quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Espaço do Rio é parceiro em gincana do CIEP Pres João Goulart





Na manhã do dia 30 de novembro, o Espaço Criança Esperança - RJ foi convidado a participar apoiando a gincana de final de ano do CIEP Presidente João Goulart . Participamos com a oficina de Twitter. "Caminhos do amanhã", bem como apoiando as atividades na quadra. A gincana ofereceu atividades e oficinas bem educativas com o intuito de envolver mais e mais as crianças e os jovens que estudam lá.

Para começar este dia, os jovens tomaram o seu café junto com seus amigos e seguiram para o pátio, onde o diretor Roberto Edmygio deu início ao evento e seguiu com uma apresentação natalina dos alunos ao som da gaita. Foi bem interessante e as crianças ficaram super envolvidas.

Logo em seguida, todos os alunos a partir do 6º ano envolvidos nas atividades foram para o Ginásio Esportivo do Criança Esperança, onde aconteceu um mini circuito com atividades variadas.
Os alunos prepararam uma música em homenagem a escola, apostaram corrida entre os jovens, participaram da oficina de foto e vídeo, adivinharam personagens e realizaram experiências científicas. Foi uma gincana bastante divertida e educativa para os jovens.

As salas de aulas se tornaram espaço para oficinas que desenvolvem a capacidade mental e o raciocínio do aluno. Massinha, reciclagem de papel, contação de histórias educativas...

Para dar mais ênfase a gincana, os alunos puderam falar um pouco mais dessas atividades com a equipe de twitter do ECE-RJ. Elas escreveram em uma frase o que estavam achando sobre o evento, tiraram suas fotos e acompanharam a postagem em nosso twitter.

Essas atividades proporcionaram as crianças e adolescentes um dia bem diferente, elas realmente adoraram e mostraram o quanto é necessário a diversificação de aprendizado. Parabéns a todos as crianças e jovens que participaram, o importante não é ganhar e nem perder, o importante é competir e se esforçar para dar o seu melhor no seu dia-a-dia.
Vale pena ver a "tuitada" , siga os links e veja as fotos e os vídeos:

  • Eu gostei da oficina de perguntas e respostas, pois me ajudou a desenvolver meu raciocínio. Robson T. 1501http://twitpic.com/7m3g51
  • Felipe da Silva, da turma 1501, foi o câmera da gincana e quis dar o seu depoimento. http://twitpic.com/7m3f0g
  • Eu gostei muito de brincar com os professores e fiquei muito feliz de ter participado da gincana. Atila T. 1701 http://twitpic.com/7m3atq
  • Oficina de "Vai e Vem" ensina as crianças a construirem seus próprios brinquedos. Confira o vídeo. http://twitpic.com/7m36fg
  • Na palestra sobre Cigarro, eu gostei de ajudar e e falar que o cigarro faz mal para a saúde. Adrielle T. 1501http://twitpic.com/7m2xlz
  • Gostei muito da oficina de sexologia, que nos ensinou a nos protegermos da AIDS e de outras doenças. Paloma T.1602http://twitpic.com/7m2tgn
  • Uma roda de conversa, quer saber dos jovens o que estão achando das atividades. http://twitpic.com/7m2jho
  • As turminhas de EI também se divertiram na oficina de contação de histórias. http://twitpic.com/7m2hov
  • Comecei com um belo café da manhã, agora participarei de uma gincana que vai ser muito divertida. Andeliana T1502http://twitpic.com/7m2bhm
  • Eu estou participando do projeto "Escola do amanhã" e estou participando de várias atividades. Keylane - T.Acelerahttp://twitpic.com/7m2ad2
  • Oficinas de massinha, também fazem a alegria e brincam com a criatividade da criançada. http://twitpic.com/7m29m6
  • O pessoal também aprendeu a reciclar papel numa oficina muito animada. http://twitpic.com/7m28d9
  • Enquanto isso, outros jovens tem aula de foto e vídeo, para ao fim serem os responsáveis pelo blog do evento.http://twitpic.com/7m252t
  • Uma gincana esportiva também está fazendo a alegria da garotada do CIEP, na quadra esportiva do @ECE_RJ.http://twitpic.com/7m2114
  • Nós achamos as oficinas muito legais, as brincadeiras são muito divertidas. Luana e Eliana, turma 1601. http://twitpic.com/7m1zhq
  • Eu gostei do café da manhã, estava delicioso e também estou gostando da aula de twitter. Rosangela, turma 1502.http://twitpic.com/7m1qxd
  • Nada melhor que uma gincana aqui no CIEP, coisa que não acontece desde que eu era do EI. Isabella - T. 1502http://twitpic.com/7m1o56
  • Eu estou vivendo uma vida melhor aqui no CIEP, e estou adorando as atividades de hoje. Saiane - T.1502 http://twitpic.com/7m1m9l
  • Nada melhor do que um delicioso café da manhã pra começar o dia. http://twitpic.com/7m1ieg
  • Os alunos do CIEP deram abertura ao evento com uma apresentação de gaita, tocando musicas natalinas. Veja o video!http://twitpic.com/7m1fqe




