sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Espaço do Rio recebeu visitas nesta quinta-feira





Nesta quinta-feira, dia 30 de agosto, o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro recebeu a visita de Monique Carvalho e Alex Goes, do Viva Rio, e, Domiciano de Souza da Odebrecht Óleo e Gás.

Eles vieram conhecer o Projeto e passaram pelo Ginásio Esportivo, Teatro, Piscina, Futsal, Horta orgânica, painel de Cândido Portinari, Recepção, Balcão de Oportunidades e Biblioteca, setores e atividades oferecidas aos participantes do Projeto.
O Sr. Domiciano de Souza, da empresa Odebrecht, que é uma empresa parceira do Viva Rio veio para conhecer e também visualizar os métodos aplicados, a fim de replicar a experiência nos outros projetos em que apoia.

Todos gostaram muito do que viram e sempre que tinham dúvidas perguntavam ao coordenador do Espaço. Após percorrerem todo o trajeto da visita, eles ganharam uma lembrança do painel Plantando Bananeira de Portinari em azulejo.

Sejam bem vindos!




 EU@REPORTERECERJ – Juliana Morais – 14 Anos – 9º Ano do Ensino Fundamental.
 
 


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Crianças fazem pesquisa escolar na Biblioteca do Espaço do Rio





Na tarde desta quarta-feira, as alunas Gisele e Letícia, 10 anos, Joany e Maria Clara de 8 anos e Jenny de 9, estudaram e fizeram seus trabalhos escolares na Biblioteca do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.

Com o grande acervo composto de livros variados da nossa Biblioteca, as alunas pesquisaram e conversaram entre si sobre português, matemática e outras matérias escolares.

Assim como o cyber infantil, onde pode-se  pesquisar na internet, os livros também tem uma grande relevância, e, assim as meninas preferiram ficar com os livros como fonte de pesquisa. Após terminarem o dever de casa, ainda deu tempo de desenhar e brincar um pouquinho nos outros setores do Espaço.

E assim o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro também colabora com a formação escolar de seus frequentadores.




EU@REPÓRTERECE RJ – Marcela Souza – 16 anos – 1° Ano Ensino Médio.

 

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Mães assistem suas filhas encenando na aula de teatro do Espaço do Rio



Mães assistem suas filhas encenando na aula de teatro com o professor Geraldo Demezio nesta segunda-feira, dia 27 de agosto, no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.
Segundo o professor, as alunas decidiram montar uma peça sozinhas para apresentar para ele e seus familiares. Claro que com uma forcinha do professor na formatação do texto e ajudá-las a finalizar, mas quem pensou na peça e a executou foram às alunas.

As meninas se prepararam durante três semanas de aulas e foram para o palco apresentar a peça que contava a história de duas pessoas que entraram em uma loja e escolheram o mesmo sapato. O problema todo não foi em escolher o mesmo sapato, mas sim em escolher o último do estoque. Assim as vendedoras tiveram que chamar a dona da loja para resolverem a situação e no final tudo deu certo. Sempre muito aplicadas, as alunas fizeram uma ótima apresentação.
Com suas mães na platéia elas queriam fazer o melhor, e, assim aconteceu. A peça ficou muito boa, e, ao final, o professor conversou com as mães  sobre a importância delas acompanharem seus filhos e os apoiarem nas atividades que eles desenvolvem.

Todas ficaram muito felizes com o resultado e elogios que tiveram. Na próxima semana elas voltarão a apresentar para outras crianças.

Até lá!




Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


terça-feira, 28 de agosto de 2012

Espaço do Rio assiste peça teatral no "Oi Casa Grande"



Um grupo de crianças e jovens, alunos do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro foram assistir uma peça teatral no domingo, dia 26 de agosto no teatro "Oi Casa Grande".

 
Lá assistimos a uma peça muito interessante que se chamava “Vinte mil léguas Submarinas”. Foi um momento muito bom e divertido, nós rimos muito. Tudo estava bem sincronizado, organizado e sem erros, tudo bem certinho e com muita felicidade.

A peça foi muito interessante porque eles falaram de um lugar debaixo do mar, um lugar muito bonito e grande, onde isso se incorporou na peça através de muitos peixes, tubarões e baleias!

Todos adoraram ir, a final é sempre bom fazermos algo diferente da rotina, além de aprendermos coisas novas.





