segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Adiós muchachos! Adoramos Buenos Aires!



Os jovens do Programa de Monitoria e Estágios do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro realizaram nessa semana, exatamente nos dias 13,14 e 15 de dezembro, uma viagem internacional para Buenos Aires, Argentina, proporcionada pela UNESCO.
No aeroporto, os “marinheiros de primeira viagem” já estavam ansiosos para o embarque, e não paravam de falar o quanto achavam interessante conhecer um país internacional.
Ao chegarmos em Buenos Aires, muitas fotografias começaram a ser “sacadas”. Seguimos para hotel Facon Grande onde fomos muito bem recebidos, colocamos as malas e começamos o nosso city tour pela cidade.
Durante todo o nosso trajeto, o guia Pablo, nos apresentou os pontos principais de Buenos Aires. No "city tour" passamos por Recoleta, Caminito, parques e diversos locais históricos da cidade.
À noite fomos jantar no “Siga la vaca” no Puerto Madero, e, assim concluimos o nosso primeiro dia em Buenos Aires.
Para aproveitar bastante o nosso segundo dia, acordamos bem cedo tomamos café e partimos para o Zoo Lujan, onde pudemos tirar lindas fotografias com tigres, leões, dromedários, elefantes, tucanos, foca, etc.
Como tínhamos um tempinho livre até o horário de irmos para o Señor Tango, voltamos para Caminito e continuamos nossas compras de lembrancinhas para os familiares.
Ao cair à noite pegamos o nosso ônibus e seguimos para o Señor Tango, jantamos e assistimos um lindo show de tango. O local bem iluminado já tinha nos deixado curiosos, sabíamos que algo de muito especial iria acontecer. Ao iniciar o show, infelizmente não podíamos nem tocar na câmera, mas foi muito bacana conhecermos a dança principal da Argentina.

Todos felizes e cansados, voltamos para o hotel para dar aquela descansada. Queríamos que fosse a noite mais longa, mas infelizmente o relógio despertou para irmos tomar café e nos despedirmos do local.
Fomos para o restaurante do hotel tomamos café e acabamos com nossos últimos pesos comprando doces e chicletes.
A viagem foi fantástica, só Deus sabe quando teremos uma outra oportunidade dessa, espero que seja mais breve possível.
Queríamos agradecer a todos que colaboraram para que esse momento fosse concretizado, e, agradecemos  a toda equipe do ECE RJ, que nos apoiou durante todo o ano de 2011.
Os monitores, as estagiárias e as funcionárias que foram agradecem de coração, foram momentos maravilhosos e de muita alegria e confraternização. Tenho certeza que todos adquiriram uma excelente experiência.





