terça-feira, 31 de maio de 2011

Presidente do ICAP conhece o Espaço do Rio





Na tarde do dia 30 de maio, o Espaço Criança Esperança do Rio, recebeu os representantes do ICAP (corretora de valores) Internacional.



O presidente Michael Spencer veio com sua esposa Sarah Milford, e seus companheiros de liderança.



Eles percorreram por todos os setores do Espaço, (Ginásio Esportivo, Hall de Eventos, Cyber Jovem, Coletivo Coca-Cola, Biblioteca, Espaço Infantil, Piscina e Teatro) e assim conheceram nossas atividades internas.



Como era aniversário de Michael Spencer, e ele dedicou esse dia para conhecer o nosso Projeto, não poderíamos deixar de parabenizá-lo. No teatro, último local da visita, foi preparada uma surpresa para ele, os alunos de teatro e dança, com os professores Geraldo Demezio e Nelson Reis, fizeram uma apresentação com o tema “Navio Negreiro”, e, após a apresentação do espetáculo os alunos juntamente com a platéia cantaram parabéns para o presidente.





Ele ficou muito feliz, pois não esperava essa surpresa. Recebeu uma blusa do Criança Esperança do Rio e o azulejo com a ilustração da obra “Plantando Bananeira” de Portinari.






Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.


Jovens em busca de conquistas


Com grande motivação, jovens que frequentam aulas de futsal no Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro se preparam para um grande campeonato mundial, o Homeless World Cup .No dia 31-05, o professor Antonio Fernandes, inicou a primeira etapa de seleção, que é escolher os jovens aqui do Espaço Criança Esperança para participar da seletiva organizada pelo futebol social em Brasília.O professor irá selecionar 8 jovens para prosseguir na seleção que será feita adiante por outros técnicos e por outra equipe de profissionais.
Boa Sorte para todos!










EU@REPORTERECERJ – Lucas Vicente – 15 anos – 1° Ano Ensino Médio.

Hino Nacional é cantado no CIEP de Ipanema




O Hino Nacional foi reavivado no CIEP João Goulart em Ipanema nesta segunda-feira, dia 30 de maio.


Os alunos se reuniram no Hall, para o hasteamento das bandeiras e o canto do Hino Nacional Brasileiro, o diretor Roberto Emygdio acredita que através desta iniciativa demonstrarão aos poucos às crianças a consciência do patriotismo.


O diretor garantiu que pelo menos uma vez na semana será feita essa homenagem a nossa pátria.


Em seu discurso inicial enfatizou que “não é somente em épocas de campeonatos mundiais que se deve cantar o Hino Nacional”, pois ter esse hábito fará com que as crianças se familiarizem e através destes momentos redescubram e retomem valores para que cultivem o respeito aos símbolos nacionais, em especial à Bandeira e ao Hino Nacional.




Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


sexta-feira, 27 de maio de 2011

"Alvin e os esquilos"



Como toda sexta feira, hoje, dia 27 de maio, teve mais um sessão para as crianças. O filme da vez foi "Alvin e os Esquilos". O filme conta a historia de três esquilinhos Alvin, Simon e Theodore são três esquilos especiais, que decidem morar na casa de Dave, um compositor em busca do sucesso. Logo eles percebem que, para que Dave permita que eles morem em sua casa, o trio precisará demonstrar que tem talento. Assim Alvin, Simon e Theodore mostram que sabem cantar, tornando-se um grande sucesso. Isto faz com que Dave torne-se não apenas seu compositor, mas também um verdadeiro pai. Só que o estrelato sobe à cabeça do trio, gerando problemas no relacionamento deles com Dave.



As crianças se divertiram muito com os esquilinhos, e disseram que vão recomendar para os amigos, Alvin e os Esquilos é realmente um filme para toda a família e eu também recomendo.




Equipe de futsal treina para a Homeless World Cup 2011


Uma equipe de alunos, jogadores de futsal foram previamente selecionadas pelos professores da oficina do Espaço Criança Esperança do Rio para participarem da seletiva do Futebol Social - Homeless World Cup 2011.