Eu@REPÓRTERECERJ – Aparecida Silva - 15 Anos - 9° Ano do Ensino Fundamental.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Espaço do Rio recebe visita de mexicano



O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro recebeu hoje, dia 29 de novembro a visita do mexicano Aldo Arce da ONG Puerta Jovem acompanhado pela Alessandra Magagnin da UNESCO.



Aldo participa da ONG Puerta Jovem, projeto que prioriza crianças e jovens até 23 anos. Ele queria conhecer o Espaço Criança Esperança do Rio para ter uma base de como prosseguir com seu projeto.



Durante a visita passamos por todos os setores e vimos às atividades que estavam acontecendo no momento, eles gostaram muito.



Tenho certeza que ele conseguiu captar o nosso objetivo maior e que ele tenha sorte quando for aplicar o nosso exemplo em seu projeto no México.




Voltem sempre!





EU@REPORTERECERJ – Arlen Medeiros – 15 Anos – 9º Ano do Ensino Fundamental.


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Reunião com os Pais do Programa de Monitoria e Estágios no Espaço do Rio






Na sexta-feira, (25/11), aconteceu à reunião com os responsáveis dos jovens do Programa de Monitoria e Estágios que no próximo mês irão fazer uma viagem internacional para Buenos Aires, Argentina.



A coordenadora do Programa, Roberta Silva, elaborou uma apresentação para esclarecer o máximo qual o objetivo da viagem e o que os jovens farão durante os 3 dias que passarão lá.



Para iniciar foram tiradas algumas dúvidas sobre o vôo e o que pode levar na mala e na bolsa de mão. O roteiro completo da viagem já havia sido passado para os monitores, e na sexta, os responsáveis tomaram ciência do que eles farão durante a viagem.


O objetivo da viagem é praticamente conhecer um ambiente diferente, com outras, culturas, culinárias, outras paisagens, e diversas curiosidades a serem descobertas.


Tenho certeza de que a vivência com outro estilo de vida, mesmo sendo pouca, trará uma boa experiência para esses jovens.



Agora só resta esperar o momento do embarque para começarmos a contar o que estamos fazendo por lá. Siga-nos no Twitter e poderá acompanhar passo a passo da viagem.



Boa viagem a todos e aproveitem!




Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.




sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Alunos do Ciep em " Xuxa sonhos de menina"





Dia 25 de novembro de 2011 os alunos da Biblioteca assistiram ao filme “Xuxa sonho de menina” na sessão de cinema do Espaço Criança Esperança do Rio.


Vou descrever a sinopse para que aqueles que não viram o filme possam ter uma noção. O filme conta a historia da professora Kika que veio do interior com o sonho de se tornar atriz na cidade grande sempre incentivada por sua amiga Lara. Ela decide fazer um teste, mas perde sua carteira com todos os seus documentos e dinheiro.


Na rodoviária ela conhece uma simpática senhora que decide ajudá-la a embarcar. Uma poderosa produtora de TV decide colocar policiais atrás da professora Kika por ela ter destruído seu cenário em um teste teatral. A senhora que já havia ajudado Kika uma vez decide ajudá-la novamente, e, lhe dá um bolo mágico de maça que faz Kika voltar a sua infância novamente.


