segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"Dia das bruxas" está sendo comemorado no Espaço do Rio





O "Dia das bruxas" é comemorado todo o dia 31 de outubro, e hoje, o dia delas, já está acontecendo uma mobilização com as crianças no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.

No Espaço Infantil, a professora Gisele Cruz, já está preparando as máscaras, as vassouras, e os desenhos. Tudo para a criançada se divertir e assustar bastante.
Os alunos do EI (Educação Infantil) já vieram pela manhã e se transformaram em fantasmas!


Agora pela tarde, a partir de 14h as brincadeiras vão continuar, então vem pra cá!




Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


Jovens recebem diploma no curso de venda e varejo do Espaço Criança Esperança - RJ




Os alunos do Coletivo Coca-Cola do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro concluíram na última quinta-feira, dia 27/10, o curso de vendas e varejo.



Ao longo do curso eles desenvolveram várias atividades como: games, elaboração de currículo, apresentações, avaliações e o trabalho de campo, que é uma “consultoria” em um ponto de venda escolhido por eles.



Para finalizar o curso, cada grupo apresentou seu trabalho de campo, e, eles fizeram questão de convidar seus familiares para prestigiá-los neste momento, a final a presença dos pais sempre faz a diferença.



A turma recebeu o certificado pelos instrutores Ellen Miguel e Helber de Lima, pelo coordenador do Espaço Criança Esperança do Rio e pelo coordenador do coletivo aqui, Leonardo Silva.



Parabéns a turma, e, que todos consigam boas oportunidades no mercado de trabalho.





EU@REPÓRTERECERJ – Naiara Pinheiro – 17 anos – 2° ano Nível Médio.






quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Monitor encontra novas oportunidades ao entrar na Monitoria do ECE-RJ



O programa de Monitoria e Estágio do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro é oferecido a jovens que estudam a partir do 9º Ano do Ensino Fundamental, e tem o objetivo de capacitá-los para o mercado de trabalho. Baseado no desejo de novas oportunidades pretendidas pelos participantes, os monitores e estagiários são privilegiados com as experiências ganhas no decorrer do processo, assim, eles crescem e buscam novos desafios.


Caio de Sousa, 17 anos, nos conta como está sendo o seu primeiro emprego em uma loja de roupas e acessórios, após entrar no Programa de Monitoria e se inscrever no Balcão de Oportunidades para conseguir uma vaga no mercado.


“Quando eu entrei na monitoria, entrei com o intuito de desenvolver habilidades e lutar pelas oportunidades que surgissem. Como todo jovem, também entrei para fazer novos amigos e poder ter a capacidade mínima de aprender como atuar em um emprego. Eu não sabia que a Monitoria me levaria tão longe, hoje eu tenho o meu primeiro emprego, tenho minha carteira assinada e agradeço ao Balcão de Oportunidades do ECE-RJ, que me encaminhou. Tudo o que eu aprendi na monitoria, eu prático no meu novo trabalho, apesar de algumas vezes eu sentir “medo”, sei que a experiência que obtive vai ser para a vida toda”.


Nós ficamos felizes com o seu novo emprego Caio. Esperamos que você continue caminhando e crescendo profissionalmente e ganhe novas experiências daqui pra frente. Eu te desejo sucesso. Parabéns!




Eu@RepórterECE RJ – Aparecida Silva - 15 Anos - 9° Ano do Ensino Fundamental.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Curso de inglês realiza aula prática no Espaço do Rio



A aula de inglês no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro em parceria com o Consulado Americano e com o IBEU oferece aos jovens do Programa de Monitoria e Estágio, aos funcionários universitários e aos moradores da comunidade do Cantagalo Pavão e Pavãozinho realizou na aula de hoje, 26.10, uma atividade diferenciada.



Como a professora, Danielle Trigueiros, estava falando sobre culinária, frutas, em fim, alimentos, surgiu a ideia de sairmos dos slides para ilustrações feitas pelos próprios alunos.



Cada aluno ficou responsável por trazer algum alimento e, no início da aula falamos em inglês, as comidas que tínhamos na mesa: “passion fruit juice”, “peach juice”, “Carrot Cake” “Key lime pie”, entre outras coisas.


Foi uma aula muito boa, onde todos aproveitaram bastante! Que esa parceria perdure por muito tempo!




Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


Alunos da natação do Espaço do Rio se preparam para torneio



A natação do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro foi convidada para participar do  festival de natação organizado pelo Clube de Regatas do Flamengo para o  dia 5 de novembro.
Nesta terça-feira, 25 de outubro, os alunos já estão treinando e se preparando para o festival, pois querem muito sair de lá com suas medalhas no pescoço.
Esse torneio é mais para conhecer e iniciar o entrosamento, pois haverá outros e de outras modalidades. Vamos ficar na torcida e desde já desejar boa sorte!



EU@REPORTERECERJ – Raimunda Soares – 16 anos – 9º ano do Ensino Fundamental.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O "Dia das bruxas" já começou no Espaço do Rio



As crianças do Espaço Infantil iniciaram hoje, dia 25 de Outubro, as atividades referentes ao “Dia das Bruxas” que é comemorado todo dia 31 de outubro.


Com muitas pinturas, desenhos e aprendizado, as crianças confeccionaram bruxas e vassouras com o apoio da professora Gisele Cruz, dos Monitores e da Estagiária Normalista.


Esse foi só o comecinho, pois no decorrer da semana as atividades vão se modificando e a criançada vai chegar no dia das bruxas voando pelo Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro com suas vassouras.




EU@REPÓRTERECE RJ – Wickey Sales – 17 anos – 1° Ano Ensino Médio.


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Alunos chegam animados para o curso de venda e varejo no Espaço do Rio




Nesta segunda-feira, 24.10, iniciou-se mais uma turma de vendas e varejo oferecida pelo Coletivo Coca-cola em parceria com o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro. Depois das apresentações os alunos foram conhecer as outras atividades e os setores do ECE-RJ, para melhor situar os alunos que não moram aqui, mas nas comunidades vizinhas.



A turma terá duração de 2 semanas com aulas práticas e teóricas voltadas para o ensino das técnicas de vendas e varejo. No final do curso todos terão que apresentar o (trabalho de campo), que será realizado nos PDVs (Ponto de Vendas) da comunidade fora as aulas teóricas que realizarão trabalhos e avaliações.



A turma está bastante animada, pois já tiveram acesso ao blog do Coletivo e puderam ver todos os trabalhos realizados anteriormente.





Boa sorte a todos e um bom curso!




Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

“Barbie escola de princesas” na sessão de cinema do ECE-RJ



Aconteceu na tarde de hoje, 21 de outubro, a sessão de cinema do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.



O filme exibido foi “Barbie Escola de Princesas”, e, as crianças adoraram. Você que gosta de filmes infantis não perca as nossas sessões de cinema que acontece todas as sextas-feiras às 13h30min.




Até a próxima!





EU@REPORTERECERJ – Vinicius Lopes – 15 anos – 1º Ano Ensino Médio.


Evento homenageia as mulheres empreendedoras de comunidades carentes




No hall de Eventos do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro aconteceu nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, um evento do grupo Corte e Arte, que são mulheres costureiras da comunidade Pavão-Pavãozinho-Cantagalo. “Ciranda de mulheres”, nome dado ao evento, recebeu o patrocínio do Ministério da cultura.



O evento reuniu artesãs e empreendedoras de vários lugares. Para abrir o evento, o grupo cultural Afroreggae realizou uma apresentação e depois houve a premiação “Dandara” que homenageou as mulheres guerreira das comunidades da Zona Sul.




EU@REPORTERECERJ – Vinicius Lopes – 15 anos – 1º Ano Ensino Médio.





Aulas de basquete no Espaço do Rio



As aulas de basquete oferecidas pelo Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, têm sido muito proveitosas.
Esse mês de outubro está sendo um período de renovação das turmas e de implantação de novos meios de trabalhar com o grupo de alunos, e, os alunos tem mostrado muito interesse.
Nas aulas, a motivação dos atuais participantes em busca de novos colegas de equipe tem feito o Justificardiferencial, pois os que já frequentam fazem questão de chamar o amigo para se matricular e também fazer parte das aulas.
Através das aulas os alunos adquirem aprendizados importantes, como: espírito de equipe, cooperação, auto equilíbrio, entre outras qualidades que são moldadas durante os treinos.
Dentro do basquete aqui do ECE-RJ há uma convivência pacífica, pois as aulas são mistas tanto na idade, quanto no sexo.
Ontem, dia 20/10, eles treinaram as principais técnicas do basquete, e a valorizar os colegas de equipe durante o jogo.
Para quem tem a partir de 7 anos e deseja participar, as aulas são terças e quintas de 16:30h às 17:30h, é só se matricular na recepção do Espaço Criança Esperança.