Mas o que seria Futebol Social ?
É um movimento nacional contra a pobreza e a favor da paz. … jogo que organiza comunidades e incentiva transformações através de formação, capacitação, empreendedorismo e geração de renda. … uma espécie de pontapé inicial para que as comunidades se movimentem, as entidades se organizem e garantam aos jovens uma motivação extra. Essa teia é a propulsora de uma transformação que aparece naturalmente como resultado.

Em Setembro de 2010 um grupo de diferentes jogadores do ECE - RJ participaram do Futebol Social fazendo parte da seleção Brasileira e substituindo jogadores de outros times. Foi feito o mesmo processo, participaram de seletivas e foram convocados.
Todos foram elogiados e ainda por cima campeões brasileiros, será que este ano também seremos? Acho que sim hein!
Outro grupo de jogadores do ECE - RJ já começaram hoje, dia 27 de maio, a se esforçar para fazer parte deste campeonato mundial. Vamos torcer!

O treino foi bem cansativo, no começo eram apenas passadas de bola, depois formaram-se times e começou a batalha, mas nada de campeões e nem perdedores, eles estavam dispostos a treinar pesado suas defesas, ataques, resumindo, trabalhando em equipe.

Esperamos que este ano sejamos campeões novamente, que venha o Homeless World Cup 2011 com toda sua força, nossos jogadores do Espaço do Rio estão se preparando desde já, agradecemos também o Pupo Fernandes que nos deu essa chance de mostrar os talentos dos meninos.

Boa sorte a todos!


Eu@RepórterECE RJ – Aparecida Silva - 15 Anos - 9° Ano do Ensino Fundamental.



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ensaio para a peça teatral "Navio Negreiro" no Espaço do Rio

Monitores e Estagiárias do Espaço Criança Esperança do Rio estão realizando ensaios e confeccionando objetos que serão usados na apresentação que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 30 de maio.

A peça tem como tema: “Navio Negreiro”, e, os ensaios são feitos com os professores Nelson Reis, professor de dança e, Geraldo Demezio, professor de teatro.

Todos nós estamos bem animados e interessados, pois através desta peça teatral estamos aprendendo um pouco dos nossos antepassados.

Eu faço personagem de uma portuguesa, então pra minha é uma maravilha a vida naquela época, afinal eram os portugueses, os espanhóis e os ingleses que superlotavam os porões de seus navios de negros africanos, colocando-os a venda de forma desumana e cruel por toda a região da América. A peça conta a triste realidade que os negros escravos vinham enfrentando, pois aqui no Brasil, sua abolição se deu em 13 de maio de 1888 com a promulgação da Lei Áurea, feita pela Princesa Isabel.

O racismo, até hoje existe, pessoas até os dias de hoje sofrem com preconceitos por causa de suas escolhas como: (religião, cor, sexo, etc.), temos que aprender a respeitar o nosso próximo.

Nós iremos mostrar isso na apresentação, para que as pessoas se conscientizem e lutem pelos seus direitos. Estamos ansiosos para esta incrível peça, esperamos fazer o melhor e emocionar a todos da platéia.


Eu@RepórterECE RJ – Aparecida Silva - 15 Anos - 9° Ano do Ensino Fundamental.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Balcão de Oportunidades do Espaço do Rio





O Balcão de Oportunidades do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro é coordenado pelo Leonardo da Silva, e o auxiliando, temos a nossa funcionária Andressa Christina. O Balcão tem por objetivo, encaminhar jovens e adultos para cursos de formação profissional e oportunidades de emprego.



Você que está desempregado, ou queira um emprego a mais, o Balcão de Oportunidades é uma ótima opção, abaixo segue o critério para atendimento:



Maiores de 16 anos, moradores das comunidades do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho ou inscritos no cadastro de alunos do Espaço Criança Esperança - RJ.



Horário de atendimento: de 8h às 17h



Documentos para Inscrição:

· Carteira de Identidade, Carteira Profissional, CPF, Título de Eleitor, conta de luz no próprio nome ou comprovante de residência atestado pela Associação de Moradores.
· Para aluno constante do cadastro não é necessário comprovante de residência.

Inscrição em cursos:

Estar dentro dos critérios definidos pelo curso
Ser morador das comunidades do Cantagalo e do Pavão, Pavãozinho e/ou inscrito no cadastro de alunos do Espaço Criança Esperança, e/ou aluno de uma das escolas relacionadas.

