro, alunos, monitores e professores do Espaço Criança Esperança Rio de janeiro, participaram das atividades desenvolvidas pelo Esporte e Cidadania, em Jacarépaguá.

Os professores Antonio Fernandes, Francisco Assis e o educador Adailton de Carvalho levaram cerca de 30 alunos do Espaço.



Os alunos se divertiram muito lá, participaram de brincadeiras e ativdades criativas, com massa de modelar, navegaram na internet, participaram de jogos de mesa, volêi, jogo do cotonete, futsal, e, ainda tiveram a oportunidade de ver e falar com duas jogadoras da seleção brasileira de Vôlei.



Todos que foram ficaram muito satisfeito por ter ido!



EU@REPÓRTERECE RJ –Taynara Agapito – 15 anos – 9° Ano Ensino Fundamental.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dia da Conciência Negra no ECE RJ

Ontem, dia 17 de novembro, aqui no Espaço Criança Esperança -RJ, foi realizado uma série de atividades, na Biblioteca, com as crianças do Colégio Meninos de Luz e do CIEP João Goulart.

Foi lido o livro O Menino Marrom, e, a partir desse livro, as crianças tinham que completar o rosto igual o do menino marrom.


Outras atividades também foram elaboradas, tais como: selecionar as palavras de acordo com as perguntas, num cartaz fizemos a diferença com tinta branca e preta com as mãos das crianças para mostrar a eles que felicidade não tem cor sendo branco ou negro a felicidade tem que estar em primeiro lugar antes de qualquer coisa, independente de ser pobre, rico, negro ou branco essas coisas não podem interferir na vida dos seres humanos e é de crianaça que se aprende.

E como no próximo dia 20 é o Dia internacional da Consiência Negra, aproveitamos a data para concientizar as nossas crianças.

Por isso várias atividades foram realizadas. Utilizamos das tintas para fazer bonequinhos, palavra oculta, relacionar a coluna, ler o livro, pintar as mãos com a tinta guache preto e a outra branca para eles botarem as mãos no papel 40 kg, e completar o rosto do menino marrom.

Tenho certeza que todos assimilaram a importância do dia da Consciência Negra.




EU@REPORTER
ECERJ – Raphaela Costa – 18 anos – 2º Ano do Curso de Formação de Professores.


"Segurança com Cidadania" no Espaço do Rio

No dia 17 de novembro, recebemos a visita dos parceiros do Projeto Interagencial, "Segurança com Cidadania" aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.

Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)
O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania é uma iniciativa pioneira que reúne ações de prevenção, controle e repressão da violência com atuação focada nas raízes sócio-culturais do crime. Articula programas de segurança pública com políticas sociais já desenvolvidas pelo governo federal, sem abrir mão das estratégias de controle e repressão qualificada à criminalidade.


O grupo veio composto por: João José Barbosa Sana Secretário Municipal de Segurança Urbana de Vitória-ES, Cláudia Ocelli, Assessora de Políticas Sociais de Contagem-MG, José Carlos Arruti Rey, Coordenador Executivo do GGI de Lauro de Freitas-BA, Cristina Marochi, Coordenadora do projeto-interagencial "Segurança com Cidadania", Erica Machado, Oficial de programa do PNUD, Nívio Nascimento, Oficial de programa do UNODC, Helena Silva, Oficial de programa do UNICEF, Fabio Eon, Oficial de Projeto – UNESCO, Karla Skeff, Oficial de Projeto – UNESCO, Rayne Ferretti, Oficial de programa do UN-Habitat, Deborah de Freitas, Programa Nacional de Segurança com Cidadania – Pronasci e Gabrielle Lourenço, Cooperação Internacional - Programa Nacional de Segurança com Cidadania – Pronasci.

Juntos conheceram todas as nossas atividades e oficinas que estavam acontecendo no momento, e, ficaram super entusiasmados.
O Espaço Criança Esperança agradece a todos pela visita!


Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


“Toy Story 3”



Nesta terça-feira, dia 16 de novembro, a sessão de cinema do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, exibiu o filme “Toy Story 3”, as crianças se divertiram bastante assistindo ao filme.

Esse filme conta à história de Woody, Buzz, e o resto de seus amigos, eles são despejados para uma creche depois que seu dono, Andy, vai para a faculdade. Embora estando animados no começo pelo novo ambiente, e os brinquedos aparentemente amigáveis que também vivem no centro, não demoram muito para se tornarem determinados a voltar para casa, uma decisão partilhada por Andy, que começa a perceber que seus brinquedos sempre tiveram um lugar no seu coração.

As crianças aprenderam a cuidar melhor de seus brinquedos!


EU@REPORTERECERJ – Raphaela Costa – 18 anos – 2º Ano do Curso de Formação de Professores.



terça-feira, 16 de novembro de 2010

Fundación Gas Natural no Espaço do Rio



No dia 12 de novembro, recebemos no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, o Coordenador de Projetos Internacionais da Fundación Gas Natural, Manuel Beguer, acompanhado de Bruno Armbrust, Presidente da CEG e Fernanda Amaral, Coordenadora de Relações Externas da CEG.