As crianças se divertiram muito com o filme e riram bastante.


Até a próxima sessão!




EU@REPÓRTERECERJ – Andreza Barros – 17 anos – 1° ano Nível Médio.




"Crianças do Espaço do Rio já em rítmo de Natal"



No dia 25 de novembro de 2011, a professora Gisele Cruz montou uma árvore de Natal com as crianças no Espaço Infantil.


Ao longo da semana as crianças desenvolveram atividades de Natal. Elas desenharam como é o natal em suas casas com suas famílias, o que eles gostariam de ganhar do Papai Noel e suas perspectivas para o natal de 2011.


Hoje, as crianças confeccionaram árvores em rolos de papel higiênico, depois de prontos elas formaram uma enorme árvore de natal juntando todas as árvores feitas por eles, que formou um lindo painel.


As crianças estão muito entusiasmadas com o natal, contaram para a professora que estão loucos para que chegue logo, porque o que eles mais gostam é de ganhar presentes e da ceia de natal que suas famílias fazem quando se reúnem para comemorar essa data tão importante na vida de todos.





EU@REPÓRTERECERJ – Andreza Barros – 17 anos – 1° ano Nível Médio.




quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Português conhece o Espaço do Rio



O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro recebeu hoje, dia 24.11, Rose Rondon, que faz parte da Secretaria de Assistência Social e o estrangeiro de Portugal, Gonçalo Riscado, do Cultural Trend Lisbon.


Juntos vieram visitar nosso projeto e saber como funcionam as atividades diárias. Quem mostrou o Espaço para eles foi o colaborador Adailton de Carvalho. Os visitantes gostaram muito do Espaço do Rio e deixaram claro que esse projeto é um grande auxílio para os moradores das comunidades locais, e, ainda puderam apreciar a vista da lagoa Rodrigo de Freitas.


Bem vindos e voltem sempre!



EU@REPORTERECERJ – Taynara Agapito – 16 Anos – 1º Ano Ensino Médio.

Espaço do Rio recebe doações de brinquedos





No dia 23 de novembro, o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro recebeu a doação dos brinquedos que farão a alegria da criançada na grande festa natalina que será no dia 8 de dezembro às 10h.



Roselaine Galdino, Adailton de Carvalho, e eu, Taynara Agapito fomos até o SAARA no Centro da Cidade, para buscarmos as doações. O SAARA (Sociedade de Amigos da Rua da Alfândega e Adjacências) é o maior shopping popular a céu aberto do Brasil. A loja de brinquedos Simões, com o apoio do presidente da SAARA, Ênio Bittencourt, nos doou cerca de 300 brinquedos mais uma vez, já que no ano passado também foram eles que colaboraram conosco.



Na loja, uma das vendedoras nos recepcionou e nos ajudou a escolher os brinquedos. Quem nos beneficiou com esse contato foi o presidente do Conselho de Varejo da Associação Comercial do Rio de Janeiro e dirigente da Associação Comercial do Rio de Janeiro Daniel Plá, que também colabora com o projeto oferecendo aulas de fotografias para os jovens.



Como já falei o Natal do ECE- RJ será no dia 8 de dezembro e contará com a presença de todos os alunos e seus familiares, funcionários, professores e educadores daqui do Espaço, e, claro, com o Papai Noel. Não fique de fora!



As crianças e a equipe do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro agradecem a todos que estão contribuindo com o natal dessas crianças!




EU@REPORTERECERJ – Taynara Agapito – 16 Anos – 1º Ano Ensino Médio.




quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Coordenador de Projetos Internacionais da Fundación Gás Natural Fenosa, Manuel Beguer, no Espaço do Rio









O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro recebeu a visita do Coordenador de Projetos Internacionais da Fundación Gas Natural Fenosa, Manuel Beguer i Mayor, acompanhado de Bianca Carrilho, da Comunicação da CEG, nesta terça-feira, dia 22 de novembro.