Para melhor conhecer acesse o site do Balcão:

http://www.balcaodeoportunidades.org


O Balcão de Oportunidades oferece variadas oportunidades, os interessados devem comparecer no horário estabelecido. Esperamos os interessados lá, e boa sorte!



Eu@RepórterECE RJ – Aparecida Silva - 15 Anos - 9° Ano do Ensino Fundamental.



Alunos da região estudam nossa Horta



Três turmas da Escola Municipal José Linhares visitaram a Horta Orgânica do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 23 de maio. A Horta possui plantações de mudas de Pau-brasil cedido pela ONG Pau Brasil.


Pau-brasil é o nome genérico que se atribui a várias espécies de árvores do gênero Caesalpinia presentes na região da Mata Atlântica brasileira. O nome de nosso país teve origem nesta árvore.


Os professores da instituição estão realizando um trabalho com seus alunos sobre meio ambiente e reciclagem, e, como a maioria dos alunos moram em comunidades, eles preferiram passear pela paisagem do Cantagalo para os alunos terem mais aproximação do assunto.


Subiram pelo elevador panorâmico, vieram pelos becos da comunidade, e, chegaram aqui no Espaço, onde conheceram a Horta. Esse foi o trajeto feito pela escola que fica em Ipanema.


O educador Adailton Carvalho recepcionou os alunos e explicou um pouco da história do Pau-brasil, da nossa Horta e mostrou aos alunos algumas plantações feitas por autoridades, como a de Carla Bruni.


O grupo estava com alguns representantes da Cedae, do Bairro Educador, Mulheres da Paz e os seus próprios professores. Os alunos se mostraram interessados no assunto, foi cantada até uma música sobre o Planeta Terra durante o trajeto.


Esperamos que os alunos tenham intendido a importância de se dar valor ao Meio Ambiente, pois o futuro do nosso Planeta depende de nós.






Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de janeiro.


terça-feira, 24 de maio de 2011

Espaço do Rio recebe universitários americanos





No dia 24 de maio, o professor John Hedeman da faculdade Illinois dos Estados Unidos, trouxe um grupo de 40 jovens, todos seus alunos para conhecer o Espaço Criança Esperança - RJ.



A visita iniciou na nossa Oca, onde o coordenador, Jairo Coutinho, apresentou o projeto e suas metas, depois foram para Ginásio Esportivo, onde os alunos se divertiram com as crianças jogando um pouquinho de futsal. Seguimos para o Centro de Capacitação, Recepção do Espaço, Balcão de Oportunidades, Piscina, Teatro e Biblioteca.



Em todos os ambientes os estudantes americanos trocavam algumas frases com as crianças, com a ajuda de tradutores. Frases como: "Nice to meet"(Prazer em conhecê-lo), “where are you from?” (De onde você é?) “How are you?” (como você está?). E assim as crianças e o grupo de visitantes ficaram super felizes de estarem se interagindo.


Ao final do percurso, os jovens americanos nos doaram uma impressora, e, nós os presenteamos com os azulejos de Portinari com a pintura "Plantando Bananeira" que foi reproduzida no nosso prédio.


O professor John ainda disse para a Tv Espaço "que é muito bom para os alunos conhecerem uma comunidade e um projeto educacional como este e, não somente vir ao Rio para conhecer Ipanema e Leblon".





EU@REPÓRTERECERJ – Naiara Pinheiro – 16 anos – 2° ano Nível Médio.



Oficina de Futsal com o professor Francisco de Assis




Através dos nossos setores de atuação e também das nossas oficinas, as crianças e os jovens são estimulados a trabalharem em grupo e a se identificarem mais com as atividades culturais e esportivas que frequentam em seu dia-a-dia. O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro é um ótimo lugar para aprender de forma lúdica, para isso são desenvolvidas várias oficinais, mas hoje irei falar do futsal com o professor Francisco de Assis.

São três professores de futsal, e o Professor Francisco trabalha com grupos de crianças de 4 à 12 anos, e adolescentes e jovens de 13 à 29 anos. As turmas são dividas por faixa etária, com horários de segundas e quartas de 8h às 12h, neste horário também está incluida a aula para Monitores e Estagiários "Esporte para Empregabilidade" e terças e quintas de 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Os outros horários são preenchidos pelos professores Ademir Vieira e Adejair Rocha.