Sem dúvida alguma a Fundacion CEG - Rio é protagonista neste processo de garantir oportunidades, como expressou o aluno Cláudio, para a melhoria de vidas das famílias das comunidades do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho.

A abertura de uma nova frente, como nova iniciativa a viabilização de aulas de língua espanhola para jovens será excelente.

Temos muito a nos orgulhar desta parceria nestes cinco anos.

Queremos muito celebrar este empenho com a inauguração do painel Portinari ano que vem.




EU@REPORTERECERJ – Helber de Lima – 18 anos – 3º Ano Nível Médio.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Alunos se preparam para realizar uma exposição



Na quarta-feira, dia 10 de novembro, na Oficina de Foto e Vídeo, os alunos trabalharam na elaboração de fotografias para uma exposição que será realizada na primeira semana de dezembro.

Todos os alunos ficaram responsáveis por escolher as fotografias já tiradas pelo grupo nas aulas que acontecem as quartas e sextas feiras.

Após selecionarem as melhores fotos, o grupo saiu pelo Projeto para se fotografarem.

Eles ficaram bastante animados com a iniciativa de exibirem uma exposição com as fotografias deles, e, assim pretendemos fechar as atividades com chave de ouro.



EU@REPÓRTERECE RJ – Francisco Bruno – 15 anos – 1° ano Nível Médio.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Como Treinar O Seu Dragão


No dia 9 de novembro, o Espaço Criança Esperança Rio de janeiro exibiu o filme "Como treinar o seu Dragão",e, 84 crianças assistiram ao filme.

O filme aconteceu na Ilha de Berk, onde lutar contra dragões é um estilo de vida. Por isso, o ponto de vista progressista e o senso de humor fora de padrão do adolescente viking Soluço não combinava muito bem com sua tribo e o chefe dela, Stoico – por sinal, pai do menino.

Quando Soluço é inserido no Treino com Dragões com outros jovens vikings, enxerga a oportunidade de provar que tem o que é preciso para ser um guerreiro. Mas, ao se tornar amigo de um dragão ferido, seu mundo vira de cabeça para baixo, e o que teve início como a chance de Soluço provar do que é capaz acaba virando uma oportunidade de criar um novo rumo para o futuro de toda a aldeia.

As crianças adoraram o filme!



EU@REPÓRTERECE RJ – Alef Filipe – 16 anos – 9° Ano Ensino Fundamental.

Nunca deixe de Sonhar




No dia 8 de novembro aconteceu uma Mostra de Teatro aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.
Os professores Geraldo Demésio juntamente com o professor Nelson Reis elaboraram várias mini peças teatrais com suas turmas.

"Sonhos" foi o tema da Mostra, e se falou de vários assuntos, um deles foi o bullying, que por causa desse tipo de preconceito muitas pessoas deixam seus sonhos de lado.
É sempre bom falarmos disso, pois é importante que as crianças saibam que essa coisa de ficar chamando os outros de apelidos e tal, não é certo.
Essa peça mostra que o preconceito não leva ninguém a lugar nenhum, mas sim a vontade e a coragem de lutar a cada dia para conquistar seus ideais e realizar seus sonhos.






Tivemos um público grande, com porfessores, familiares dos atores, funcionários e alunos do Espaço. A peça teve seu lado emocionante, pois todos nós enfrentamos dificuldades e barreiras para conseguir alguma coisa.

Essa peça teatral deixou claro para todos que nossos sonhos somos nós que construímos e é vencendo os limites, derrubando as fortalezas que iremos conquistar o possível e o impossível, basta termos fé.




EU@REPORTERECERJ – Lucas Vicente – 14 anos – 9° Ano Ensino Fundamental.

"Etiqueta não é frescura" no ECE RJ


Nesta segunda feira, dia 8 de novembro, tivemos uma aula de etiqueta com a sub chefe do Cerimonial do Palácio da Guanabara. Adriana Novis veio trazer a palestra cujo tema é: “Etiqueta não é frescura”, ela já havia vindo outras vezes, pois as oficinas são separadas por dia da semana e por horários diferentes.

Os outros monitores que não tiverem a oportunidade de ter aula nos outros dias, tiveram ontem. Essa aula foi muito importante, pois mostra e ensina aos jovens a se comportarem na escola, no elevador, na rua, no ônibus, no restaurante, e, em todos os lugares, nos ensina proceder corretamente no dia a dia.

Assim nós somos ajudados a viver melhor usando os conselhos da Adriana Novis.




EU@REPORTERECERJ – Wickey Sales – 16 Anos – 9º Ano do Ensino Fundamental.


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

No Espaço do Rio também tem turismo


Na sexta-feira, dia 05 de novembro, foi realizado aqui no teatro do Espaço Criança Esperança do Rio de janeiro, uma reunião de inicialização do curso de turismo que foi oferecido à comunidade do Pavão/Pavãozinho e Cantagalo.

O projeto Rio Top Tour, visa permitir acesso de turistas às favelas onde já foram implantadas as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Esse curso tem a oferecer grandes melhorias a comunidade como:

• Criação dos pontos de interesse turístico.