EU@REPÓRTERECE RJ – Alef Filipe – 17 anos – 1° Ano Ensino Médio.

Espaço do Rio recebe Zaqueu Teixeira


Nesta sexta-feira, (21/10), recebemos aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, o deputado estadual, Zaqueu Teixeira.
Ele veio acompanhado do Cap. Leonardo Nogueira, onde conheceu a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) e os projetos que trazem benefícios aos moradores, atualmente instalados no prédio.
Passaram pelo Centro de Capacitação, Coletivo Coca-cola, pela biblioteca, quadra esportiva, teatro, piscina, cyber jovem, e, na finalização o Sr. Zaqueu Teixeira recebeu um azulejo com a obra Guerra e Paz, pintura de Candido Portinari.
Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.

Participe do Coletivo Coca-Cola no Espaço Criança Esperança do Rio



Ainda estão abertas as vagas para a próxima turma de venda e varejo do Coletivo Coca-cola.
Você que não perde as oportunidades de se aperfeiçoar em diversas áreas de conhecimento, não perca essa chance.
O curso tem duração de 2 semanas, e, as aulas envolve os alunos em partes teóricas e práticas, onde é desenvolvido até um trabalho de campo.
A próxima turma terá início dia 24 de outubro, e você que deseja se inscrever é só comparecer no Balcão de Oportunidades, aqui no Espaço do Rio, que fica localizado na Rua Alberto de Campos nº 12 - de 8 às 12h e de 13 às17h.
Os instrutores Ellen Miguel e Helber de Lima esperam por vocês!

EU@REPÓRTERECE RJ – Eliane Alves – 17 anos – 2° ano Nível Médio.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Espaço do Rio recebe a orquestra que fará parte da exposição Open UNESCO em Paris



A Orquestra de Cordas do AfroReggae que recebe o apoio do Criança Esperança apresentou nesta tarde de quarta-feira, (19.10), no teatro do Espaço Criança Esperança – RJ, o repertório que irá inaugurar a exposição “Open UNESCO” em Paris na próxima semana (23 à 27 de outubro).
O nosso aluno Ezequiel Profeta, que é capa do livro Criança Esperança 25 anos, também realizou uma gravação no mês anterior, no qual também será apresentado em Paris.
Para iniciar, os músicos falaram seu nome, o instrumento que toca, e deu à famosa “palhinha” de seu instrumento.
O coordenador da orquestra também deu uma palavrinha explicando o projeto e como é realizado, e a professora que trabalha diretamente com eles também deixou uma mensagem “Não basta só sonhar, tem que sonhar e trabalhar”.
O teatro estava repleto de crianças, jovens e adultos prestigiando o belo trabalho desenvolvido pela orquestra.
Boa sorte a todos, e, que eles venham ter uma ótima apresentar desta forma lá em Paris também, a final eles estarão representando o Criança Esperança.

EU@REPÓRTERECE RJ – Marcela Souza – 15 anos – 9° Ano Ensino Fundamental.


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Alunos do SENAI - RJ apresenta site educativo para as crianças do Espaço do Rio







Nesta quarta-feira, dia 19 de outubro, alunos do SENAI – RJ que também são jovens aprendizes da TV Globo vieram ao Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro apresentar para as crianças o site educativo desenvolvido por eles durante as aulas de webdesigner com o professor Alex de Souza.


O professor fez a apresentação do site para as crianças, e, elas ficaram doidas para navegar. Com o acesso das crianças alguns alunos estavam anotando as opiniões e sugestões das crianças para fazer os ajustes que serão necessários para melhor manuseio.


O site criado é totalmente voltado para o lado educacional, contendo jogos, livros, vídeos e músicas infantis. A página que mais me chamou atenção foi a que a criança pode redigir a historinha, mandar a sua própria história, ou, até mesmo acrescentar alguma coisa que não a agradou. Isso provoca uma interatividade do navegador com o navegante.