Hoje, dia 24 de maio, a oficina de Blog do Núcleo de Comunicação do Espaço Criança Esperança, visitou a turminha de 4 a 12 anos, para elaborar essa matéria. As crianças mostraram o quanto é importante trabalhar em grupo e estar com os seus colegas e amigos, também adoraram a nossa visita e posaram para várias fotos, divertido não é mesmo?



As crianças, adolescentes e jovens interessados na oficina de futsal, devem comparecer na recepção do Espaço de segunda a sexta, de 8h às 17h para se inscreverem.

Nossas oficinas são feitas em locais agradáveis e apropriados, e é com isso que apostamos no futuro de cada criança.



Eu@RepórterECE RJ – Aparecida Silva - 15 Anos - 9° Ano do Ensino Fundamental.




segunda-feira, 23 de maio de 2011

Centro de Estudos recebe Roberto Emygdio, diretor do CIEP





O Centro de Estudos no Espaço Criança Esperança do Rio é um almoço pedagógico que acontecem todas as segundas-feiras para atualizar e colocar em pauta os assuntos da semana, do mês e até mesmo do ano referente ao Projeto. A reunião é direcionada aos funcionários do Espaço, mas eventualmente recebemos palestrantes e parceiros para este momento.




Nesta segunda, (23/5), esteve conosco o diretor do CIEP João Goulart, Roberto Emygdio. Ele assumiu a direção há pouco tempo, e, como nós temos uma parceria muito forte com o CIEP, o coordenador geral do Projeto, Jairo Coutinho, o convidou para fazer uma apresentação do que será feito em sua gestão.




Sr. Roberto preparou uma apresentação em PowerPoint para melhor visualizarmos suas pretensões, logo após contou um pouco de sua trajetória ao qual se iguala a de muitas famílias da comunidade. Com o apoio e principalmente a educação que sua mãe lhe deu, Roberto tem um histórico de muitas vitórias, tanto no esporte quanto na profissão.




Roberto foi bem claro em suas palavras de agradecimento ao Espaço Criança Esperança por ter sempre os alunos do CIEP, em horários flexíveis, nas oficinas de dança, teatro, natação e educação infantil.


Que essa parceria seja feita com muita dedicação e amor para que essas crianças tenham a oportunidade de um futuro melhor!




Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.




sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sr. Edmond Mulet visita o Espaço do Rio



No dia 20 de maio, recebemos aqui no Espaço Criança Esperança - RJ, a visita do Sr. Edmond Mulet, que é atualmente o representante Especial do Secretário-geral no Haiti, o Ministro do Brasil no Haiti, Igor kipman, e, a Rosana Pereira daUNESCO, que veio de Brasília especialmente para acompanhar essa visita.


Eles vieram para conhecer as Ongs da comunidade do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho, foram no CRJ (Centro de Referência da Juventude) onde o capitão geral das UPPs, Robson Rodrigues, ministrou uma pequena palestra falando sobre os acontecimentos das comunidades pacificadas, o coordenador Jairo Coutinho também se expressou um pouco, e, depois foram até a nossa Biblioteca onde conheceram o Cyber Infantil, o Canto da Leitura e o Espaço Infantil, e em seguida o Sr. Edmond deixou uma mensagem para a TV Espaço falando o que achou de tudo o que viu. Em breve o vídeo.





EU@REPORTERECERJ – Thais Cavalcante – 14 anos – 1° Ano do Ensino Fundamental.


Alunos recebem diploma de Revestimento Cerâmico









As turmas de formação em Técnicas de Revestimento Cerâmico, curso oferecido e financiado pela Fundacion Gás Natural Fenosa em parceria com o SENAI e o Espaço Criança Esperança do Rio, se formaram hoje, dia 20 de maio. O certificado que prova a profissionalização deles foi entregue pela pedagoga do SENAI, Renata Antunes.


Eram duas turmas, uma pela manhã, e outra à tarde, e as aulas eram dividas da seguinte forma: de segunda a quinta aulas teórica e prática com o professor do SENAI, Gerson Siedschlag, e às sextas-feiras eram aulas de informática básica aplicadas pela Ellen Miguel e Jean Vieira, profissionais do Criança Esperança Rio de Janeiro.