Abaixo algumas frases dos jovens que embarcaram nessa viagem:
Ingrid Marques (monitora): "Gente, fiquei muito feliz com a viagem, gostei bastante, me diverti muito, tirei bastante foto com o leão, com o urso, com o trigre, andei no dromedário Etc...."
Rafaela Feliciano (funcionária): "Buenos Aires é fantásticaaaa... Los Hermanos nos recebeu muito bem...
Foi tudo maravilhoso, os passeios, as compras, o city tour, o hotel, o tango, a culinária... em fim, foi tudo além do que eu esperava, também, ao lado de pessoas tão especiais não teria como alguma coisa ficar ruim!
Tenho certeza que essa experiência ficará eternamente na memória de cada um!
Ameiiiiiiiiiiiiii!!!"
Aparecida Silva (monitora): "Buenos Aires foi uma experiência incrível ... com pessoas incríveis e que vai deixar muitas saudades, cada lugar que passamos parecia que estávamos á semanas lá. Eu adorei e amei tudo na cidade, espero que a cidade não fique com saudades de todos, principalmente o tigre né katlin? Bj"
Wickey Sales (monitor): "Viagem muito boa, pude aprender muitas coisa nessa viagem, Buenos Aires vai deixar saudades. Foi uma experiência muito boa isso pode ter certeza que vai ficar gravado na minha memória em um lugar especial."
Naiara Pinheiro (monitora): "Buenos Aires é linda, amei.
Vai ficar gravado cada momento em minha memória, minhas companheiras de quarto, os banhos de banheira, o passeio ao Zôo Lujan, o medo na jaula dos tigres e do leão. Essa viagem me ensinou muito a dar valor as pessoas que amo, ao feijão requentado da minha mãe rsrs, a ser mais independente e confiar mais em mim.
Buenos Aires sentirei saudades."
Jackson Silva (estagiário): "Buenos Aires vai deixar saudades, apesar de tudo eu já estava meio triste não querendo se despedir de todos, eu fiquei com ar de despedida, fiquei meio triste no final porque sei que estou me despedindo de pessoas maravilhosas de minha vida. Apesar de tudo, os momentos que passamos juntos jamais serão esquecidos e esse tempo que passamos na Argentina vai ficar pra sempre na memória de cada. Um obrigado a todos por ter me proposto um dos melhores momentos da minha vida, sentirei saudades de todos AMOO TODOS VOCÊS !!!"
Andréia Barros (funcionária): "Espero que essa viagem tenha sido tão maravilhosa para todos quanto foi para mim, e que essa seja só a primeira de outras que ainda virão.
E depois de encerrar o ano com chave de ouro, chegou à hora de descansar, que todos tenham maravilhosas férias, e no ano que vem tem mais. Aproveitem!
Andreza Barros (monitora): "Viagem maravilhosa com pessoas maravilhosas... Foi tudo ótimo e tenho certeza que ficou marcado para todos. Que venham muitas viagens por ai e que nos possamos curtir cada vez mais juntos."
Marcela Carvalho: "Buenos Aires, vai ficar guardado ETERNAMENTE na minha memória.
Por pouco a viagem que eu tanto esperava ia por água abaixo , AMEEEI.
Mais em fim depois ocorreu tudo bem."
Thaís Cavalcante (monitora): "13,14 e 15 de dezembro de 2011, FORAM ALGUNS DOS MELHORES DIAS DA MINHA VIDA!!!!
Foi um sonho realizado ir para fora do Brasil... E me encantou muito, aquelas pessoas falando espanhol e eu não entendendo nada kkkkk. Conhecer um Zoológico que pude tocar nos animais , tigre e leão *O* e ir com as pessoas que me dou super bem.
Ficar no hotel Facon Grande foi muito engraçado, aquela comida lá estranha da Katlin KKKKKKKKKKKKK .“Señor Tango” foi muito emocionante !! Nossa não tenho mais palavras para descrever como foi boa a viajem, digo que foi muito bom e que tenha mais viagens assim que possamos estar juntos novamente e que seja melhor ainda! Muito obrigada pela experiência e pela OPORTUNIDADE! Amo todos vocês de coração mesmo!

Obs: Quando cheguei em casa, fui logo comer arroz e feijão da minha mãe, porque aquela comida de lá, meu Deus! kkkkk"
Cristielle Nascimento (estagiária): "Buenos Aires?
Uma experiência maravilhosa que possibilitou a descobertas de muitas outras em tão pouco tempo, nesses breves dias pude conhecer pessoas maravilhosas e fantásticas, aprendi a dar valor ao nosso querido e amado "arroz com feijão", entre outras coisas. Experimentei da mais alta alegria ao nervosismo extremo; ao entrar na jaula dos tigres, resumindo foram ótimos todos os momentos.
Me diverti muuuuuuuuuuito e vou guardar todas as recordações com muito carinho.
Valeu a pena todo o nosso esforço durante o ano de 2011, vamos agora aguardar a chegada de 2012 e trabalhar muito para um novo projeto, quem sabe (Nova York)."
Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Feliz Natal e muita Paz!


Papai Noel comemora o Natal e os 10 anos do ECE RJ








Neste dia 8 de dezembro, o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, comemorou a Natal com a presença do Papai Noel oficial da cidade do Rio de Janeiro, e também os 10 anos do Projeto que foi inaugurado em 2001.


