sexta-feira, 27 de abril de 2012

Espaço Verde do ECERJ recebe doações e já inicia plantio








Nesta semana, o Espaço Verde, local do Espaço Criança Esperança RJ que reservamos para tratarmos de assuntos referentes ao Meio Ambiente com as crianças, recebeu diversas mudas de plantas.

O Professor Antonio Fernandes, responsável por esta área, foi até o Jardim Botânico receber a doação e trouxe para o nosso viveiro.



Ontem, (26.04), a Sra Sharon Johnston, esposa do Governador do Canadá, iniciou o plantio das nossas novas mudas no EspaçoVerde, nos dando a honra de plantar uma muda de faveleira, planta que deu nome as “favelas” do nosso país.



Nesta sexta-feira, dia 27, o Professor Antonio terminou de organizar as mudas doadas pelo Jardim Botânico viveiro. Um aluno do futsal estava passando no local e quis ajudá-lo regando as novas mudas. Como estamos sempre atualizando o nosso viveiro, tenho certeza de que em breve teremos mais novidades, a final, o meio ambiente diz respeito a todos nós.



O Espaço Criança Esperança do Rio agradece ao Jardim Botânico pela doação!







Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.






quinta-feira, 26 de abril de 2012

Esposa do governador geral do Canadá visita o Espaço do Rio






















No dia 26 de abril, veio um grupo de pessoas do Canadá juntamente com a Sra. Sharon Johnston, esposa do Honorável David Johnston, Governador Geral do Canadá, conhecer o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro. Passaram por alguns setores do Projeto e puderam conhecer um pouco da comunidade local.

Na Biblioteca, realizaram a doação de livros, e, deram um boneco que simboliza o Guarda Municipal do Canadá. Além disso, a senhora Sharon Johnston plantou uma muda de faveleiro, árvore que deu origem ao nome “favela”, na nossa Horta do Meio Ambiente.

Também houve uma bela homenagem feita pelas crianças do Espaço Infantil e da Biblioteca, que a deixou emocionada! Uma exposição dos pintores da comunidade foi preparada para que os visitantes pudessem conhecer um pouco mais dos talentos que temos na comunidade. No painel Guerra e Paz de Portinari, a honorável Sra. Sharon, recebeu um azulejo com um pedaço da obra.

Jairo Coutinho, Coordenador do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, o Núcleo de Comunicação do Espaço, a Coordenadora Pedagógica Norma Reis, Michel Bonenfant, Representante Adjunto e Administrador da UNESCO Brasil, Raphael Vandystadt da TV Globo, e alguns outros, recepcionaram e acompanharam a Sra. Sharon Johnston durante todo o trajeto.

Foi um prazer recebê-la no nosso Espaço CriançaEsperança do Rio de Janeiro!




EU@REPORTERECERJ – Sara Lopes – 15 Anos – 9º Ano do Ensino Fundamental.
















EU@REPORTERECERJ – Pedro Henrique – 15 Anos – 9º Ano do Ensino Fundamental.




















EU@REPORTERECERJ – Arlen Medeiros – 16 Anos – 1º Ano doEnsino Médio.



quarta-feira, 25 de abril de 2012

Aulas de Hidroginástica no Espaço Criança Esperança RJ






Nas segundas, quartas e sábados pela manhã, mães das comunidades do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, se encontram em uma atividade que já vem sendo realizada há alguns anos no Espaço Criança Esperança do Rio, a hidroginástica.

A idéia dessa atividade surgiu porque as mães sempre vinham trazer seus filhos na natação e ficavam admirando a piscina. Daí o Espaço teve essa idéia fantástica de ajudar e integrar também as mães oferecendo a hidroginástica.Isso foi interessante para quem tem problemas físicos e para quem também não tem tempo de relaxar em uma piscina. O Projeto começou com pouquíssimas alunas, hoje em dia está cheia de alunas assíduas que não trocam a aula por nada.

Eu sou Monitor aqui do Espaço e minha mãe é umas das alunas que praticam a hidro, ela sempre diz que está muito feliz com esse Projeto. Por ter um problema no joelho chamado Artrose o médico receitou a ela, fazer uma hidroginástica, só que, ela não ia ter como fazer uma aula particular, e aqui no ECE-RJ, ela encontra esse exercício com boa qualidade e gratuito. Assim a cada dia que passa ela vai sentindo a melhora e o alívio dos sintomas do problema dela.




