quinta-feira, 28 de junho de 2012

Universitários de Nebraska visitam o Espaço do Rio



Alunos da University of Nebraska em Omaha, EUA, visitaram o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, (27.06), acompanhados de seus professores Maria Arbelaez e Arturo Miranda e Daniel do Viva Rio.



O grupo foi recebido pela equipe do ECE-RJ no elevador panorâmico de Ipanema e fez o trajeto pela comunidade do Cantagalo até chegar ao Espaço Criança Esperança, que fica no alto do morro. 




Muito entusiasmados tiraram bastantes fotografias e perguntaram sobre tudo. Este grupo voltará no próximo dia 9 de julho, onde ficarão mais três dias seguidos com nossa equipe realizando um intercâmbio cultural, econômico e social.


 Fotos: 
EU@REPORTERECERJ – Thais Teixeira – 15 Anos – 9º Ano do Ensino Fundamental.




terça-feira, 26 de junho de 2012

Yoo Soon-taek, esposa do Secretário Geral da ONU, visita o Espaço do Rio






A Sra Yoo Soon-taek, esposa do Secretário Geral da ONU, Ban Ki-Moon, veio ao Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro no dia 22 de junho, nesta última sexta-feira.

Sra Yoo chegou acompanhada por sua comitiva e foram recepcionados pelo Coordenador Geral do Espaço do Rio de Janeiro, Jairo Coutinho, pela representante da UNESCO Sra Marlova Noleto e Raphael Vandstad da Rede Globo de Televisão. Passamos pelos setores que acontecem as atividades culturais e esportivas do Projeto, onde nossa visitante pode compartilhar todo o carinho recebido por nossas crianças.

No Ginásio Esportivo os alunos do futsal seguravam bandeiras de diversos países, no Hall de Eventos estava montada uma exposição com os trabalhinhos feitos pelas crianças da Biblioteca com os temas da Rio+20, Sra Yoo, fez questão de parar para vê, já no Espaço Verde, Sra Yoo Soon – Taek plantou uma muda de faveleira, planta que deu origem ao nome das favelas brasileiras, e na Biblioteca, Sra Yoo Soon foi recebida pelas crianças com aplausos. Seguimos para o teatro, onde assistimos uma apresentação de balé e um desfile de moda, ambos de Projetos Sociais para crianças e jovens.

Sra Yoo Soon-Taek demonstrou durante todo o percurso sua alegria em estar conhecendo um projeto de educação que promove melhorias em uma comunidade carente da zona sul do Rio.

Foi um prazer recebê-la!



EU@REPORTERECERJ – Martina Amorin – 15 Anos- 9º Ano do Ensino Fundamental.

Realeza da Suécia visita o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro





O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro teve a honra de receber a visita do Rei e da Rainha da Suécia, na última sexta-feira, dia 22 de junho.

A visita foi promovida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde o Secretário de Estado de Ação Social e Direitos Humanos, Antonio Claret, mostrou os Projetos e ONGs que visam à inclusão social de crianças e jovens da favela do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho.

Rei Carlos e Rainha Sílvia ficaram encantados com tudo o que viram. Nicolas da Silva e Kailane de Souza, alunos do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, não desgrudaram das realezas em nenhum momento.

A Rainha Sílvia fundou uma instituição em 1999, com o objetivo de promover melhores condições de vida e de defesa do direito das crianças contra a pobreza e o abuso sexual. Tudo haver com os princípios dos projetos sociais da comunidade, portanto tenho certeza que a visita valeu muito à pena.

O Rei não entendia muito bem o que as crianças o perguntavam, mas isso não o atrapalhou, sua esposa traduzia para ele, já que a Rainha é filha de brasileiro e fala muito bem o português e conversava o tempo todo com todos em sua volta.

Para nós foi uma grande alegria receber essa visita, além do mais não é todo dia que vemos um rei e uma rainha.


EU@REPORTERECERJ – Martina Amorin – 15 Anos- 9º Ano do Ensino Fundamental.
  