Sr. Manuel Beguer veio para conhecer a obra lindíssima financiada pela Fundacion Gás Natural Fenosa. O famoso painel que reproduz a obra “Guerra e Paz”, de João Candido Portinari (exposta na sede da ONU em Nova Iorque), afixado em azulejos na lateral do prédio, e, prestigiar os alunos do curso de Técnicas de Revestimento Cerâmico do Centro de Capacitação Gás Natural Fenosa.


A última turma deste ano teve início no dia 3 de outubro, e, por coincidência o término foi ontem, (22.11), juntamente com a visita do Coordenador de Projetos Internacionais da Fundacion Gás Natural Fenosa.


Os alunos (ladrilheiros) tiveram a oportunidade de conversar com o responsável pelo financiamento deste curso, mostrar a ele as obras já realizadas no prédio e o acompanhá-lo até o painel de Cândido Portinari.


Para não tomar muito tempo, Manuel assistiu ao vídeo do percurso feito pelos alunos antes, durante e após a profissionalização e entregou o certificado para aluna Alcilene Santos, representante do sexo feminino que já está trabalhando autonomamente como ladrilheira e colocando em prática o aprendizado do curso.


É sempre um prazer receber as pessoas que auxiliam e apóiam os cursos oferecidos aos moradores das comunidades, que muitas vezes, não teriam como fazer o curso no SENAI – RJ, instituição que os capacita, se não fosse gratuito e próxima as suas moradias.


Ao finalizar a visita no painel “Guerra e Paz”, Manuel Beguer recebeu alguns azulejos com a réplica da obra de Portinari para levar para a Espanha.


Parabéns aos alunos e sucesso!


Foto: EU@REPÓRTERECE RJ – Eliane Alves – 17 anos – 2° ano Nível Médio.





Texto: Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


Inauguração da Árvore de Natal do Espaço do Rio



A Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas carrega desde 1996 histórias de alegria e felicidade. Como tradução natalina, os cariocas e até mesmo pessoas de outros estados e países, prestigiam o momento da inauguração.

Esse ano, a inauguração será no próximo sábado, dia 26 de novembro, e aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, também temos a nossa árvore, símbolo natalino.



Inaugurada ontem, dia 22.11, no Hall de Eventos do ECE - RJ as crianças fizeram questão de posar ao lado da árvore para uma foto. A nossa festa natalina será no dia 8 de dezembro, com direito a papai Noel e a distribuição de brinquedos.



Todos os alunos do Espaço Criança Esperança – RJ poderão fazer parte desta grande festa que encerrará mais um ano letivo.



As crianças já estão ansiosas para essa grande data, e, já estão comentando com os amiguinhos o que pediram a papai Noel.



Foto: EU@REPÓRTERECE RJ – Eliane Alves – 17 anos – 2° ano Nível Médio.



Texto: EU@REPORTERECERJ – Raimunda Soares – 16 anos – 9º ano do Ensino Fundamental.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Evento marca continuidade do Projeto "Up With English" no Espaço do Rio






Aconteceu nesta segunda-feira, (21.11), no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro o evento que marcou o início de um novo parceiro no projeto Up With English, a BG Brasil.


Em agosto do ano passado, os jovens matriculados no Espaço Criança Esperança RJ tiveram a oportunidade de começar a aprender a língua inglesa. O projeto Up With English é fruto de uma parceria entre o Consulado Americano, o IBEU e o Espaço Criança Esperança RJ, e, agora o BG Brasil. Juntos eles estão ocasionando aos alunos o aprendizado da língua estrangeira falada mundialmente.


Antes da cerimônia inaugural, o Vice Presidente da BG Brasil, o Cônsul Geral dos Estados Unidos, o Diretor do IBEU e outros participantes, conheceram os setores e as atividades que acontecem aqui no ECE-RJ.


No Balcão de Oportunidades, a jovem Andressa Christina, apresentou sua rotina diária em inglês, na Biblioteca, Andréia Barros falou do mural que homenageia os Afrodescendentes, e, na sala que acontecem às aulas, o Alex Barbosa também apresentou em inglês, ambos, alunos do Projeto Up With English.