O Teatro do ECE estava lotado de crianças que queriam ver de perto o Papai Noel. Durante o evento os presentes puderam ver um vídeo comemorativo aos 10 anos do ECE, com imagens desses dez anos e também uma performance teatral dos professores Nelsom e Geraldo (Dança e Teatro) como anjos de Papai Noel. Ao final as crianças receberam seus presentes e fotografaram ao lado de Papai Noel.











sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Feliz Natal, direto de Harvard


O intercâmbio como os universitários de Harvard que estiveram no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro em julho deste ano criou mais que fortes laços com os jovens do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho. Semeou uma amizade para além daquele período, para além da fronteiras, da distância, e graças ao universo da internet cultiva uma relação para todo o sempre.
Jesse Sanches e seus amigos de Harvard, neste dezembro, nos enviam mensagens de Natal com muita emoção. Veja nos vídeos:




quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Alunos celebram o Natal no Espaço do Rio com o Papai Noel








O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro comemorou hoje, 08.12, os 10 anos do ECE–RJ e a chegada do Natal com uma linda festa.


Alunos, responsáveis, funcionários e todos da equipe puderam receber o Papai Noel oficial da cidade e juntos festejarmos mais um Natal que se aproxima. Antes de o Papai Noel chegar os alunos de teatro fizeram uma apresentação natalina para as crianças muito emocionante.


Todos estavam atentos e ansiosos aguardando a chegada do grande símbolo do Natal, o papai Noel.


Quando ele entrou no teatro todos começaram aplaudir, chamá-lo e até mesmo levantar para se aproximar dele. Após os dizeres do bom velhinho, deu início o Natal do Espaço do Rio.


Todas as crianças puderam ir ao palco pegar seu presente e dar um abraço no Papai Noel. As crianças não queriam sair de perto dele, foi difícil contê-las, mas, conseguimos.


Muita alegria e emoção podíamos ver e sentir em cada olhar, tanto das crianças como dos adultos, a final Natal nos traz esse clima de esperança.


O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!




EU@REPÓRTER ECE RJ –Ingrid Marques – 16 anos – 1° ano Nível Médio.





Merry Christmas!



Nesta quarta-feira, (07/12), os alunos de inglês do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, que tem uma parceria com o Consulado Americano e IBEU, realizaram sua última aula do ano.



Para fechar com “chave de ouro” não poderíamos deixar de nos confraternizarmos e agradecermos por mais um ano que se finda. Como de tradição, preparamos um amigo oculto e muitos quitutes para juntos desejarmos um Feliz Natal e um 2012 repleto de alegrias e realizações para todos nós!





Merry Christmas!



Rafaela Feliciano - Núcle de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.

Oficina de teatro encerra o ano com confraternização no Espaço do Rio





Na tarde do dia 06 de dezembro os alunos da oficina de teatro com a professora voluntária Cristina Bithencourt fez o encerramento das aulas com uma confraternização entre as crianças.


Os alunos e a professora se desejaram um feliz natal e encerraram as aulas deste ano com muita alegria.


Um feliz natal para todos é o que a turma da oficina de teatro deseja!




Rafaela Feliciano - Núcle de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Espaço do Rio recebe meninas do Nado sincronizado do Clube de Regatas do Flamengo







O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro recebeu nesta terça-feira, dia 06 de dezembro, as meninas que fazem parte do nado sincronizado do Clube de Regatas do Flamengo.

Elas vieram acompanhadas das técnicas Adriana Paixão e Roberta Perillier e algumas mães. O grupo se encontrou no elevador panorâmico e subiu pela comunidade. Ao chegar aqui no Espaço do Rio passamos pelos principais setores das atividades e nos dirigimos para a piscina, onde as crianças as aguardavam ansiosamente.


Para dar início à atividade proposta, os alunos da natação fizeram uma apresentação de seu nado, depois as meninas do clube do Flamengo que participaram do Pan de Guadalajara mostraram suas medalhas conquistadas ao longo de sua carreira.


