sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Estudante Inglesa Maia Magoga visita o Espaço do Rio




Na última 4ª feira, 28.11.12, o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro recebeu a visita da estudante inglesa Maia Magoga.

Moradora de Londres, Maia está de férias no Brasil enquanto aguarda o início do ano letivo de 2013 quando cursará, na Universidade, Antropologia.

Maia entrou em contato via Skype com a Coordenadora do Programa de Monitoria do ECE RJ Roberta Reis, quando ainda estava em Londres, demonstrando seu enorme interesse em conhecer de perto as atividades desenvolvidas no Projeto, que já acompanhava através do Blog do ECE RJ. E assim que chegou no Brasil, agendou a visita e veio nos visitar!

Guiada por Andréia Barros, assistente da Coordenadora Roberta Reis, Maia visitou as atividades do Projeto como: natação, Espaço infantil, Futsal, Biblioteca, Centro de Capacitação e Coletivo Coca - cola.

Após a visita em conversa com a Roberta Reis, Maia relatou o quanto gostou do Projeto e ficou impressionada com as diversas oportunidades oferecidas pelo ECE RJ.
E mais, garantiu que no decorrer da Universidade virá passar uma período maior no Brasil, e dessa vez fará questão de estagiar no Projeto!
Será um prazer, Maia!

EU@REPORTERECERJ – Gabriel Sendim – 14 Anos – 9º Ano Ensino Fundamental.

Centro de Capacitação Gás Natural Fenosa certifica a última turma do ano no Espaço do Rio







Aconteceu nesta quinta-feira, 29 de novembro de 2012, a formatura da última turma do ano do Centro de Capacitação Gás Natural Fenosa. Iniciada em 8 de outubro, o curso de técnicas de Revestimento em Argamassa contou com a participação de 20 alunos, 10 no turno da manhã e 10 no turno da tarde.

Este curso é dividido em duas fases (teórica e prática) onde os alunos recebem a aplicação teórica do professor da instituição de ensino SENAI, e a parte prática consiste na reforma de algumas partes do prédio que estamos situados.
Para complementar a formação dos alunos, a equipe de informática do Espaço Criança Esperança - RJ aplica uma vez por semana, aulas de informática básica.

Com muita alegria e emoção, a turma compartilhou seu último momento no curso. A cerimônia contou com a presença dos responsáveis pela viabilização do curso e dos professores. Com palavras emocionadas, o professor Alexandre Jairo diz ter alcançado os objetivos do curso com êxito.

Foi um momento de muita comemoração pelos dias vividos no curso, e pelos dias futuros que virão com novas oportunidades. Ao final os alunos receberam seus certificados e apreciaram os quitutes preparados para a confraternização.




Parabéns a todos!


Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Última aula do ano de técnicas em Argamassa já deixa saudades


Nesta quarta-feira, dia 28 de novembro, os alunos do curso de Técnicas em revestimento argamassa da Gás Natural Fenosa finalizaram suas aulas práticas com muita alegria.


O curso iniciou no dia 8 de outubro e foi divido por aulas teóricas e práticas, onde a parte teórica foi aplicada pelo professor especializado do SENAI-RJ, e a parte prática competiu em reformar o vestiário da piscina.

Hoje, 28.11, com muita satisfação, os alunos comemoram e apreciaram o que desenvolveram durante o curso. Amanhã, dia 29 de novembro, será a formatura e a entrega dos certificados, onde se reunirá as duas turmas (manhã/tarde) para a cerimônia de encerramento.
Parabéns a todos!




EU@REPORTERECERJ – Lucas Alexandre – 15 Anos – 9º Ano do Ensino Fundamental.
 


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Aula de Educação infantil anima o Espaço do Rio



O professor Francisco de Assis em sua aula com a turma de educação infantil desta terça-feira, 27 de novembro, desenvolveu diversas atividades de memorização, coordenação motora, equilíbrio e autocontrole com seus alunos.
Tudo isso através de brincadeiras e total interação da turma toda. Com isso o professor queria fazer com que as crianças respeitassem o espaço uma da outra, trabalhasse a memorização e a atenção, princípios básicos de convivência e essenciais para a vida toda.

Por se tratar de uma turma com faixa etária de 6 anos, brincando se torna a melhor forma de ensino, e, é desta forma que o professor Francisco desenvolve suas aulas com esta turma.





EU@REPÓRTERECE RJ – Marcela Souza – 16 anos – 1° Ano Ensino Médio.