EU@REPORTERECERJ – Antonio Emanoel -18 anos – 1º Ano do Ensino Médio.



Aprendendo a cuidar do Planeta Terra!










Os pequeninos do ECE RJ desenvolveram alguns trabalhos durante a semana passada, sobre o nosso Planeta Terra. O tema foi escolhido pela data festiva do dia 22 de abril, “Dia Internacional do PlanetaTerra” que foi criada para nós aprendermos sobre a importância do nosso planeta.

Animados, os pequenos desenharam e pintaram o que devemos ou não fazer no nosso planeta. Como mantê-lo limpo, bem cuidado, sem desmatamento, sem contaminação do ar, entre outros itens que foram conversados.

Crianças de 4 a 11 aninhos aprenderam e aprendem diariamente aqui no Espaço, como preservar e cuidar do planeta e qual a importância dele para nós seres humanos. Podem ser pequenos na idade, mas é o do presente e do futuro deles que estamos falando.

Sem contar que o planeta terra está sendo falado constantemente aqui no ECE-RJ, pois estamos trabalhando a Rio + 20. É, pessoal, nós estamos nos preparando para esse grande evento que acontecerá na nossa cidade. Alertando,cuidando e preservando o nosso planeta, e você? Já cuidou do seu planeta hoje, ou melhor, está cuidando?

Que possamos ensinar e aprender com as nossas crianças. Trazer o melhor do nosso planeta para eles, aliás, eles são a nossa futura geração, é a nossa esperança do amanhã. E que nós possamos dar o exemplo para que as gerações futuras saibam o quanto é importante cuidar do nosso planeta terra.









EU@REPORTERECERJ - Martina Amorin - 15 Anos- 9º Ano do Ensino Fundamental.


terça-feira, 24 de abril de 2012

Sr. Franco Galdini visita o Espaço do Rio




Nesta sexta-feira, (20.04), o Sr.Franco Galdini visitou o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro e passou por todos os setores e oficinas do Projeto.

Ele é italiano e está fazendo um trabalho voluntário no projeto social “Luta pela Paz”, que fica no complexo da Maré.

Aqui no Espaço, ele pode conversar com a professora Ana Paula sobre o funcionamento e obter conhecimentos para levar a diante em sua jornada de voluntário que acaba ainda esse mês.



Seja bem vindo ao ECERJ!



Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Espaço do Rio comemora o "Dia do índio"







Os frequentadores do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, mais especificamente dos setores da Biblioteca e do Espaço Infantil, desenvolveram diversos trabalhinhos relacionados ao “Dia do Índio”, que é hoje, 19 de abril.


As crianças confeccionaram e coloriram seus cocares e pintaram o seu rostinho para ficarem parecidas com os índios.


No início da atividade, as responsáveis pelos setores, conversaram com as crianças explicando sobre o tema.


Vale à pena lembrar que o “Dia do Índio” tem como função relatar os direitos indígenas e fazer com que o povo brasileiro saiba da importância que eles têm no nosso contexto histórico.


Pesquisei um pouco sobre a história do índio:


O Dia do índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943.


As comemorações desta data:


Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas.


Todos adoraram confeccionar cocares e fazer bastante “RURURURU”, igual os índios.


EU@REPORTERECERJ – João Vitor – 14 Anos – 9º Ano Ensino Fundamental.




"Welcome to Up With English" no Espaço do Rio




Na aula de inglês do Espaço Criança Esperança do Rio os alunos realizaram uma atividade diferenciada nesta quarta-feira, dia 18.
Com os eventos internacionais programados para o próximos anos no Rio de Janeiro, o livro de aula desse semestre traz o tema “Welcome to Brazil”, onde estamos aprendendo como e o que falar ao recepcionar um turista.
As aulas estão sendo bem dinâmicas, pois temos a parte teórica, onde aprendemos formular frases e perguntas, e, a parte prática, onde fazemos diálogos com os nossos colegas de classe.
Nesta quarta, em especial, interpretamos o diálogo de um “guest” e a de uma “receptionist”, pois estamos estudando sobre hotéis e suas repartições. Ao final quando falamos do “restaurant” do hotel, fizemos um pequeno lanche.

O curso de inglês no ECE RJ é fruto de uma parceria com o programa “ Up With English”, do Consulado Geral dos EUA-RJ, com apoio do BG Group , Camara de Comércio Americana, com aulas ministradas pelo IBEU.




Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.