Logo em seguida prestigiamos as coreografias das nadadoras, foi muito bonito. Depois da apresentação, as alunas daqui do Espaço puderam aprender um pouco dos movimentos apresentados na coreografia, tenho certeza de que todas adoraram. Foi uma tarde muito agradável.


As crianças ficaram super felizes com essa atividade diversificada, e, no decorrer das atividades algumas meninas daqui do ECE – RJ foram convidadas para fazer um teste no clube e quem sabe ser mais um sucesso, assim como foi o caso do Fabrício Sales, que está prestes a ser federado.


Parabéns ás meninas do nado sincronizado e boa sorte para as nossas meninas que irão participar desse teste, que dê tudo certo.




Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Basquete integra jovens do Espaço do Rio com o C.R. Flamengo




Os alunos de basquete do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro receberam nesta segunda-feira, 05/12, a equipe de basquete do C.R. Flamengo para realizarem uma atividade de integração.


Para iniciar o jogo as equipes se apresentaram e partiram para quadra. Experiências foram trocadas entre esses pré adolescentes que muitas das vezes não tem esse tipo de oportunidade. A convivência de pessoas do “asfalto” com as de “favela” sempre foi encarada com muito preconceito, mas graças aos avanços da humanidade, esse tabu está sendo quebrado.


Após algumas partidas de basquete o grupo do Flamengo distribuiu garrafinhas como brinde dessa conexão.


Os pais dos adolescentes também estavam presentes dando aquele apoio e aproveitando para conhecer o ambiente. Ao final o professor Antonio Fernandes levou o grupo para conhecer os setores e as atividades que temos. Todos se sentiram bem à vontade.


Que essas atividades possam acontecer com bastante frequência e que traga cada vez mais oportunidades para esses jovens.




EU@REPÓRTER ECE RJ –Ingrid Marques – 16 anos – 1° ano Nível Médio.




Programa de Monitoria e Estágios premia os jovens no Espaço do Rio



Na segunda-feira, dia 05 de dezembro, aconteceu à premiação que avalia o desempenho do Programa de Monitoria e Estágios do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.


Os jovens do grupo de monitoria são avaliados diariamente em cada setor de atuação, podendo garantir até 6 pontos em cada uma. Biblioteca, Espaço Infantil, Recepção, Oficina Esportiva para Empregabilidade, Cidadania, Artes Cênicas, TV Espaço, entre outras atividades e setores, são frequentados por eles a fim de garantirem essa pontuação total.


As monitoras foram premiadas em três níveis: Eliane Alves se destacou com a premiação ouro, Taynara Agapito com a premiação prata, Andreza Barros com o bronze, já o Estagiário Nível Médio ficou para o Jackson Simão e a Estagiária Normalista foi a Vilmara Figueira. Jovens esforçados que se empenharam diariamente em suas obrigações para manter o seu setor de atuação organizado e com bom funcionamento.


Os responsáveis de cada setor são os avaliadores, e, eles fazem ao final de cada atividade a avaliação que tem os seguintes itens:



  • Chegou na hora prevista;

  • Permaneceu no setor/atividade. Cuidou do espaço/materiais;

  • Trabalha em equipe. Ajudou aos demais membros da equipe;

  • Postura adequada na atividade. Cumpriu as tarefas. Mostrou responsabilidade;

  • Fala adequadamente, com linguagem apropriada;

  • Preocupa-se em integrar-se na atividade. Pergunta quando tem dúvidas.

Essa avaliação é muito importante para nós, já que o mercado de trabalho necessita de pessoas que possuem essas atitudes e que tenham acima de tudo responsabilidade, e isso nós estamos aprendendo aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.



Parabéns as vencedoras, continuem assim!





EU@REPÓRTER ECE RJ –Ingrid Marques – 16 anos – 1° ano Nível Médio.


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Hidroginástica encerra o ano com confraternização no ECE - RJ



A turma de hidroginástica da professora Maria Isabel encerrou suas aulas neste sábado, dia 03 de dezembro, com uma confraternização e o famoso amigo oculto. Antes de começar a confraternização aconteceu o aulão de encerramento, a final essas guerreiras merecem relaxar.