 

terça-feira, 27 de novembro de 2012

"Superman" é exibido na sessão de cinema do Espaço do Rio

Na última sexta – feira, 23 de novembro de 2012, as crianças do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro assistiram, na sessão de cinema que acontece as sextas feiras, ao filme de um super herói infantil muito conhecido.
“Superman” foi exibido ao público infantil que estava na sessão, onde todos puderam ver as aventuras e as boas ações dele.


A maioria das crianças já tinham assistido a esse filme, mas na hora da escolha, não deixaram escapar, até porque muitas dessas crianças o têm como super herói de verdade.

Qual filme será exibido na próxima sessão de cinema do ECE-RJ? Não deixe de conferir em nosso blog.


EU@REPORTERECERJ – Jefferson Oliveira – 15 – 9º Ano do Ensino Fundamental.


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Subcomandante da UPP do Cantagalo, Pavão- Pavãozinho visita o Espaço do Rio




 Dia 22 de Novembro, o Subcomandante da Unidade de Polícia Pacificadora do Pavão Pavãozinho e Cantagalo veio visitar o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro. Wagener Vale conheceu todos os lugares do Espaço tirando todas as dúvidas e ficou lisonjeado com o trabalho e a vista que temos.

Ele queria conhecer o Espaço não só por ser o subcomandante, mas sim por curiosidade própria e para se apresentar a todos os responsáveis de projetos sociais na comunidade.
Eu, monitora do projeto Maraysa Moreira e a Andressa Christina funcionária do Espaço, fizemos a visita com o Tenente Vale.

Após a visita o tenente conversou com o coordenador do Espaço Jairo Coutinho, e assistiu apresentação que estava acontecendo no teatro do 50° Festival da “Villa-Lobos”.

Seja bem vindo!




EU@REPORTERECERJ – Maraysa Moreira – 14 Anos – 9º Ano Ensino Fundamental.



 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Espaço do Rio sedia 50º Festival Villa-Lobos




O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro sediou o 50º Festival Villa – Lobos nesta quinta-feira, 22 de novembro.

O evento foi dividido em dois períodos, pela manhã, foi apresentada uma contação de história cujo nome é “Histórias de Chiquinha Gonzaga, uma mulher à frente do tempo”, já na parte da tarde aconteceu à apresentação do Grupo "Chorando a Toa", tocando um estilo de música chamado choro.

A platéia estava cheia de adultos, adolescentes e crianças, onde todos puderam apreciar a cultura popular brasileira. Foi um dia de muito aprendizado e alegria, pois todos gostaram muito!

O 50º Festival Villa-Lobos, iniciado no dia 9 de novembro vai até o dia 25 do mesmo mês, para mais informações acesse: www.festivalvillalobos.com.br

Vale a pena conferir!







EU@REPORTERECERJ – Alex Sandro Santos – 15 Anos– 9º Ano do Ensino Fundamental.

 







Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.

 
 

Alunos do Espaço do Rio participam de Festival de Natação




No sábado, dia 17 de novembro de 2012, alunos do Espaço Criança Esperança – RJ participaram do  festival de natação que aconteceu no Complexo Esportivo Julio de Lamare, no Maracanã.

Mesmo com o tempo chuvoso, os alunos não desanimaram de participar do festival. Ao chegarmos lá assistimos uma apresentação de nado sincronizado que foi muito legal. Após essa apresentação, os alunos do ECE-RJ começaram a competir com crianças de outros lugares e projetos. No quadro abaixo podemos observar o bom desempenho das crianças aqui daqui do Espaço Criança Esperança - RJ, que foi muito boa.

QUADRO DE MEDALHAS:
 

1º LUGAR
2º LUGAR
3º LUGAR
4º LUGAR
Gabriel Von Korsch
Anne Gonçalves
Elisa Nascimento
Átila de Freitas
Nicolas Lourenço
João Vitor Lopes
Gabriel Antonio
Davi da Silva
Ruth Rodrigues
Kaio Lucio Silva
Gustavo Alves
Isabella Alves


Marcus Vinicius
Natacha do Espírito Santo


Maria Eduarda Barrinha



Roque Rodrigues

 


Foi um festival com crianças de 7 á 12 anos, se eles continuarem assim se esforçando e se dedicando a esse esporte maravilhoso, no futuro serão grandes atletas.
Parabéns a todos!





EU@REPORTERECERJ – Ana Beatriz – 17 Anos – 2º Ano do Ensino Médio.