Para continuarmos, seguimos para o teatro onde foi apresentado o Navio Negreiro em homenagem ao Dia Internacional dos Zumbis do Palmares, depois deu-se inicio a cerimônia. Três alunos do Projeto Up With English, Vilmara Figueira, Eu, Rafaela Feliciano e Alex Barbosa falamos sobre a importância do aprendizado da língua inglesa. A professora Danielle Trigueiros também foi homenageada e definiu em poucas frases a responsabilidade de um professor.




Em seguida foram chamados ao palco os idealizadores e financiadores do curso para falarem da continuidade da parceria. Ficamos muito animados, pois sabemos que não irá acabar por aqui, essa bela parceria. Ao final houve uma troca de brindes.


Nós jovens aqui do Projeto, lutamos e estamos conquistando cada vez mais o nosso lugarzinho nesse mundo dividido por muitas barreiras, mas sempre seguindo em frente em busca de nossas realizações.


Esse ano foi nos concedido uma viagem internacional para Buenos Aires, fruto de muito esforço. Não paramos por aí, esse é só o comecinho da nossa jornada, ainda queremos colocar o nosso inglês em prática, e, como diz o cônsul “ir à Nova York não é tão difícil assim”, quem sabe lá não é nosso próximo destino?




Os alunos agradecem a todos pela oportunidade e que essa parceria alcance as próximas gerações!




Abaixo, link do vídeo com depoimento do Cônsul geral dos Estados Unidos e do presidente da BG Brasil: http://www.youtube.com/watch?v=iPhjiaKMP1k





Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.




ECE RJ e C.R. Flamengo realizam Torneio de Integração


Neste sábado, dia 19 de novembro, o Espaço Criança Esperança e o Clube de Regatas do Flamengo, organizaram um torneio de Futebol Society, na Gávea, celebrando a integração.
Participaram do Torneio dois times do Espaço Criança Esperança RJ e dois times do Flamengo, todos muito empolgados, participaram com muita alegria e disposição. A equipe 2 do Flamengo sagrou-se campeã, com a equipe do ECE RJ 1 ficando como vice-campeã.
O Flamengo deu a todos os participantes um boné oficial do Flamengo, o que só fez aumentar a felicidade da garotada.
Estas ações de integração com o C.R. Flamengo não param por aí, já esta acertado, para o próximo dia 5 de dezembro, uma aula integrada no ECE RJ com as turmas de basquete do Flamengo e do ECE RJ e para o dia 6 de dezembro, o Flamengo irá ao ECE RJ, com sua equipe de Nado Sincronizado, que representou, com medalhas, o Brasil no Pan de Guadalajara e ainda poderá convidar meninas da natação do ECE RJ para participar de treinamento no Nado Sincronizado do Flamengo. E para 2012 vem mais atividades integradas por aí.



Vejam o álbum de fotos:

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Crianças e Adolescentes se divertem no ECE-RJ





Hoje, dia 18 de Novembro, as crianças da Educação Infantil se divertiram no Espaço Infantil brincando na casinha, no escorrega, nos computadores da Computoteca e também na área de realização de trabalhinhos.




O Espaço Infantil é idealizado para crianças até 6 anos de idade, junto com a professora Gisele Cruz e os monitores. As crianças com essa faixa etária podem usufruir a vontade deste espaço, assim, elas desenvolvem mais a sua inteligência e aprendem muito mais de uma forma lúdica.




Depois fomos fotografar o Apoio Escolar e o Cyber Infantil, onde todas as crianças de 7 á 11 anos podem usar os computadores do Cyber e ampliar seu conhecimento com os temas desenvolvidos no Apoio Escolar.



Nestes setores os jovens do Programa de Monitoria e Estágios com o suporte dos responsáveis pela Biblioteca auxiliam as crianças nas diversas atividades desenvolvidas.




Para encerrarmos este dia alegre, fomos diretamente para a quadra esportiva, onde estava acontecendo o último treino dos jogadores que foram selecionados para participar de um torneio amanhã, (19.11) no Clube de Regatas do Flamengo. Bela oportunidade não é?



Boa sorte meninos, esforço e coragem, vocês vão longe.