EU@REPORTERECERJ – Arlen Medeiros – 16 Anos – 1º Ano do Ensino Médio.


Espaço do Rio premia jovens destaques do Programa de Monitoria e Estágios




No Centro de Estudos do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, desta segunda-feira, (27.08), aconteceu à premiação dos jovens do Programa de Monitoria e Estágios que obtiveram melhor desempenho no bimestre, junho/julho.

Nesses dois meses eles foram avaliados pelos professores e responsáveis de setores de atuação do Projeto com um método implantado desde abril do ano passado que tem dado muito certo.

A avaliação contém itens de qualificações que o mercado de trabalho busca, e, assim diariamente eles são avaliados.
Com a premiação ouro ficou o jovem Jefferson Oliveira, com a premiação prata, o Vinicius Lopes, e, a premiação bronze ficou para o Gabriel Sendim, ambos atuam no Espaço no contra turno escolar. Os destaques do bimestre além de ganharem reconhecimento perante toda a equipe do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro foram premiados com um vale compras em uma livraria.

Parabéns meninos, que vocês continuem se empenhando e se dedicando a cada dia mais!





 Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.

 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Mr. David Fischer, vice-presidente do Facebook na América visita o Espaço do Rio






Mr. David Fischer, vice-presidente do Facebook na América veio com sua família conhecer o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro na última sexta-feira, dia 24 de agosto.

Acompanhado pela professora Roberta Silva, David Fischer visitou todos os setores do Projeto e conheceu todas as atividades esportivas, culturais e de capacitação profissional que estavam acontecendo no momento.

No Cyber Espaço, local destinado a acesso a internet para maiores de 12 anos, David ficou impressionado com a quantidade de pessoas que estavam no facebook. Na Biblioteca seus dois filhos se sentiram super à vontade e puderam brincar e descer no escorrega.

A visita foi bastante proveitosa, e, para finalizar Mr. David desceu pela comunidade, onde pode contextualizar o meio social em o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro se localiza.

Sejam bem vindos ao Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro!



 
EU@REPORTERECERJ – Gabriel Sendim – 14 Anos – 9º Ano Ensino Fundamental.
 
 

Parabéns a todos os Soldados!











Dia 25 de agosto comemora-se o “Dia do Soldado” e aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro foram desenvolvidos vários trabalhinhos para homenageá-los.
As crianças da Biblioteca pintaram, brincaram, coloriram, e, aprenderam coisas relacionadas ao soldado.

“No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.

A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.

O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.” brasilescola.com

E assim as crianças encerraram suas atividades em comemoração ao Dia do Soldado, nesta sexta-feira, dia 24 de agosto.




 
EU@REPORTERECERJ – Raimunda Soares – 17 anos – 1º Ano do Ensino Médio.

 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Voluntária Patricia Montoya se despede do Espaço do Rio




Me chamo Patrícia Montoya e fiz um voluntariado por duas semanas na Biblioteca do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro. Quando eu visitei a comunidade do Cantagalo eu tive a oportunidade de conhecer este projeto para as pessoas desta comunidade.

Entrei em contato com a professora Roberta Silva para poder "trabalhar" aqui porque eu gostei muito do programa que o Criança Esperança faz. Eu fiz diferentes atividades com as crianças como, por exemplo, desenhar, colorir, ler, brincar... Tudo muito divertido.
Eu gosto muito dessas atividades porque assim as crianças podem expressar de uma forma diferente seus sentimentos. As crianças têm coração muito grande e me senti muito bem recebida por elas e por todos que conheci aqui.

Percebi que todos os jovens do Programa de Monitoria e Estágios têm um amor pelo que eles fazem e o demonstram em cada minuto que eles estão com as crianças. Todos fazem parte das diferentes atividades diárias.

Eu desenvolvi atividades com as crianças sobre o Dia da Fotografia e do Folclore, e, gostei muito de ver como as crianças se entretinham desenhando os personagens das histórias do folclore brasileiro.

Também me deu uma oportunidade para aprender mais sobre a cultura do Brasil e praticar meu português. Eu acho que foi uma oportunidade magnífica na minha vida e eu gostaria de convidar a todo mundo que tem um momento, para vir visitar este projeto porque o trabalho que todos fazem aqui é muito especial e você pode olhar os resultados no sorriso das crianças!