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Espaço Criança Esperança do Rio esbanja criatividade para o Natal






Esbanjando criatividade, professores e funcionários, juntos com os alunos do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, confeccionaram laços, sinos, velas, sapatinhos, caixas de presente e iniciaram a montagem das árvores de natal.

Uma árvore pedagógica feita de livros, onde o principal objetivo é estimular à leitura para as crianças e jovens fica exposta e é bastante apreciada na Biblioteca do Projeto.
Outra também feita de emborrachado, onde as crianças podem tirar e colocar os enfeites da maneira que quiserem, interagindo assim, com outras crianças e utilizando a criatividade para colocar os enfeites, foi montada no Apoio Escolar, também na Biblioteca.

Também foi colocada uma árvore enorme na entrada do Espaço, chamando a atenção de todos que passam por ela, com seus enfeites e luzes.

As crianças mais uma vez, super criativas, desenham, como sabem, o Papai Noel, fazem suas cartinhas e  mais perto do natal, colocarão na árvore para quem sabe seus desejos sejam realizados. E assim, nós do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro iniciamos nossas atividades para o NATAL 2012.




EU@REPORTERECERJ – Martina Amorin – 16 Anos- 9º Ano do Ensino Fundamental.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Toda sexta é dia de cinema no Espaço do Rio





Na ultima sexta – feira, nove de novembro, as crianças do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro assistiram “A Princesa e o Sapo” na sessão de cinema que acontece todas as sextas- feiras, a partir de 13h30min.

“A Princesa e o Sapo” conta a história da mais nova princesa da Disney, Tiana. Uma jovem afro-americana que vive no encantador Bairro Francês, lendária cidade de Nova Orleans, berço do jazz. Do coração dos místicos pântanos da Louisiana e às margens do poderoso rio Mississipi chega uma história de amor inesquecível, com a participação de um crocodilo cantor, com toques de vudu e os encantos da cultura Cajun. Fonte: http://www.metacafe.com

As crianças que estavam na platéia se divertiram, riram e gostaram muito do filme. Ao final, aplaudiram o final feliz que a princesa Tiana e o príncipe Naveen tiveram.





EU@REPORTERECERJ – Ana Beatriz – 17 Anos – 2º Ano do Ensino Médio.



Espaço do Rio recebe Sr. Manuel Beguer, Coordenador de Projetos Internacionais da Fundación Gas Natural Fenosa






O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro recebeu nesta terça-feira, 13.11.12, a visita do Coordenador de Projetos Internacionais da Fundación Gas Natural Fenosa, Sr. Manuel Beguer i Mayor. 
Ele veio para conhecer a nova turma de Técnicas de Revestimento em Argamassa, onde ouviu depoimentos dos alunos falando da diferença que o curso faz em suas vidas.

Uma senhora boliviana, aluna da turma, fez questão de elogiar e agradecer a oportunidade de estar se capacitando na área de construção civil, onde ela e o restante dos alunos aprendem a teoria e a prática de tudo.

Após ir ao Centro de Capacitação, os alunos juntamente com Sr. Manuel Beguer se dirigiram para o vestiário da piscina, onde está sendo realizada a aula prática.
Lá o professor da turma Alexandre Jairo, do SENAI, explicou detalhadamente como está sendo feito o trabalho.

Manuel Beguer também conheceu os universitários que estão sendo beneficiados com o Dia Solidário, Projeto da Gás Natural Fenosa, onde todos os funcionários doam um dia de seu trabalho em benefício de estudantes universitários.

Para guardar na lembrança, os alunos fotografaram todo o momento da visitação do Sr. Manuel, como forma de agradecimento pelo benefício que tem recebido.

É sempre um prazer recebê-lo, volte sempre! 




Rafaela Feliciano - Núcleo de Comunicação Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.

 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Sr.ª Peggy Rockfeller visita o Espaço Criança Esperança - RJ



 

No dia 10 de novembro, o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro recebeu a Sr.ª Peggy Rockfeller fundadora do Grupo Synergos, que trabalha com mobilização social em diversos países.
Os representantes da UNESCO e da TV Globo acompanharam o coordenador do Espaço Criança Esperança – RJ, Jairo Coutinho, durante todo o percurso da visita.

Sr.ª Peggy subiu pelo elevador panorâmico que dá acesso à comunidade do Cantagalo, Ipanema, conheceu o Mirante da Paz, a birosca da dona Bica que é uma pensão logo na subida do morro. Também passamos pelo campinho que tem aqui na comunidade e subimos a ladeira até chegar ao ECE-RJ. Aqui no Projeto ela conheceu todo o espaço e assistiu a um filme que explica como funciona o Criança Esperança e qual a sua finalidade.