Nossas crianças foram o grupo piloto sugerido por duas alunas. Fabiana Simão e Erika Pereira, ex estagiárias normalistas daqui do projeto que hoje atuam como jovens aprendizes da TV Globo. Elas que deram a ideia de lançar o site aqui no ECE-RJ.


Segundo o professor, o site não está totalmente finalizado, pois na verdade eles vieram pesquisar e colher informações das próprias crianças para deixar o site o mais similar possível ao dia-a-dia delas.


Os alunos estavam super empolgados com o resultado que obtiveram e se sentiram satisfeitos em saber que estão no caminho certo. Para finalizar, realizaram a doação de livros infantis para a Biblioteca.


Parabéns ao professor e aos alunos que se dedicaram para fazer esse site tão criativo. Educar sempre é o melhor caminho!




Fotos: EU@REPORTERECERJ - Katlin Rosa – 16 Anos – 9º Ano do Ensino Fundamental.





Texto: Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Campeonato de futsal homenageará a África do Sul





No dia 18 de outubro, a turma de futsal do professor Francisco de Assis realizou uma atividade sobre os países da África do Sul.



A atividade foi de preparação para organização do torneio de futsal que será realizado em novembro em comemoração ao Ano Internacional para os Afro-descendente.



Na atividade foi realizada uma pesquisa dos países do continente africano com objetivo de fazer com que os alunos conhecessem mais sobre os países africanos e suas bandeiras. Essa pesquisa foi feita para a escolha dos nomes dos times. Todos os times terão nomes de países africanos.



Os alunos ficaram muito entusiasmados. Desenharam, pintaram suas bandeiras, e, já querem até formar os times.



Vamos esperar o campeonato para conferir essa preparação que está sendo feita desde já e torcer pelos times de preferência.




EU@REPÓRTERECERJ – Andreza Barros – 17 anos – 1° ano Nível Médio.




Alunos se aquecem no futsal do Espaço do Rio





Hoje, dia 18 de outubro, os alunos ainda estão se adaptando ao início de horário de verão, mas não perderam o ritmo. Nesse dia frio, o futsal do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro está bem aquecido.


Os alunos se divertem e deixam o corpo quente com muitos passes de bola e com a bola rolando no jogo. Na supervisão do professor Francisco de Assis, que é um dos professores de esporte aqui do ECE-RJ, os alunos desenvolvem suas habilidades.



O esporte de maneira geral ocasiona o desenvolvimento de valores morais e de conduta pessoal além do físico. E assim o Espaço Criança Esperança cumpre sua missão de formar cidadãos.



Ainda há vagas para os interessados em praticar esportes conosco, não perca tempo.



É só dirigir até a recepção do Espaço, e, lá você irá obter maiores informações e realizar sua matrícula.






EU@REPORTERECERJ – Arlen Medeiros – 15 Anos – 9º Ano do Ensino Fundamental.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Alunos do CIEP Presidente João Goulart apresentam o "Circuito do Trânsito"





A turma da professora Priscila Miranda do CIEP Presidente João Goulart desempenhou em suas aulas, uma atividade que tinha como propósito educar as crianças no trânsito.


O comprometimento da professora e dos alunos foi tão grande, que, repercutiu na Secretaria de Transportes fazendo com que o coordenador do Programa “Rio está de bicicleta”, Mauro Tavares, e alguns integrantes da (SETRANS) promovesse um evento para acrescentar as informações obtidas pelas crianças em sala de aula.


Os alunos apresentaram uma pequena encenação do trânsito confuso e do trânsito organizado. A Sr.ª Miriam Elias da Secretaria de Transportes apresentou alguns vídeos informativos com personagens de desenho animado para aprimorar a informação.


Durante o evento houve um sorteio que presenteou dois alunos com uma linda bicicleta, Larissa Pereira e Laílson Lima foram os felizardos. Essa iniciativa foi muito boa, pois é de pequeno que se educa. Todos os alunos adoraram o evento, e, com certeza quando forem atravessar a rua, se lembrarão do que lhes foi ensinado.


E assim foi o evento realizado no teatro do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro nesta sexta-feira, dia 14 de outubro.