Foi um prazer estar com vocês do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro!

EU@REPORTERECERJ - Patricia Montoya – 21 anos – American University.
 
 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Viva o Folclore Brasileiro!





Hoje, dia 22 de agosto comemora-se o Dia do Folclore Brasileiro, e, para festejar as crianças do Espaço Infantil do ECE-RJ fizeram vários desenhos das lendas mais conhecidas.

Durante a semana anterior ocorreram oficinas de pintura, colagem e desenhos sobre o Folclore, onde as crianças puderam pintar, conhecer as histórias e se divertir com os diversos personagens do folclore.

Saci, Boitatá, Iara, curupira, Boto cor de rosa, Boi bumba e a Mula sem Cabeça foram às lendas contadas e desenhadas. E como de costume ao final da oficina tiramos algumas fotos de seus desenhos, para guardar a lembrança desse dia tão divertido.

Algumas pessoas acreditam nas histórias, outras não, mas aqui no Espaço Infantil, para essa criançada, tudo pode ser uma grande verdade. Feliz dia do Folclore galera!





EU@REPORTERECERJ - Natasha Leandro – 19 Anos – 3º Ano do Ensino Médio.

 



Alunos do teatro preparam coreografia no Espaço do Rio




 Os alunos de educação infantil da oficina de teatro do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro estão preparando uma apresentação com o professor Geraldo Demézio para ser apresentada ainda neste semestre.

O professor escolheu uma música infantil bem alegre e fez com que as crianças a coreografasse. Um é o cantor, outro é o músico e o restante da turma é a platéia. Assim o professor está desenvolvendo vários sentidos destas crianças e fazendo com que elas percam a timidez e saibam se expressar corretamente perante as pessoas.

Assim que eles apresentarem colocaremos aqui em nosso blog, não deixe de conferir.



Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Espaço do Rio no Show do Criança Esperança 2012






Monitores e funcionários do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro foram ao show do Criança Esperança 2012 no último sábado, dia 18 de agosto, que aconteceu no HSBC Arena, Barra da Tijuca.

O show foi um espetáculo, todos que foram se divertiram e aproveitaram bastante. Todos os anos que eu fui foram ótimos, mas esse ano eu adorei, pois vi os artistas pessoalmente, que eu adoro, o Thiaguinho e rever o Renato Aragão.

As pessoas que foram saíram super felizes de lá, onde pudemos ver aquelas lindas coreografias e várias atrações maravilhosas.

O show Criança Esperança 2012 foi muito bom gente, adorei. Ano que vem tem mais!





EU@REPORTERECERJ – Gabriella Bispo – 14 – 9º Ano do Ensino Fundamental.

 

Espaço do Rio no Futebol Social 2012, em São Vicente

Equipe

A Equipe de Futebol Social do Espaço Criança Esperança RJ participou, do dia 16/08 ao dia 19/08, do 3º Campeonato Brasileiro de Futebol Social, na cidade de São Vicente - SP. A competição contou com 24 equipes do Rio, São Paulo (capital), São Vicente, Minas Gerais e Brasília.
O Torneio serviu para selecionar os jovens que irão representar o Brasil no Homeless World Cup, no México em outubro de 2012. Torneio Mundial com jovens em situação de risco social.
A equipe do ECE RJ terminou a competição em 8º lugar geral, ficando o título com o Complexo do Alemão RJ. Mas como diz o slogan do Futebol Social "Ganhar é virar o jogo" e não teve jovem que não ganhou com a participação no evento, seja com: novas amizades, integração, respeito, disciplina.
O ECE RJ foi muito badalado, seja pela sua alegria e descontração, seja pela marca "Criança Esperança", seus professores e atletas foram convidados para entrevistas em rádio e TV local e a camisa do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro foi o produto mais cobiçado do evento.
Participar desse evento é muito importante para os jovens ampliarem sua visão de mundo, fazer novos contatos e ainda poderem mostrar seus talentos. 
Que venha logo 2013!