Foi um prazer recebê-la aqui no Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, volte sempre!




EU@REPORTERECERJ – Vinicius Lopes – 16 Anos – 1º Ano Ensino Médio.
 


 







segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cantora internacional Lady Gaga visita o Espaço do Rio




No dia 08 de novembro de 2012, a cantora internacional Lady Gaga, visitou o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro. Ela veio pela comunidade do Cantagalo, em Ipanema, onde pode interagir com os moradores.
Lady Gaga foi no Espaço Infantil, onde um público de crianças, adolescentes e adultos a aguardavam ansiosamente.

Para encantar ainda mais, ela reuniu as crianças no palco e cantou uma de suas músicas, todos ficaram extremamente eufóricos e todos queriam abraçá-la. Todos que estavam presentes a aplaudiram e se emocionaram com a simplicidade dela.

Alguns fãs a acompanharam desde a porta do Hotel, e aqui, gritavam e choravam de felicidade, pois só nestes poucos minutos conseguiram ter acesso a ela e tirar até uma fotografia para guardar de lembrança.

Eu amei muito, pois sou muito fã dela. Depois que ela apareceu as minhas lágrimas até caíram, não consegui me conter. Fiquei muito feliz.

Que ela possa voltar mais vezes!




EU@REPORTERECERJ – Eloísa da Silva – 19 Anos – 9º Ano Ensino Fundamental.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Voluntária Bettina recebe boas vindas no Espaço do Rio




No dia 07 de novembro, a secretária de negócios dos Estados Unidos da América e da Suíça, chegou ao Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro para fazer um estágio voluntário, com duração de três semanas.
Bettina ficará no “Apoio Escolar”, Biblioteca do ECE - RJ, onde estimulará as crianças a desenhar e pesquisar sobre vários assuntos do Brasil e de outros países.

Muitas crianças, ainda não conseguem, sozinhas, pesquisar e aprender sobre esses temas tão variados e precisam de alguém para incentivá-las, quem sabe desta forma, pode haver uma troca de culturas entre Bettina e as crianças que frequentam o Apoio Escolar.

Vamos aguardar os resultados!





EU@REPORTERECERJ – João Vitor – 15 Anos – 9º Ano Ensino Fundamental.


“É tempo de primavera, Plantamos educação e colhemos cidadania”, tema do semestre no nosso mural informativo



O prédio onde fica localizado o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro é de grande acesso, e, para informar a todos que passam pelo local sobre temas atuais e relevantes, utiliza-se um grande mural.

Neste mural contém informações sobre o que será trabalhado durante todo o semestre no Projeto e as vagas de empregos do Balcão de Oportunidades, onde as pessoas pesquisam sua vaga e vai até o Balcão para solicitar o encaminhamento.

O tema que está exposto leva o título de “É tempo de primavera, Plantamos educação e colhemos cidadania”. Desta forma todos que passam pelo prédio aproveitam para refletir sobre o assunto.

Como estamos no último semestre do ano, o que virá em 2013?






EU@REPORTERECERJ – João Vitor – 15 Anos – 9º Ano Ensino Fundamental.



 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

No Espaço do Rio as crianças comemoram o "Dia da Favela"



Em comemoração ao “Dia da Favela” que acontece todo o dia 4 de novembro, as crianças do Espaço Infantil, do Espaço Criança Esperança do rio de Janeiro, estão fazendo uma atividade para festejar este dia.

Mesmo sem entender muito bem o que é uma favela, como surgiu e o que os moradores antigos já enfrentaram para combater a discriminação, as crianças que atualmente moram nesse local gostam muito destas daqui, Cantagalo, Pavão/Pavãozinho, pois ficam perto da praia e de seus amiguinhos.

Como as crianças moram em diferentes partes da favela, elas conversaram um pouco sobre as diferenças e as igualdades de uma localidade para outra, e, logo após a conversa, seguiram para a atividade prática, onde cada criança confeccionou sua casa.

Com as casinhas todas prontas, a professora Gisele Cruz começou a colá-las na cartolina para fazer uma verdadeira favela. Esse trabalho é de grande importância, pois assim as crianças aprendem um pouco do local em que moram.






EU@REPORTERECERJ – Pedro Henrique – 15 Anos – 9º Ano do Ensino Fundamental.