O curso com certeza servirá como um instrumento para eles, pois eles não aprenderam somente a teoria, mas também colocaram seus conhecimentos em prática reformando dois banheiros do prédio do Espaço, assim deixando um legado para a comunidade.


Boa sorte a todos daqui pra frente!





EU@REPORTERECERJ – Francisco Nunes – 14 Anos – 9° Ano Ensino Fundamental.



Diretor do Ciep João Goulart visita Espaço do Rio




O Professor Roberto Emygdio, novo diretor do CIEP Presidente João Goulart, em Ipanema, visitou o Espaço Criança Esperança - RJ, nesta quinta-feira, 19/05.

Ele percorreu por vários locais do Espaço e observou todas as atividades realizadas aqui. No momento em que estávamos na biblioteca desceu a turminha de educação infantil, que são alunos do CIEP, e o diretor ficou feliz em ver a alegria que as crianças chegam para essa aula que é dada pela Professora Marli Martins, do Espaço Criança Esperança.


Ele simpatizou muito com o nosso Projeto, pois aqui nós incentivamos coisas boas e educamos de forma sociável. Aqui não toleramos nenhum tipo de violência, que é um dos fatores mais importantes para contribuição da educação das crianças e adolescentes.


Passamos por vários setores e atividades, todas são muito procurados pelas crianças, pois os profissionais responsáveis pelas aulas auxiliam as crianças a terem mais calma, serem mais coletivos e a conviverem melhor com os outros.


Esperamos que ele compareça mais vezes, pois estaremos sempre de braços abertos com a mesma intenção de juntos fazermos um só dever, educar.


Nós do Espaço Criança Esperança, desejamos a ele um ótimo trabalho na escola, porque as crianças de hoje são os adultos de amanhã.






EU@REPORTERECERJ – Francisco Nunes – 14 Anos – 9° Ano Ensino Fundamental.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Minha família!




Nesta quarta feira, (18), as crianças da comunidade do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho vieram aprender se divertindo no Apoio Escolar do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, fazendo uma atividade muito legal chamada ‘Minha Família’.


Os trabalhinhos tem o intuito de homenagear o Dia Internacional da Família, que é comemorado todo o dia 15 de maio. As crianças desenharam e escreveram quem são seus familiares. Algumas viram que com essa atividade a família delas é bem grandinha.


As Estagiárias Normalistas mostraram para as crianças que a nossa família é muito importante e que devemos valorizá-la ao máximo.





EU@REPORTERECERJ – Thais Cavalcante – 14 anos – 1° Ano do Ensino Fundamental.


Frio e piscina fazem um par perfeito aqui no Espaço do Rio

Aula com o professor João Bosco

Atividade aquática é um esporte muito valorizado que movimenta o corpo e ajuda pessoas que tem problemas respiratórios.
Aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro é desenvolvido esse esporte que é oferecido aos moradores da comunidade local e redondeza, gratuitamente. Natação e hidroginástica são inclusive, muito frequentado por crianças, jovens, adultos de segunda a sexta de manhã e a tarde, e, pelos idosos aos sábados pela manhã, auxiliando no fortalecimento dos ossos.
Para segurança de nossos alunos, fica a disposição em todas as aulas um guardião de piscina para casos de emergências.

Hoje, quinta-feira, 19 de maio, semana que não está fácil para nós cariocas, muita chuva e frio, chegando aos 14º graus, não foi motivo de desânimo ou preguiça para os alunos de natação. Eles sempre estão assíduos nas aulas.
A partir dos 3 anos de idade você pode se matricular e começar a participar de uma das nossas oficinas.

E assim as crianças começam a ver que a saúde tem que estar em primeiro lugar e que não se pode brincar com ela, natação pode ser um dos melhores esportes que ajuda a saúde e eu particularmente gosto muito.





EU@REPORTERECERJ – Francisco Nunes – 14 Anos – 9° Ano Ensino Fundamental.


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Espaço Criança Esperança RJ recebe visitas


A Capitão Maria e o Major Duplat da Bahia vieram nesta quarta feira, 18/5, acompanhados pelo coordenador de polícia pacificadora, Major Eliezer de Oliveira, pelo Capitão Nogueira e pelo Tenente Pesqueira da UPP da comunidade do Cantagalo Pavão/Pavãozinho.