Integrantes do Projeto Crescer e Viver conhecem o Espaço do Rio





O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro recebeu na tarde do dia 18 de abril, a visita de integrantes do Projeto de circo Crescer e Viver.


Acompanhados de Fernanda Amaral da TV Globo, o grupo visitou as atividades do ECE-RJ com a professora Ana Paula, e, ao final trocaram ideias com o coordenador geral do Espaço, Jairo Coutinho.


A intenção deles em nos conhecer é para uma futura parceria no 1º Festival Internacional do Circo. No nosso teatro, eles fizeram uma medição e checou a possibilidade do número de público que poderiam atender. Já animados, Júnior Perim que é Coordenador Executivo e Co-fundador do Projeto Crescer e Viver conversou com sua equipe sobre como irão realizar esse grande evento. Para saber mais sobre o Festival acesse: http://www.festivaldecirco.com.br/


Voltem sempre ao Espaço do Rio!


Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


"Dia Nacional do Livro Infantil" no ECERJ







No dia 18 de abril, no Espaço Criança Esperança RJ, aconteceu uma comemoração ao “Dia Nacional do Livro Infantil”.


Nesse dia, as crianças do Espaço Infantil fizeram atividades sobre um dos principais escritores de literatura do Brasil: Monteiro Lobato. As crianças pintaram desenhos de um de seus famosos livros “Sitio do Pica Pau Amarelo”.


Algumas crianças estavam muito animadas para pintar, assim que a professora responsável pelo setor, Gisele Cruz, acabou de fazer a chamada, elas correram para a mesa de atividades, tinham até duas sentadas na mesma cadeira.


Professora Gisele junto com os jovens do Programa de Monitoria e Estágios que a auxiliam arrumaram as mesas e começaram a pintar.


O “Dia Nacional do Livro Infantil”, além de comemorar o nascimento de Monteiro Lobato, tem a intenção de incentivar as crianças a começarem a ler, assim ganham conhecimento e se incentivam na escola.


Eu não gostava de ler livros, mais quando eu peguei um livro para fazer uma redação, comecei a gostar de ler. Tomara que isso aconteça com as pessoas quando pegarem um livro para ler, nem que seja só metade, é importante criar esse hábito tão agradável.


Eu gostei muito do que eles estão fazendo aqui, e, estou feliz por estar participando dessa família!





EU@REPORTERECERJ – Ygor Matheus – 15 Anos – 1º Ano do Ensino Médio.




terça-feira, 17 de abril de 2012

Espaço do Rio recebe visitas








Na sexta-feira, 13 de abril de 2012, recebemos a visita de algumas representantes da UNESCO e do Centro Cultural do Itaú aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.


Elas gostaram muito de conhecer o nosso Projeto, uma já até tinha vindo aqui, mas fazia muito tempo. Passaram na entrada do Espaço, no Hall dos Eventos, na Biblioteca, no Espaço Infantil, no Teatro e na Piscina. Todas ficaram admiradas com o que é feito aqui para beneficiar os moradores das comunidades local e arredores.


Eu particularmente gostei muito delas e até pude conversar um pouco sobre minha trajetória aqui no Espaço com uma delas.


Muito obrigada pela visita e voltem mais vezes!




EU@REPORTERECERJ – Eloísa da Silva – 19 Anos – 9º Ano Ensino Fundamental.


Aulas de Formação do Programa de Monitoria e Estágios do ECE RJ






Todas as segundas feiras, os jovens do Programa de Monitoria e Estágios do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, fazem vários tipos de atividades para o aprimoramento de habilidades para o mercado de trabalho. Artes Cênicas, com os professores Nelson Reis e Geraldo Demezio, Esporte para a Empregabilidade, com o professor Francisco de Assis, e, Cidadania com a professora Norma Reis, são as aulas praticadas.
Vamos falar um pouco sobre as aulas desta segunda-feira, dia 16 de abril:
Na aula de artes cênicas, nós conversamos sobre a Rio+ 20 e de tudo que será debatido sobre ela, pois iremos montar um espetáculo com esse tema. Sustentabilidade, o uso do combustível renovável e outros assuntos do meio ambiente foram falados.
Em Cidadania estamos aprendendo muitas coisas sobre o que é cidadão e quais são deveres e direitos. As monitoras Taynara Agapito e Gabriela Bispo pesquisaram uma notícia sobre esse tema e apresentaram para o restante do grupo. “Catadores de Lixo”, a Taynara falou, e, “Calamidade na Saúde”, a Gabriela. Depois tivemos que escrever sobre o que entendemos.
Já na aula de Esporte para a Empregabilidade, nós utilizamos várias atividades físicas para aprendermos a trabalhar em equipe, ser paciente, se comportar, ajudar o companheiro da equipe, entre outras coisas.
Nos outros dias da semana atuamos em setores do projeto auxiliando as crianças e os responsáveis de cada setor.
Nós estamos gostando muito!
EU@REPORTERECERJ – Rony Gomes – 15 Anos – 9º Ano do Ensino Fundamental.
EU@REPORTERECERJ – Pedro Henrique – 15 Anos – 9º Ano do Ensino Fundamental.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ECE RJ faz aula de Integração com o CR. Flamengo