• Comércio local, voltado para o turismo, que hoje não há.

• Criação de atrações locais permanentes (calendário turístico).

• Fazer obras de melhoria nos futuros pontos turísticos ( laje, trilha etc).

• Promover ampla sinalização já que a comunidade é de deslocamento difícil e com muitas vielas para o turista caminhar.


E para os moradores o curso vêem oferecer:

• Melhorias em seus pequenos negócios para oferecer ao turista.

• Os moradores participantes do curso participam das oficinas gratuitas de promotor de turismo local.

• Pegam empréstimo a juros baixos (Investe Rio, de preferência, ou outro banco).

• Não precisam pagar nada a qualquer associação ou pessoa para participar do projeto.

• Participam da construção do projeto sugerindo os locais típicos da cultura local e as atrações.


O projeto espera que o morro fique preparado para o turismo como negócio próprio, voltado para a comunidade. O projeto esta gerando oportunidades de trabalho e esta potencializando a comunidade a encontrar um caminho de paz e de efetiva prosperidade.



EU@REPÓRTERECERJ – Andreza Barros – 15 anos – 1° ano Nível Médio.



Olaf Hajek no Espaço do Rio


Hoje, dia 05 de novembro, recebemos o desenhista gráfico Olaf Hajek aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.
Olaf Hajek é um dos ilustradores mais bem sucedidos do mundo. Seu trabalho colorido é infundida com uma ingenuidade e frescura folclórica e pode ser visto em publicações como The New York Times, em propagandas de empresas como Bacardi e até mesmo em selos postais. Seu estilo característico do "realismo mágico" é o que faz seu trabalho atraente para um público amplo e grande variedade de clientes.


Olaf caminhou pelo Projeto para conhecer todos os nossos setores e atividades, fomos na quadra esportiva, no Centro de Capacitação, na horta orgânica, no teatro, na natação e pra finalizar, seguimos para a Biblioteca, onde, Olaf se encantou com os desenhos realizados pelas crianças, fazendo uma reeleitura dos seus quadros.

EU@REPÓRTERECERJ –Bráulio da Silva – 18 anos – 2° ano Nível Médio.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Firjan, Coca Cola e Espaço do Rio em parceria


No dia 27 de outubro, recebemos aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, Márcia Souza, Cláudia Maria, Zieize Falcão, representantes da Coca-cola, e, Flávia Siqueira do Sistema Firjan.
Da primeira vez que vieram aqui, gostaram muito do que já é realizado, e achou viável aproveitar as possibilidades oferecidas para desenvolver algo de interesse dos alunos e dos moradores local.
Foi apresentada uma proposta ao Espaço Criança Esperança, a proposta foi analisada e no dia 27, vieram para dar continuidade ao projeto de se desenvolver um curso profissionalizante para os jovens.
O curso será realizado pelo Firjan juntamente com a Coca Cola, serão oferecidas duas especializações, uma para o Curso de Varejo e outra para o Curso de Empreendedorismo.
Na sala produzida e com o designer da Coca Cola, terão 11 computadores, e a Firjan junto com a Coca Cola serão responsáveis pela capacitação do professor e pela estrutura curricular dos cursos.
Esperamos que esse curso de certo, e que nossos jovens possam aprender mais uma profissão que acrescentará no seu currículo.








EU@REPÓRTERECERJ – Andressa dos Santos – 9º Ano do Ensino Fundamental.




quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Espaço do Rio no Tijuca Tênis Clube



Na última sexta feira, dia 29 de outubro, um grupo de Monitores, Estagiárias e Professores, participaram de um evento muito especial do Grupo Positivo. O Grupo Positivo auxilia na educação através do esporte, e assim faz com que os professores estimulem seus alunos com atividades diferenciadas.

O evento foi realizado no Tijuca Tênis Clube no RJ, o grupo Mais Esporte é Positivo, está envolvido no país todo realizando seus eventos.
A grande festa foi apresentada pela tri-campeã brasileira de Windsurf e apresentadora do quadro Caminhos da Aventura, do Esporte Espetacular, Dani Monteiro com os convidados Jaqueline Silva, Gustavo Borges, Lucas skatista.
As doações foram feitas com os próprios alunos das escolas conveniadas pelo Grupo Positivo para o Espaço Criança Esperança e a fundação Xuxa Meneghel com materias esportivos.




Com isso, o Positivo fez um evento com várias modalidades de esportes, teve basquete de rua, apresentação de lutas como judô, kenjutsu, os meninos do Freestyle, o basquete adaptado (para-olímpicos), as bailarinas da ginástica artística e muito mais.
O Grupo Positivo uniu forças e fez uma doação para a nossa instituição, com muito amor e carinho.

Adorei ter participado deste evento solidário.

O Espaço Criança Esperança do Rio agradece pela doação!

Frases usadas durante o evento:

Esporte é mais!

Esporte é vida!

Esporte é positivo!




EU@REPORTERECERJ – Raphaela Costa – 18 anos – 2º Ano do Curso de Formação de Professores.