terça-feira, 14 de outubro de 2014

Gincana dos Direitos da Criança do ECE RJ

Nesta segunda, dia 13 de outubro, o Espaço Criança Esperança RJ, comemorou o Dia das Crianças com uma gincana, "A Gincana dos Direitos da Criança", que se baseou na Declaração Universal dos Direitos da Criança. A Gincana do ECE RJ valorizou os Direitos: a Educação, a brincar, ao amor, a proteção, a alimentação e a liberdade.


A Declaração Universal dos Direitos da Criança que foi proclamada pela Resolução da Assembleia Geral da UNICEF, em 20 de novembro de 1959. Que tem como base e fundamento os direitos a liberdade, estudos, brincar e convívio social das crianças que devem ser respeitadas e preconizadas em 10 princípios:

Princípio 1 - À igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade

Princípio 2 Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.

Princípio 3 - Direito a um nome e a uma nacionalidade.

Princípio 4 - Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.

Princípio 5 - Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.

Princípio 6 -  Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.


Princípio 7 - Direito á educação gratuita e ao lazer infantil.


Princípio 8 - Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.

Princípio 9 - Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.

Princípio 10 - Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.



Ao final da Gincana, a criançada recebeu suas medalhas, assistiu uma apresentação da Bateria Mirim do Mestre Dá e ainda ganhou um presente surpresa.





EU@REPORTERECERJ
 FOTOGRAFIAS e texto pelo Núcleo de Comunicação ECE RJ.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Fernanda Montenegro no Espaço do Rio: Um abraço apertado entre Cultura e Educação

O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro teve a honra em receber um dos maiores nomes do teatro, do cinema, e da televisão brasileira, a atriz Fernanda Montenegro em "Nelson Rodrigues por ele mesmo", na tarde desta quinta-feira, dia 9 de outubro, para fazer leituras de Nelson Rodrigues, a partir do livro de Sônia Rodrigues, filha do dramaturgo.


O teatro do ECE RJ ficou pequeno para tanto interesse na apresentação da Fernanda. Foram muitos professores e alunos de escolas públicas e particulares como: E.M. Alexandre Farah, E.M. Roma, C.E. Antonio Maria Teixeira Filho, CIEP Presidente João Goulart, Colégio Corcovado, alunos do curso de letras da Universidade Estácio de Sá (Freguesia), Escola CAL de Teatro, Escola Wolf Maia de Teatro e Grupo Teatral Play Table. Entre os convidados, professores das Salas de Leitura da SME, representante da 2ª CRE, supervisora de Educação Física da SME, Rede globo e familiares de Nelson Rodrigues.

Norma Reis coordenadora pedagógica do ECE RJ


Ao final das leituras veio o debate, rico e com excelente participação do público, proporcionando um abraço apertado entre Cultura e Educação, utilizando esse instrumento como ferramenta de desenvolvimento humano.

Jovens se apresentando para o debate
Professora Vilmara do ECE RJ
Professora Cristielle do ECE RJ

Para a atriz, a leitura dessa obra a fez voltar quase 40 anos no tempo, para a época que se tornou próxima do dramaturgo. O Beijo no Asfalto, foi o resultado de uma das mais celebradas peças do escritor. 

"Nelson é um gênio às vezes mal compreendido, mas oferece muito tutano para alimentar quem quer subir no palco."

E.M. Alexandre Farah
E.M. Roma
Público aplaude de pé a atriz Fernanda Montenegro


EU@REPORTERECERJ
 FOTOGRAFIAS e texto pelo Núcleo de Comunicação ECE RJ.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Aluno do ECE RJ é convocado para Seleção Brasileira de Futebol Social.

O aluno do ECE RJ, Wicley de Oliveira Lima, foi selecionado para integrar a Seleção Brasileira de Futebol Social, que disputará o Mundial Homeless World Cup agora em outubro no Chile.
Ele foi escolhido durante a Etapa Regional do Rio, no dia 20 de setembro, onde a equipe do Espaço Criança Esperança foi 2º lugar.


A Homeless World Cup, é um torneio que existe desde 2003 na Áustria, e é disputado a cada ano em um país diferente. O Espaço Criança Esperança RJ faz parte dessa história, uma vez que representou o Brasil em 2003, de lá pra cá, fazemos parte da rede que integra o Futebol Social no Brasil.





Um pouco da história do ECE RJ e o Futebol Social:
  • 2003 - O ECE RJ  é o representante do Brasil, formando a seleção junto ao ECE SP e ECE BH, no primeiro torneio em Graz, Áustria.
  • 2010 - O ECE RJ é campeão do 1° Campeonato Brasileiro de Futebol Social em SP, com 3 convocados para a seleção nacional.
  • 2010 - A seleção brasileira ganha seu primeiro mundial no Rio de Janeiro, com o aluno  do ECE RJ, como capitão da seleção. e ainda a equipe do ECE RJ foi convidada para atuar como seleção de apoio do mundial.
  • 2011 - mais uma aluno do ECE RJ é convocado para a Seleção Brasileira que fica em 3° lugar em Paris.
  • 2013 - O ECE RJ é bi-campeão brasileiro, em campeonato disputado na cidade de São Roque, SP. E o aluno Darlan, do ECE RJ é selecionado como o melhor jogador do nacional.
  • 2013 - O Brasil é bi-campeão da Homeless World Cup 2013, na Polônia, com o aluno Darlan do ECE RJ como capitão e melhor jogador do mundial.]
  • 2014 - O ECE RJ é vice-campeão da Etapa Regional Rio e tem o aluno Wicley selecionado para ir representar o Brasil em outubro no Chile.
Assistam o vídeo da Homeless World Cup 2013 na Polônia, com o Darlan (10), aluno do ECE RJ.




EU@REPORTERECERJ
 FOTOGRAFIAS e texto pelo Núcleo de Comunicação ECE RJ.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

ECE RJ homenageia o Dia Internacional do Idoso.

O ECE RJ celebra o Dia Internacional do Idoso, homenageando a nossa professora Norma Valle, mentora, organizadora e professora atuante da Biblioteca do Futuro do Espaço Criança Esperança, que conta hoje com mais de 40 mil obras.


D. Norma, como é conhecida no ECE RJ, é a responsável pela ideia de o Espaço Criança Esperança ter sua própria biblioteca, como uma forma de incentivar a leitura, ideia essa que se espalhou por todos os ECEs do Brasil.

Parabéns a nossa voluntária Idosa na idade, mas sábia inovadora nas ideias!


No dia primeiro de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas, sendo que a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social. Até o ano de 2006, essa data era comemorada no dia 27 de setembro, porém, em razão da criação do Estatuto do Idoso em 1° de outubro, o dia do Iedoso foitransferido para essa data de acordo com a lei 11.433 de 28 de dezembro de 2006.





                                             EU@REPORTERECERJ
     FOTOGRAFIAS e texto pelo Núcleo de Comunicação ECE RJ.