Assim encerramos a nossa divertida manhã no nosso Espaço Criança Esperança.





Eu@RepórterECE RJ – Aparecida Silva - 15 Anos - 9° Ano do Ensino Fundamental.


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Jovens do Espaço do Rio participam da abertura da campanha "Brasil sem Cigarro"




No dia 13 de novembro, os Monitores e Estagiários do Espaço Criança Esperança do Rio foram à inauguração da campanha “Brasil sem Cigarro” no SESC, onde assistiram à palestra do Dr. Dráuzio Varella e Zeca Camargo.



Foi falado tudo sobre o tabagismo e muitas orientações foram deixadas. Como largar o vício, quais tratamentos para os fumantes e para aqueles que convivem com fumantes, alimentação adequada, doenças que o cigarro traz para o nosso organismo e para os nossos dentes, entre outras coisas importantes.



Diversas oficinas foram montadas para melhor fixação. Agora as principais capitais do Brasil vão receber uma grande lixeira para que s fumantes possam jogar seus maços de cigarro. Tudo para que eles possam ver o quanto isso os prejudica e quem sabe abandonar enquanto há tempo.



Foi uma manhã de muito aprendizado!







EU@REPORTERECERJ – Taynara Agapito – 16 Anos – 1º Ano Ensino Médio.



"Locadora" Espaço do Rio



Como na quarta-feira, dia 16.11, recebemos diversos DVDs de filmes doados pela Família Marinho, surgiu a ideia de criarmos uma “locadora” para os funcionários e membros da equipe do Espaço Criança Esperança RJ.

Os filmes infantis foram expostos na Videoteca (local exclusivo para as crianças assistirem seus filmes), mas os documentários e séries para jovens e adultos estarão à disposição.



Agora todos os funcionários podem pegar dvds emprestados gratuitamente. A equipe do ECE - RJ achou a ideia ótima e já começau a pegar o filmezinho para o fim de semana. Basta se dirigir ao Núcleo de Comunicação e escolher o filme que deseja. Rafaela Feliciano, funcionária do Espaço estará anotando o nome do filme e do funcionário que está levando. Cada funcionário tem direito a um filme, e, para maior revezamento, os filmes poderão ficar até dois dias com cada pessoa, assim todos poderão assistir.


Se você tem DVD em casa, que já assistiu, pode fazer sua doação, a Equipe do ECE-RJ agradece.



Em breve mais notícias da “Locadora do ECE – RJ”.





EU@REPORTERECERJ – Taynara Agapito – 16 Anos – 1º Ano Ensino Médio.




quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Videoteca do ECE - RJ recebe doações







Nesta quarta feira, dia 16 de novembro, o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro recebeu diversos DVD's com filmes variados doados pela família Marinho.

As crianças da Videoteca adoraram, pois é sempre bom assistir um filme novo, enriquecendo assim, o conhecimento.
Assim que os filmes chegaram as crianças pediram para colocarmos, eles já estão assistindo e gostaram muito. Todos estão agradecendo a família Marinho pela doação.

Muito obrigado pelos filmes, nós gostamos muito!


EU@REPORTERECERJ – Arlen Medeiros – 15 Anos – 9º Ano do Ensino Fundamental.

Integrantes da ONU Habitat e do Council Of State Governments visitam o Espaço do Rio



No dia 12 de novembro o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro recebeu dois grupos de estrangeiros para conhecer as atividades que são desenvolvidas e oferecidas aos moradores locais.



Pela manhã um grupo da ONU Habitat que chegou ao elevador panorâmico da comunidade e foi recepcionado pelos integrantes do MUF – Museu de Favela e seguiu pela comunidade, onde visitaram o MUF, a UPP – Unidade de Polícia Pacificadora e o Criança Esperança.


No Espaço Criança Esperança o grupo conheceu as atividades e os locais que as crianças frequentam diariamente. Todos ficaram felizes em saber que na comunidade as crianças tem oportunidades excelentes para um melhor crescimento.









A tarde, chegou integrantes do Council Of State Governments que vieram pela comunidade até a sede da UPP com o capitão Renato Senna. Lá ele explicou como é o funcionamento do policiamento de pacificação na comunidade e fomos para o Criança Esperança.