Alunos de futsal do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro realizaram nesta sexta-feira, (13.04), mais uma atividade de integração com o Clube de Regatas do Flamengo. Desta vez foram os alunos, de 13 a 15 anos, do professor Ademir Vieira que fizeram aula integrada no Flamengo. No início uma atividade conjunta, todos misturados, depois um jogo amistoso marcou mais uma atividade da parceria ECE RJ/FLA.




Antonio Carlos Fernandes - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ECE RJ recebe uma visita da Alemanha



Na tarde de quinta-feira, dia 12 de abril, o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro recebeu uma visita de dois turistas alemães e um representante do Viva Rio.

Eles passaram por todas as atividades do Projeto, Leonardo Silva, foi o responsável por apresentar o Espaço. Primeiro ele começou mostrando a paisagem e falando das comunidades Pavão- Pavãozinho e Cantagalo e como elas são beneficiadas com o projeto do ECE-RJ.

Em seguida eles foram conhecer o Centro de Capacitação Gás Natural Fenosa, depois eles foram ao Ginásio Esportivo, onde no momento acontecia uma aula de Futsal com as crianças das comunidades. Eles tiraram fotos com as crianças e comentaram com seu guia turístico que gostaram muito da aula de futsal. Depois eles foram à Horta Orgânica, ao Hall de Eventos, Coletivo Coca-cola, Biblioteca e Espaço Infantil.

Ao final eles foram à Piscina e também conheceram a pintura Guerra e Paz de Portinari, e, por fim, tiram uma foto com a equipe que lhes recepcionaram pegando à paisagem da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Eu estou no meu primeiro ano como monitora do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, e, gostei muito de fazer esta matéria e de acompanhar a visita no nosso trajeto pelo ECE-RJ.





EU@REPORTERECERJ – Ana Beatriz – 16 Anos – 2º Ano do Ensino Médio.



Manhã de interação no futsal do Espaço do Rio







Hoje dia 13 de abril, sexta-feira, aconteceu uma atividade interativa das crianças do futsal do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro com as crianças de Maricá.


As crianças de Maricá participam de um projeto que tem como principal objetivo afastá-las da criminalidade através de atividades esportivas e culturais. Eles vieram acompanhados do Coronel Jorge Braga, da Anna Maria, que é Vice Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Maricá, e, da Presidente da Associação de Moradores de Inoã, Luiza de Souza.


O jogo foi bastante animado e todos estavam querendo mostrar suas habilidades. O placar do jogo ficou ECERJ 2 x 2 Maricá no primeiro jogo e no segundo jogo foi ECE 2 x 1 Maricá. Para as crianças foi uma manhã de aprendizado, onde eles jogaram com outras crianças e trocaram ideias.


Vontem sempre!





EU@REPORTERECERJ – Maraysa Moreira – 14 Anos – 9º Ano Ensino Fundamental.



quinta-feira, 12 de abril de 2012

Da natação para o Programa de Monitoria e Estágios do ECERJ



Entrei para o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro ainda criança para fazer várias atividades, mas as que eu gostava mais eram natação e percussão. Com o passar do tempo, eu fui crescendo aqui nesse ambiente agradável.


Agora, com 17 anos, estou fazendo parte do Programa de Monitoria e Estágios. Pra mim está sendo uma oportunidade muito boa, onde estou aprendendo a cada dia que passa muitas coisas novas.


Fiquei mais observadora, estou conhecendo setores que antes eu não tive oportunidade de conhecer, e, estou muito feliz de dar atenção para as crianças. Espero que eu cresça profissionalmente durante esse tempo que eu passar aqui, pois estou me esforçando e tendo muita força de vontade para eu aprender mais e mais.