Fotos: EU@REPÓRTERECE RJ – Alef Filipe – 17 anos – 1° Ano Ensino Médio.



Texto: Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Jovens do Espaço do Rio são diplomados em curso de vendas





Na manhã de hoje, dia 13 de outubro, aqui no Espaço Criança Esperança do Rio foi realizada a formatura dos alunos da turma de venda e varejo do turno da manhã, do Coletivo Coca-cola.
O curso teve duração de duas semanas com aulas teóricas e práticas. O objetivo maior é capacitar os jovens para atuar no mercado de trabalho, mas sabemos que tem aqueles que só querem aprender para caso seja necessário algum dia.
Na formatura os alunos convidaram seus familiares para prestigiá-los. Todos apresentaram sua pesquisa realizada nos PDVs (Pontos de Venda), falaram um pouco de como foi o curso, o que acharam dessa experiência, receberam seu diploma, e, deixaram bem claro que se sentiram lisonjeados em poder estar ajudando os comerciantes da comunidade. Para finalizar, todos se parabenizaram com uma deliciosa torta, salgados e muita coca-cola.
Parabéns aos concluintes!

EU@REPORTERECERJ – Raimunda Soares – 16 anos – 9º ano do Ensino Fundamental.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

"O Pequeno Nicolau" é exibido em homenagem ao Dia das Crianças






Nesta tarde chuvosa, nada melhor que assistir um filminho. E foi isso que as crianças do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, em comemoração ao Dia das Crianças fizeram. Elas participaram da sessão de cinema que o pessoal do Festival do Rio oportunizou.



O filme escolhido nesta tarde, (11/10) foi “O Pequeno Nicolau” que conta a historia de um menino que vivia sua vidinha com a atenção dos pais só pra ele, um dia ele escuta a conversa de seus pais pela metade e acha que vai ganhar um irmãozinho e não gosta nada da idéia. Ele fica o filme todo bolando uma maneira de sumir com o tal irmãozinho, mas na verdade não tem bebê nenhum, justamente quando ele estava se acostumando com a idéia seus pais resolveram lhe dar um irmãozinho.



Mas como nem tudo é do jeito que queremos, o irmãozinho dele não veio, e, sim uma irmãzinha. É um belo filme pra se ver com a família!



No final as crianças ganharam cachorro-quente, bolo e guaraná. Foi uma tarde maravilhosa.





EU@REPÓRTERECERJ – Naiara Pinheiro – 17 anos – 2° ano Nível Médio.



Festival do Rio exibe filme no Espaço Criança Esperança - RJ








Na manhã de hoje, dia 11 de outubro, os alunos do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro foram contemplados com uma sessão de cinema oferecida pelo Festival do Rio. Nada melhor que uma animação misturada com drama e comédia para animar a manhã da criançada.







“Shrek Terceiro” foi o filme exibido em homenagem ao Dia das Crianças, e, elas agradeciam por isso a cada sorriso dado durante o filme.







Ao final as crianças receberam cachorro – quente com guaraná para fazer aquele lanchinho antes de voltarem para suas atividades de rotina. À tarde teremos mais uma sessão que com certeza ficará lotada como esta do turno da manhã.





Foi um ótimo filme e as crianças adoraram. Até mais tarde!


EU@REPORTERECERJ – Lucas Vicente – 15 anos – 1° Ano Ensino Médio.

Crianças comemoram seu dia no Espaço Criança Esperança










Uma linda festa em comemoração ao Dia das Crianças aconteceu na tarde do dia 10 de outubro no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.



Apresentação de dança, teatro, pintura com os voluntários da TV Globo, brincadeiras, entrega de pirulitos de camélias e brindes. Tudo preparado para transmitir o nosso carinho pelas crianças que fazem parte do nosso dia-a-dia.




As crianças passaram uma tarde perfeita, liberando suas energias, correndo, pulando e dançando. Os pais também estiveram presentes prestigiando seus filhinhos e dando aquele apoio que só a família sabe oferecer.




Durante a festa, visuais foram transformados, unhas foram pintadas e a alegria contagiou todo o ambiente. Foi uma festa simples que alcançou o objetivo de levar alegria e felicidade a essas crianças que muitas vezes não recebem esse afeto em nenhum outro lugar.




Parabéns a todas as crianças!




Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.