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pequeninos também participam do "Festival Água" - Agenda Rio+20






A turma dos "boinhas", que são as crianças da natação até 6 anos, realizaram, na última sexta feira, 15 de junho, o “Festival Água”, sendo a água um dos temas abordados para o cuidado com o Meio Ambiente. 
Maria Isabel, professora da turma, depois de conversar com as crianças sobre a importÂncia da água para nosso planeta, organizou-os na primeira raia e deu início ao festival. Todas nadaram como sabiam, e, seus pais encantados os assistiam do lado de fora.

Que fofo!



Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.

 

Crianças do Espaço do Rio participam de gravação com Lilia Cabral



 
  

No dia 12 de junho, alunos do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, com idades entre 5 e 8 anos, participaram da gravação da Campanha de Arrecadação do Criança Esperança 2012, com a atriz Lília Cabral no Pólo de Cine e Vídeo na Barra da Tijuca.

As 43 crianças saíram do Espaço pela manhã, acompanhadas de funcionários e jovens do Programa de Monitoria e Estágio. Lá elas fizeram uma encenação e algumas falaram o que querem ser quando crescerem.

Todas as crianças ficaram muito felizes e puderam abraçar e beijar a atriz Lilia Cabral.
O vídeo já está no ar na TV Globo, vale à pena assistir!




 
EU@REPÓRTERECE RJ – Marcela Souza – 15 anos – 1° Ano Ensino Médio.

 

 






EU@REPORTERECERJ – Vinicius Lopes – 16 Anos – 1º Ano Ensino Médio. 

 



Culminância Agenda Rio+20 do Espaço Criança Esperança - RJ



 



A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi realizada na cidade do Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho.
Nas comunidades do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, que foi um dos pólos de visitação, ficaram reservados os dias 18 e 19, para receberem as delegações e realizar eventos voltados para a Conferência.

Nesses dois dias, (18 e19/06), as atividades com temas da Rio+20 foram mais enfatizadas. Os projetos sociais da comunidade se organizaram e fizeram vários tipos de eventos no prédio em que nos localizamos.

Com o intuito de trazer a reflexão sobre o que estamos fazendo com o nosso planeta e o que podemos fazer para melhorarmos, o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro preparou diversas atividades para as crianças e jovens frequentantes. Apresentações culturais de teatro e dança, desfile de moda com roupas recicladas, exposição de trabalhinhos realizados pelas crianças ao longo do mês, campeonato de futsal, “Oi joga fora no lixo”, “Festival Água” na natação e muitas outras coisas.

Assim foram desenvolvidas as atividades da Agenda Rio+20 do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.



 
EU@REPÓRTERECE RJ – Marcela Souza – 15 anos – 1° Ano Ensino Médio.
 








EU@REPORTERECERJ – Vinicius Lopes – 16 Anos – 1º Ano Ensino Médio.




Integrantes da FLUPP visitam o Espaço do Rio






No dia 19 de junho, o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro recebeu a visita de integrantes da FLUPP (Festa Literária Internacional das UPPs). Os diretores Ecio Salles e Julio Ludemir e Raul Fernando vieram acompanhados por Natália Leme, da TV Globo.

Eles conheceram a Biblioteca do Projeto, o Teatro, o Espaço Infantil e o Mezanino guiados pela Coordenadora Pedagógica, Norma Reis. O objetivo deles foi conhecer o Projeto e  futuramente realizar um de seus eventos aqui.

Voltem sempre!


 
EU@REPÓRTERECE RJ – Marcela Souza – 15 anos – 1° Ano Ensino Médio.

 

terça-feira, 19 de junho de 2012

Atividades Rio+20 no Espaço do Rio




Na manha desta segunda-feira, 18/06, foram realizados vários eventos aqui no Espaço Criança esperança do Rio de Janeiro referente à Rio +20.
Torneio de futsal com a participação das crianças do Clube de Regatas do Flamengo, várias exposições no hall de eventos, orquestra, atividades na Biblioteca, na piscina, e em todas as ONGs do prédio em que nós estamos.

O Espaço Criança Esperança do Rio já está desenvolvendo trabalhos sobre os temas da Rio+20 hà um tempo, e todas as crianças estão entendendo melhor o significado desta Conferência.