Hoje estou na TV Espaço tirando fotos e fazendo esse texto para o nosso blog, mas nos outros dias fico no Cyber Infantil, aqui na Biblioteca, ajudando as crianças a mexerem no computador.


Estou gostando muito!






EU@REPORTERECERJ – Letícia Gaby – 17 Anos – 1º Ano Ensino Médio.



quarta-feira, 11 de abril de 2012

Último dia de Páscoa no Espaço do Rio



A Professora de natação, Maria Isabel, realizou a entrega de lembrançinhas da páscoa para suas turmas nesta quarta-feira, dia 12.04, no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro. Devido à escala de aula dela e o feriadão, ela achou que hoje seria o melhor dia pra fazer essa confraternização.


No finalzinho da aula, os alunos se reuniram e recebiam seu chocolate. As crianças adoraram, até porque o que eles tinham ganhado no domingo de Páscoa já acabou. Eu, Jorge Sousa, Monitor novo aqui do Espaço, conversei com o aluno Caio de 11 anos, e ele disse que adora natação e não perde uma aula.





EU@REPORTERECERJ– Jorge de Sousa – 16 anos - 1º Ano do Ensino Médio.


Venha se profissionalizar no Espaço do Rio






A Coca-Cola ofereceu uma parceria ao Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, onde instalou o curso de promotor de vendas, do Projeto Coletivo Coca-cola, no início do ano de 2011. Este ano a parceria continua, e, já formou um grupo de alunos neste primeiro ciclo.


O curso acaba de abrir mais uma turma e está oferecendo vagas para os jovens e adultos interessados em aprender coisas novas e se profissionalizar. As aulas são divida por etapas práticas e teóricas. Na parte prática você visitará comércios locais dando dicas e suportes baseados no que aprenderam na parte teórica.


A meu ver, essa é uma maneira fácil e simples de se tornar um consultor de vendas, e em apenas duas semanas você estará certificado pela Coca-cola.


Então, você que tem idade a partir dos 16 anos e tem vontade de aprender ou até mesmo seguir carreira na área de vendas e varejo, não pode perder esta oportunidade.


As inscrições são feitas no nosso Balcão de Oportunidade que funciona de 8h às de 12h e de 13 às 16h30min.


Tenha em mãos: Cópia carteira de Identidade; 2 fotos 3×4; Comprovante de residência (serve declaração da associação de moradores).


Venha se profissionalizar!





EU@REPORTERECERJ – Natasha Gonçalves – 15 Anos – 1º Ano Ensino Médio.






EU@REPORTERECERJ – Ana Carolina – 15 Anos – 9º Ano Ensino Fundamental.






terça-feira, 10 de abril de 2012

Manhã de integração dos Alunos do Espaço do Rio de Janeiro com o CR Flamengo

Categoria de 7 à 9 anos



Categoria de 10 à 12 anos








Alunos de futsal do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro realizaram nesta terça-feira, (10.04), uma atividade de integração com o Clube de Regatas do Flamengo. Logo pela manhã, os professores Francisco de Assis e Antonio Fernandes, reuniram os alunos para irem fazer uma atividade externa no clube.


Ao chegar lá foram muito bem recebidos pela equipe do Flamengo e se sentiram super à vontade. Levamos jogadores de duas categorias: 7 a 9 anos e de 10 a 12 anos. Devido a pouca idade dos atletas, os pais puderam acompanhar e prestigiar seus filhos interagindo com outras crianças e mostrando suas habilidades no campo.


A arquibancada estava cheia, até o Tande, ex jogador de voleibol da seleção Brasileira, e, atual apresentador do Esporte Espetacular, estava presente assistindo seu filho jogar contra a equipe do Espaço do Rio.


O placar ficou da seguinte maneira: a categoria de 7 a 9 anos – Fla 5 X 1ECERJ, já a categoria de 10 à 12 anos – ECERJ 10 x 5 Fla. Para as crianças, esse placar não significa muito, pois só o fato de estarem no Clube de Regatas do Flamengo já é motivo de muito orgulho.


Essa parceria do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro com o Flamengo iniciou no ano passado, e, continua firme e forte durante este ano de 2012. Durante o jogo no clube, os professores do Flamengo já pediram a realização de novos encontros. Articularam com o Profº Antonio Fernandes, do Espaço do Rio, e, já agendaram para a próxima sexta-feira, dia 13 de abril às 14h, onde será levada ao clube, a turma de 13 á 16 anos de futsal.


Parabéns pequenos atletas!




Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.