Ao chegar visitamos o Ginásio Esportivo, onde acontecia um jogo dos moradores da comunidade, passamos pelo hall de eventos, onde uma família preparava uma festa de aniversário infantil, seguimos para o Coletivo Coca-cola, para a biblioteca e na piscina.


Como o Espaço Criança Esperança funciona de segunda a sexta, de 8h às 17h, as atividades não foram vistas em funcionamento, mas pode-se ver os locais e observar as atividades que são feitas pela comunidade aos finais de semanas.



Sejam todos bem vindos e voltem sempre!




Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Alunos do futsal se preparam para amistoso no Clube do Flamengo






Devido à parceria iniciada Espaço Criança Esperança RJ e o Clube de Regatas do Flamengo, alunos do futsal irão no próximo dia 19 de novembro participar do Torneio Integração, de Futebol Society no clube. O Espaço Criança Esperança do Rio levará duas equipes, eles jogarão entre si e com os times do clube do Flamengo.


A equipe do professor Francisco de Assis realizou um treino hoje, 11/11, somente com os alunos que irão participar do torneio. Todos estão muito animados com a oportunidade, e, já estão se esforçando para fazer bonito igual à equipe de natação que participou de um festival e se desempenhou muito bem.


Sabemos que é um torneio, mas o objetivo maior é começar um entrosamento, os alunos estão confiantes. Quem sabe não aparece convites para testes.


Boa sorte!





EU@REPORTERECERJ – Lucas Vicente – 15 anos – 1° Ano Ensino Médio.




Espaço do Rio recebe Beatriz Assumpção






Na manhã desta sexta-feira, 11 de novembro, tivemos a visita da Beatriz Assumpção da Instituição BG Brasil, para conhecer de pertinho o que é realizado no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro. Beatriz se maravilhou com as atividades que são oferecidas no Espaço para as crianças, jovens e adultos, tais como: o futsal, natação, teatro, dança, basquete, entre outras.

Ela pôde conhecer também as funções dos jovens do Programa de Monitoria e Estágios, que tem como principal objetivo capacitar teoricamente e praticamente os jovens para o mercado de trabalho.



Ao final, Beatriz conversou com o Jairo Coutinho, coordenador do ECE- RJ.





EU@REPORTERECERJ – Lucas Vicente – 15 anos – 1° Ano Ensino Médio.


Jovens do Programa de Monitoria e Estágio conhecerão Buenos Aires




Durante alguns meses, nós, integrantes do Programa de Monitoria e Estágios estávamos planejando uma viajem de formatura e comemoração do ano de 2011. A princípio não tínhamos destino certo, mas logo após uma reunião, Buenos Aires ficou sendo a nossa proposta de destino.
Elaboramos, então, algumas estratégias para alcançar nosso objetivo: montamos uma apresentação a fim de conseguirmos patrocinadores, recebemos palestras de quem já foi ao local, Bazar, vendas de azulejos da obra de Portinari, barracas de festa junina, entre outras coisas foram planejadas para realizarmos uma viagem internacional.
Todos muito entusiasmados e dando o melhor de si, não colocamos nenhum empecilho e nem mesmo obstáculos pode nos parar.

Até que no dia 9 de novembro tivemos uma visita de representantes da UNESCO onde recebemos a MARAVILHOSA notícia de que nossa viagem está confirmada. Já vamos deixar as malas prontas, pois não sabemos o dia nem a hora, só temos a certeza de que vamos, e, só isso já nos alegra muito.

Eu, Thais Cavalcante, monitora do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, quero agradecer em nome de todos do grupo, o apoio dos nossos líderes e todos os que irão apoiar financeiramente a nossa viagem. Estamos muito felizes em saber que temos com quem contar para nos auxiliar a descobrir novos horizontes.

Buenos Aires que nos aguarde!

Parabéns a todos os monitores, e, muito obrigada a todos que acreditaram em nós e nos ajudaram a realizar esse sonho!

EU@REPORTERECERJ – Thais Cavalcante – 14 anos – 1° Ano do Ensino Médio.