Em outras postagens falaremos especificadamente sobre cada atividade do ECE-RJ nesses dois dias em que o Cantagalo, Pavão/Pavãozinho é um dos pólos de visitação da Conferência Rio+20. É só ficar ligado!

 
EU@REPORTERECERJ – Letícia Gaby – 17 Anos – 1º Ano Ensino Médio.

Diretora de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO, Pilar Alvarez conhece Espaço do Rio





O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro recebeu nesta segunda-feira, 18.06.12, a Diretora de Ciências Humanas e Sociais, Pilar Alvarez-Laso, da UNESCO Paris. Acompanhada por Fabio Eon e alguns representantes da TV Globo, Pilar, fez todo o trajeto com Jairo Coutinho, coordenador do Espaço Criança Esperança RJ e a equipe da TV Espaço.
Pilar pode conhecer todas as atividades culturais e esportivas desenvolvidas em prol de melhorias na comunidade em que estamos situados, Cantagalo, Pavão/Pavãozinho. 
Na recepção estava montado o twittaço da Rio+20, onde Pilar deixou sua mensagem - "Aqui é um grande lugar de convivência e perseverança, onde podemos encontrar oportunidades".
 
 
Ao final, seguimos para a comunidade guiados por Daniel Plá, voluntário do Projeto, e ela  pode contextualizar onde o projeto está inserido e quem é seu público. Após a incursão, o grupo almoçou no bar e restaurante do Beto, localizado no Pavão, passou em uma escola da comunidade e se despediu muito satisfeito.
Pilar Alvarez ficou muito contente em conhecer um projeto que a educação e a inclusão social são prioridades.
Foi um prazer recebê-la no nosso Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.
Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.
 

"Em Busca do Vale Encantado" na sessão de cinema do ECE-RJ



A sessão de cinema que acontece todas as tarde de sexta-feira no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro exibiu o filme “Em Busca do Vale Encantado”, no dia 15 de junho, em concordância com a Rio+20.
Através da história contada no filme, as crianças entenderam de forma simples que devemos respeitar o meio ambiente em que vivemos.

Até a próxima sessão!
 
EU@REPORTERECERJ – Daniel Gomes – 13 Anos – 9º Ano do Ensino Fundamental.

 

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Espaço do Rio recebe visitas










Nesta sexta-feira, dia 15.06, o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro recebeu a visita de Flávio Comim, sua esposa, sua filha, de Sidney Mavensahama e Lauren Rosenberg, do Jonh Anderson de Murich e da Michaela Rizzo de Cambridge.



Ao chegarem, foram recepcionados pela Coordenadora Pedagógica do Espaço, Norma Reis, e seguiram para conhecer os setores onde são feitas as atividades e oficinas esportivas e culturais.



Na Biblioteca do Espaço, Marina, filha de Flávio, fez um lindo desenho representando a vinda dela aqui e a Rio+20. No final da visita, eles receberam um lindo azulejo com um pedaço da obra Guerra e Paz de Cândido Portinari.



Todos ficaram muito agradecidos e felizes em conhecer o Espaço Criança Esperança – RJ.







Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.




Atividades Rio+20 no Espaço do Rio


Na tarde de hoje, dia 14/06, continuam os trabalhos com os temas da RIO+20, e, os professores do Espaço Criança Esperança – RJ estão fazendo várias atividades com seus alunos.





José Geraldo, Professor de teatro, e, Nelson Reis, Professor de dança estão preparando seus alunos para o “Recicla FashionRIO+20”,que será um desfile de moda reciclável e acontecerá na próxima segunda-feira, ás14h 30min no Espaço Infantil. Todas as crianças desfilarão com roupas feitas de papel, jornal, garrafas, rolos de papel, em fim, tudo reciclável.

O Professor João Bosco continua com o “Festival Água” ensinando às crianças a preservar a água do planeta terra. E o professor Francisco de Assis também está dando prosseguimento no campeonato “Oi Joga Fora no Lixo”, que conscientiza as crianças a reciclarem seu lixo.