A Bahia está se preparando para receber a primeira base comunitária de segurança que tem como modelo as UPPs do Rio. Eles vieram conhecer a instalação do apoio tático da Upp (Unidade Polícia Pacificadora), especialmente do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho e depois passaram nos setores e nas atividades do Espaço Criança Esperança do Rio.







EU@REPORTERECERJ – Thais Cavalcante – 14 anos – 1° Ano do Ensino Fundamental.





Jovens participam de show educativo



Jovens do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro foram ao Teatro Municipal na noite do dia 17 de maio, para assistir ao show promovido pela rainha da Suécia em prol da defesa contra o abuso sexual de menores. O show foi marcado com grandes nomes da cultura brasileira em benefício da Childhood Brasil, uma instituição brasileira que faz parte de uma organização internacional fundada pela própria rainha Sílvia Renate Sommerlathda.


O projeto defende a “Infância livre de exploração e abuso sexual”, e o espetáculo apresentou um elenco fantástico: Ana Botafogo, Caetano Veloso, Djavan, Marcelo Bratke, Maria Bethânia, Maria Gadú, Milton Nascimento, Sandra de Sá, Sandy, Seu Jorge e Thiago Soares, também contou com participações especiais como Renata Sorrah, Rodrigo Costa, Bando de Teatro Olodum, Mangueira do Amanhã e Oludum Mirim.





Abaixo alguns comentários dos jovens que foram ao show.



“-Adorei todas apresentações, mas os que me marcaram mesmo foi a Maria Bethânia e o Caetano Veloso cantando Help.” Ingrid Marques, 16 anos.


“-Gostei muito dos cantores Sandra de Sá e Milton Nascimento, já na parte artística a Ana Botafogo e Thiago Soares dançando balé foi maravilhoso. Eu repetiria quantas vezes possíveis, porque em lugares assim vivenciamos momentos marcantes e ouvimos histórias interessantes para refletir.” Gisele Cruz, 36 anos.


“-Uma emoção muito grande foi quando Seu Jorge cantou e principalmente deu aquele pacinho de samba. Muito bom, adorei. Sinde Querolay, 16 anos.


“-O espetáculo no Teatro Municipal foi incrível, bastante divertido, apreciei tudo todos os artistas.” Aparecida de Jesus, 15 anos.

O show serviu como alerta para os que ainda estão vivendo como se nada tivesse acontecendo com nossas crianças e jovens. Vamos despertar e nos mobilizar contra esse tipo de violência que está com o índice muito elevado no Brasil.




EU@REPORTERECERJ – Francisco Nunes – 14 Anos – 9° Ano Ensino Fundamental.


terça-feira, 17 de maio de 2011

"Branca de neve e os sete anões"




O Espaço Criança Esperança do Rio realiza todas as sextas feiras, uma sessão de cinema com o objetivo de interar as crianças nesse artefato cultural.


A sessão começa às 13h30min, e é sempre exibido um filme de acordo com a escolha das próprias crianças. Antes de iniciar o filme, eles elegem o da próxima semana, fazendo com que eles participem desta seleção.


Nesta sexta, dia 13, eles puderam assistir o mais conhecido conto de fadas “Branca de Neve e os Sete Anões”.



Até a próxima sexta-feira!





EU@REPORTERECERJ – Thais Cavalcante – 14 anos – 1° Ano do Ensino Fundamental.




Bernardo Sabino conhece o Espaço Criança Esperança do Rio






O Espaço Criança Esperança do Rio, recebeu nesta terça-feira, 17/05, a visita do Bernardo Sabino, filho do escritor e jornalista, Fernando Sabino.
Fernando Sabino que já escreveu diversos livros ficou muito conhecido por suas obras que inclusive temos aqui no nosso acervo.
Bernardo veio aqui no Espaço para conhecer o projeto e suas atividade, e também para tentar a viabilização de uma exposição cultural que será produzido pelos próprios alunos do projeto.
Ele já realizou esse tipo de trabalho em outros lugares, e, como aqui temos muitas crianças, ele ficou muito interessado em poder colaborar com o repertório cultural delas.







EU@REPORTERECERJ – Thais Cavalcante – 14 anos – 1° Ano do Ensino Fundamental.