EU@REPORTER ECE RJ:  PROF. ANTONIO CARLOS FERNANDES DE SOUZA

Alojamento

Equipe

Reunião

Preparação

Orientação

Amizade


Integração

Lazer na praia

Torcida

Premiação

Equipes do Rio: ECE RJ, Alemão e Rocinha

Continue colaborando com o Criança Esperança, pois assim você ajuda milhares de pessoas


No Blog anterior, o monitor Vinicius Lopes falou das oficinas oferecidas pelo Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, agora eu vou falar de um dos setores, que considero, um dos mais importantes para os jovens e adultos da comunidade, o Balcão de Oportunidades.
Através deste setor várias pessoas conseguiram se profissionalizar e garantir uma vaga no mercado de trabalho.

O Balcão de Oportunidades do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro tem parcerias com várias empresas, como por exemplo, rede de hotelaria, supermercados..., em fim, vários tipos de comércios que oferecem vagas para os cadastrados no nosso Balcão.
Assim que os parceiros encaminham as vagas, à funcionária Andressa Christina, publica no site e na página do Balcão, onde todos os cadastrados conseguem visualizar a vaga e vir até aqui para ser encaminhado.


Todos os atendidos pelo Balcão procuram a vaga que tem mais haver com seu perfil, para isso há uma triagem de acordo com a escolaridade, experiência, faixa etária, tudo que possa possibilitar o ingresso da pessoa encaminhada.

O Balcão de Oportunidades já existe há bastante tempo e já encaminhou e empregou muitas pessoas. Você que mora nas comunidades do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho e deseja fazer parte desta oportunidade compareça de 8h a 12h e de 13h a 17h na Recepção do Espaço Criança Esperança. 



E não esqueçam, continuem colaborando com o Criança Esperança, pois assim as atividades aqui do Espaço estarão acontecendo e atendendo a todos os moradores das comunidades atendidas pelo Projeto.



 
EU@REPORTERECERJ – Alessandro Vianna – 16 – 1º Ano do Ensino Médio.

 




segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sessão de Cinema no Espaço Criança Esperança - RJ exibe “Tarzan”


Todas as sextas-feiras o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro abre as portas do teatro às 14h para as crianças assistirem filmes e desenhos animados.


Nesta sexta-feira foi apresentado o desenho do Tarzan, filme que todas as crianças e adultos conhecem muito bem. Ele é um dos desenhos mais vistos e foi escolhido pelas crianças do Projeto para ser revisto na tarde desta sexta-feira, 17.08.

O desenho conta a história de um menino órfão que foi encontrado e criado por um gorila, depois que seus pais foram assassinados por dois leopardos, emociona e diverte muita gente.

Assim as crianças terminaram sua sexta-feira, no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro. Até a próxima sessão pessoal!




EU@REPORTERECERJ – Martina Amorin – 15 Anos- 9º Ano do Ensino Fundamental.

Continue colaborando com o Criança Esperança, pois assim você ajuda milhares de pessoas







O Núcleo de Comunicação do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro fez uma cobertura das atividades daqui do Projeto, pois estamos em época de arrecadação e com isso nós queremos mostrar o que é feito com a colaboração dos doadores aqui no nosso Projeto.

Primeiro vamos falar das oficinas esportivas e culturais. Todas as atividades são oferecidas gratuitamente para os moradores da comunidade local e arredores. Natação, Teatro, Dança, Futsal e Hidroginástica são oficinas que auxiliam a todos os atendidos pelo Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.
As oficinas atentem pessoas a partir de 04 anos, e é oferecida de segunda á sexta. Os alunos podem fazer a aula duas vezes na semana e o horário fica definido de acordo com a faixa etária. 

Essas atividades são administradas pelos professores formados na área, e, o objetivo aqui não é saírem profissionais, mas sim proporcionar a esses frequentadores um momento de lazer com a aplicação dos conceitos da atividade escolhida. E mesmo assim temos alunos muito empenhados e que querem sim se tornar um profissional, para isso nós sempre temos alguns parceiros que oferecem vagas para nossos alunos.
Os professores também sempre estão em contato com clubes que possam oferecer um torneio ou até mesmo um festival de piscina. Assim esses alunos além de se divertirem, se entrosam com outras crianças e mostram seus talentos.

Continue colaborando com o Criança Esperança, pois assim as atividades aqui do Espaço continua acontecendo e atendendo a todos os moradores do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho e arredores.




EU@REPORTERECERJ – Vinicius Lopes – 16 Anos – 1º Ano Ensino Médio.