Fique ligado no nosso Blog, pois amanhã tem mais atividades.





EU@REPORTERECERJ – Vinicius Lopes – 16 Anos – 1º Ano Ensino Médio.


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Mais turmas participam do “Festival Água“ no ECE-RJ - Agenda Rio+20





Hoje, dia 14 de junho de 2012, foi à continuaçãodo “Festival Água“ com a turma de natação da manhã do Prof. João Bosco.



As crianças estavam animadas e motivadas, pois, este festival fala também sobre a importância da água no mundo. Teve uma pequena competição com um estilo diferente, onde não teve ganhador ou perdedor, pois todos ganharam suas medalhas, a final, o objetivo maior foi comemorar esse grande festival.



Com isso eles aprendem a valorizar mais a água, não desperdiçar tanto, sem necessidade, porque sem ela o que seríamos?






EU@REPORTERECERJ – Antonio Emanoel -18 anos – 1º Ano do Ensino Médio.



Oficinas de arte reciclável anima criançada no Espaço do Rio






Frequentadores do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro participaram de uma atividade muito legal na tarde do dia 13.06.2012.



Com a realização do Jornal O Globo e o patrocínio da Light, a “Oficina Criativa” animou a criançada com um ambiente todo decorado de bonecos com materiais reciclados.

Durante a atividade todos os participantes fizeram seus bonequinhos e aprenderam que para ter um brinquedo basta criatividade.









A ação começou pela manhã e foi até o início da tarde, assim as crianças puderam aproveitar e aprender bastante como reutilizar alguns materiais que achamos que é lixo.



Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.



Continua o “Festival Água” do Espaço do Rio - Agenda RIO+20








Os alunos de natação do horário de 13h30min, com a professora Maria Isabel, começaram a realizar o “Festival Água” na tarde do dia 13 de junho.

A atividade iniciou com um aquecimento na beira da piscina, depois deram o primeiro mergulho nadando crawl para se adaptar à água gelada, e, logo em seguida foram organizadas nas raias em que estão acostumados a nadar.









Em cada apito da professora, descia um aluno disposto a preservar a água do planeta. Ao final, os alunos foram medalhados e ficaram muito felizes por terem participado do “Festival Água”.



Os alunos que estão matriculados no horário de 14h30min irão participar do “Festival Água” na próxima sexta-feira, (15/06).







Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.



quarta-feira, 13 de junho de 2012

Hidroginástica na Agendo Rio+20 do Espaço do Rio





Com tantas atividades acontecendo aqui no Espaço Criança Esperança – RJ sobre a Rio+20, os alunos de hidroginásticacom da Professora Maria Isabel, também optaram por fazer uma aula sobre "contextualizando sustentabilidade e meio ambiente".



Utilizando somente os macarrões verdes, que representavam as matas e florestas e macarrões azuis, representando a água do planeta, a turma conversou sobre como está o mundo e como pode ficar se todos fizerem a sua parte.



Essa aula de hoje, dia 13 de junho, rendeu muito, pois todos tinham opiniões e sugestões para dar. E assim a Professora Maria Isabel aproveitou o gancho para mobilizá-los a preservarem mais ainda o nosso planeta terra.





Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.






Universitários da Geórgia visitam o Espaço do Rio





Universitários americanos da Geórgia vieram nesta terça-feira, dia 12 de junho, conhecer o Espaço Criança Esperançado Rio de Janeiro acompanhados por sua professora, por uma representante do Viva Rio e pela nossa voluntária Miriam Psychas.









O grupo subiu pela comunidade até chegar ao Projeto, assim eles puderam conhecer melhor o contexto das pessoas que são atendidas pelo Espaço Criança Esperança –RJ.

Ao chegarem no Espaço, eles conheceram o Ginásio Esportivo, passaram pelo Hall de Eventos, no Centro de Capacitação, na Biblioteca, no Espaço Infantil, onde brincaram com as crianças, na piscina e no ensaio da Orquestra de Malmo (Suécia), que estava acontecendo no Mezanino do Projeto.



Todos demonstraram alegria em conhecer o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.

Voltem sempre!





Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.