Conhecendo a Biblioteca do Espaço Criança Esperança RJ





A Biblioteca do Espaço Criança Esperança -RJ, é um espaço composto por 11 estantes enormes, cheias de livros que são separados por categorias, por exemplo, “Branca de Neve e os Sete Anões” fica na parte infantil do acervo.

A responsável por esse setor da biblioteca se chama D. Norma Valle, professora aposentada que se prontificou a ser voluntária no Espaço, e já faz isso há anos com muito gosto.
Com ela sempre fica o monitor da semana ajudando a colocar nomes, organizar as doações que chegam e o mais importante, incentivando as crianças a lerem.
Aqui no Projeto sempre é trabalhada as datas comemorativas de cada mês, com isso é separado os livros de acordo com o tema, e, colocamos as datas no mural, para que as pessoas que frequentam esse ambiente vejam o que se comemora no mês e fique antenado no assunto.
Em um outro mural é colocada as notícias de jornais e fatos importantes do dia-a-dia, claro que para uma biblioteca onde o público maior são as crianças, não colocamos fatos de tragédia ou coisas do tipo.
Hoje o espaço é bem frequentado por crianças, jovens e adultos. O objetivo maior não é alfabetizar as crianças que ainda não sabem ler, mas incentivá-las a participarem do Canto da Leitura para aprenderem coisas boas sobre sua cidade ou até mesmo sobre outros lugares, e sempre deixar claro para elas, que lê é muito importante.






EU@REPORTERECERJ – Francisco Nunes – 14 Anos – 9° Ano Ensino Fundamental.




sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cerimônia oficializa inicio do Coletivo Coca-cola no Espaço do Rio



Na manhã de hoje, 13 de maio, foi à cerimônia de iniciação do Coletivo Coca-cola, e, para essa cerimônia, recebemos as parcerias ligadas diretamente com a realização deste curso. Ana Cristina, diretora de Responsabilidade Social da Firjan , Patrícia Amorim também do Sistema Firjan, Márcia Souza, da Coca- Cola, Cristina Losicer da Andina, e, Marvio Alencar do Instituto Coca-cola.

As aulas tiveram início na última segunda-feira, dia 9/5, mas hoje foi feita a cerimônia para oficialização do curso de Vendas e Preparação para o Mercado de Varejo do Coletivo Coca-Cola em parceria com o Espaço Criança Esperança do Rio.

Os alunos são moradores de comunidades carentes e estão tendo esta oportunidade de participarem desse curso que é desejado por muitos.

Todos aproveitaram o momento para bater um papo com os mentores do Coletivo, deram entrevistas, falaram o que estão achando do curso e se conheceram melhor.

O Coletivo conta com 6 turmas em contra turnos, e, pelo que pude observar, os alunos estão muito satisfeitos com essa iniciativa da Coca-cola em parceria com o Firjan e com o Espaço Criança Esperança. Eu também sou aluna do Coletivo e estou me esforçando o máximo para conseguir ter um bom desempenho no curso, e, desde já, espero ter mais oportunidades como esta.


EU@REPORTERECERJ – Alessandra Correa – 16 Anos – 1º Ano Ensino Médio.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Jovens norte americanos visitam o Espaço Criança Esperança



Um grupo de 12 jovens dos Estados Unidos, estudantes de MBA, veio na tarde desta quarta-feira, dia 11 de maio, conhecer o Espaço Criança Esperança RJ.


Não é a primeira vez que o grupo de jovens visita a comunidade, em 2009 o grupo esteve aqui no Cantagalo, Pavão/Pavãozinho, com intuito de conhecer a comunidade além do que viam nos noticiários dos jornais.


A comunidade vem sempre recebendo turistas e estrangeiros, assim pode-se mostrar as belezas dentro da favela e como sempre todos se encantam, pois vêem que na comunidade não é só a violência mostrada nos jornais, na favela também tem cultura, arte, trabalhadores, pessoas de bem, e, tem belezas naturais. E além de visitarem a comunidade, conheceram um pouco das atividades oferecidas pelo Espaço Criança Esperança-RJ aos moradores da região.







EU@REPÓRTERECERJ – Andreza Barros – 16 anos – 1° ano Nível Médio.