Segundo a professora Maria Isabel, todas se divertiram como crianças na piscina: pularam, riram bastante, e, se esqueceram até de seus problemas e serviços do dia-a-dia.


Após o aulão de encerramento, todas formaram uma roda para iniciar o amigo oculto e depois do amigo oculto partiram para os comes e bebes.


Esses foram os momentos únicos e marcados por muita diversão na hidroginástica com as mães aqui do Espaço Criança Esperança do Rio de JAneiro.


Ano que vem tem mais mãezonas!


Rafaela Feliciano - Núcleo de Conunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


Oficina de teatro do ECE - RJ celebra mais um ano




Para celebrar mais um ano de trabalho realizado pela Oficina de Teatro do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, os alunos se reuniram e montaram uma apresentação de encerramento para comemorar essa vitória e festejar o Natal.



"Feliz Natal para todos" é uma grande homenagem dos alunos do teatro a essa época do ano em que todas as pessoas ficam mais felizes e gostam de ganhar presentes. O professor Geraldo Demézio junto com seus alunos deseja um ótimo Natal e um novo ano repleto de grandes realizações para o Teatro e para todos!

Espaço do Rio comemora Natal com a Xuxa






No dia 03 de dezembro, alunos, funcionários e seus convidados foram para o Show de Natal da Xuxa no Maracanãzinho. O evento reuniu cantores, celebridades e muita produção artística. O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro foi em grande quantidade levando seis ônibus lotados de crianças e fãs da famosa Xuxa.


Encenações, coreografias, tudo para deixar as crianças super fascinadas foram apresentadas no local. Uns foram pela primeira vez e se maravilharam outros pela segunda vez e também ficaram encantados.


Todos aproveitaram o momento para festejar e comemorar o natal, festa que reúne a família e os amigos para juntos relembrarem o ano, agradecer e torcer para que o próximo seja ainda melhor.


Que o natal de todos seja repleto de muitas emoções!




Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.




quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O aluno Fabrício Sales, do Espaço do Rio, será federado pelo CR Flamengo



No dia 5 de novembro os alunos de natação dos professores Maria Isabel e João Bosco foram convidados pelo Clube de Regatas do Flamengo para participar de um festival de natação.
Todos os alunos obtiveram bons resultados, mas o aluno Fabrício Sales se destacou pelo seu porte físico e foi convidado para fazer um teste.
Já nesse mês, Fabrício recebeu a boa notícia de que em breve será federado pelo clube. Ele esta muito feliz com isso e está muito contente, pois era exatamente esse o objetivo dele.
"Meus caros bom dia, tenho a satisfação de informar que o aluno do ECE, Fabrício Sales de Fonte, já vem treinando com nossa equipe infantil. Em 2012 já estaremos federando o menino, passando mesmo a ser atleta federado do clube. Isto é inserção social pelo esporte. Vamos com tudo!!!... Abraços."
Edson Terra - Supervisor Esportes Olímpicos do Clube de Regatas do Flamengo.
Sou monitor aqui do Espaço Criança Esperança e irmão dele. Ele e toda a minha família estão muito felizes, e desde já desejamos que ele alcance todos os objetivos dele. Como diz ele “O Criança Esperança já é a minha casa”.
Parabéns irmão e sucesso!

EU@REPÓRTERECE RJ – Wickey Sales – 17 anos – 1° Ano Ensino Médio.

Rose Saisse e Maria Lucia visitam o Espaço do Rio




O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro recebeu a visita da Rose Saisse, que faz parte da Secretaria da Casa Civil, e, da Maria Lúcia do Trabalho Social – PAC nesta quinta-feira, dia 01.12.
Elas foram recebidas e guiadas pela Profa  Ana Paula. Juntas conheceram todas as repartições do projeto.
Foi um prazer recebê-las!

EU@REPÓRTER ECE RJ –Ingrid Marques – 16 anos – 1° ano Nível Médio.